Top 10 Arkade: As melhores primeiras fases dos games

24 de julho de 2016
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade: As melhores primeiras fases dos games

A primeira fase de um jogo tem a função de introduzir o jogador ao universo do game e todas as suas mecânicas. Mas alguns desenvolvedores e estúdios passam dos limites, transformando estes primeiros estágios em verdadeiras obras primas.

Hoje iremos celebrar estas maravilhas do mundo do videogame, com os dez melhores primeiros estágios de todos os tempos, de acordo com a nossa equipe e nossos leitores. E, como sempre, nosso Top 10 está sempre aberto a comentários e adições, caso o seu game não esteja na lista. Mas… vamos apertar start e já conferir as queridas primeiras fases.

10. Top Gear

Um game que curiosamente fez muito sucesso no Brasil, mas que não vingou muito bem no resto do planeta, Top Gear é inesquecível por causa de sua trilha sonora. Mas a pista oval de Las Vegas também está na memória por apresentar uma velocidade raramente vista em jogos desta época. Além claro, da trilha história de Barry Leigh.

9. Final Fantasy VII

Final Fantasy VII foi um divisor de águas. Para a própria franquia, por ter a oportunidade de ampliar as suas possibilidades com o Playstation e sua tecnologia de CDs, e para o mundo do videogame, por elevar o padrão dos jogos que viriam após ele, ao oferecer cenas em computação gráfica da mais alta qualidade, além de ser um RPG tão competente que é jogado até hoje, tem presença em outros sistemas (Steam e smartphones) e terá um remake em breve para o PS4.

Pois bem, além disso, atacar o reator da Shinra é algo que está na memória de quem jogou este game, com certeza. O mundo de Final Fantasy havia mudado, com um ambiente tecnológico substituindo os tradicionais mundos medievais, mas as novas animações impressionavam muito e as reviravoltas logo de cara fazem desta uma digna introdução a um dos melhores jogos de todos os tempos.

8. GoldenEye 007

Bond, James Bond, voltou aos holofotes nos anos 90 com GoldenEye, o décimo sétimo filme da franquia 007 e conta a história do agente lutando contra um ex-MI6, que tem planos de usar um satélite em Londres. A Rare fez um jogo baseado no filme e Dam foi o local da introdução, já trazendo muita ação para o game e contando com a clássica cena na qual Bond salta da plataforma.

Também serviu de lenda urbana, já que existe uma ilha distante no mapa, a qual não é acessível, a não ser por Game Shark. A ideia era que a fase terminasse nesta ilha, porém a ideia não foi para a frente, mas ela não foi retirada do jogo, ficando como um cenário mesmo.

7. Uncharted 2

A Naughty Dog sempre soube fazer boas surpresas com seus jogos, mas um de seus melhores momentos sem dúvida, é na introdução de Uncharted 2. Ao mostrar Nathan Drake lutando por sua sobrevivência ao escalar um trem prestes a cair em um penhasco, e lutando contra alguns inimigos. Se só esta ação não é o suficiente, ao avançar no jogo você irá entender melhor ainda a genialidade do estúdio em construir o jogo, considerado por muitos (incluindo este que vos fala) o melhor da série.

6. Doom (2016)

O novo Doom tinha uma missão muito difícil: conseguir ser relevante em um mundo com muito mais FPS que em sua época, e apesar de contar com o clichê de uma fuga alucinante, também conseguiu mostrar muito bem o teor extremamente violento que o jogo oferece.

Além disso, outra sacada interessante do primeiro nível de Doom é que como nos velhos tempos, a Bethesda oferece a fase gratuitamente, como uma forma de demonstração. E com certeza cativou muitos jogadores com essa inciativa.

5. God of War

Qual a melhor forma de apresentar um herói diferente de tudo o que já havíamos visto até então, mostrando toda a sua brutalidade e carisma? Simples: colocando-o em um barco repletos de inimigos prontos para serem esmagados com suas sequências de quadrado, quadrado, quadrado e algumas vezes triângulo.

A primeira fase do primeiro God of War, além de introduzir de maneira perfeita todas as suas características do gameplay, também consegue introduzir o jogador a seus combates maravilhosos, como o confronto com a Hidra, que arranca sorrisos dos novatos e desafia os veteranos para irem em busca de mais.

Quem faz o pódio é você!

Para definir quem tem de fato a melhor primeira fase de todos os tempos, colocamos em votação em nosso Facebook os quatro games mais lembrados por nossa equipe. Nossos leitores participaram, deixaram seu voto e a partir daqui, é a sua escolha quem define os primeiros colocados.

4. Tomb Raider (2013)

Quando ficamos sabendo que Lara Croft iria retornar de uma maneira diferente da qual a conhecíamos, em forma de uma garota inexperiente que deveria sobreviver a vários problemas, nunca imaginaríamos que a sua primeira fase seria algo tão traumático. Conhecemos a “nova” Lara, entendemos um pouco sobre a razão dela estar naquele local, mas desde a primeira vez que você tem o controle sobre a personagem, já dá pra entender as razões dela ter ficado tão casca-grossa com o passar dos anos.

3. Sonic the Hedgehog

Um céu azul, colinas verdes e uma música memorável. Só isso seria o suficiente para colocar a Green Hill Zone nesta lista, mas além disso, também temos um design criativo de fases, que deixa o jogador decidir entre a exploração ou o time trial, mecânica esta que faria parte dos jogos seguintes do azulão para o Mega Drive. A introdução de Sonic ao mundo não poderia ter sido feita de maneira melhor, a ponto de Sonic 2 utilizar um cenário semelhante como primeira fase, e das colinas verdes serem sempre o primeiro cenário que se vem à memória quando falamos de Sonic.

2. Mega Man X

Mega Man X é a entrada da franquia para um mundo mais sério. Sai as aventuras descontraídas de Mega Man, Proto Man e o Doutor Wily, e entram temas do tipo revolução, catástrofe, assassinatos, entre outros assuntos mais sombrios. E a maneira que a Capcom encontrou para apresentar este novo robô ao mundo foi em um prólogo dramático e inesquecível. Correndo em meio ao caos, X , além de destruir os inimigos, assistir a destruição de pontes e a fuga das pessoas da cidade. A fase termina com ares de drama e mostram só um pouco do que toda a história de Mega Man X tem para oferecer (e piorar, se é que você me entende).

1. Metal Gear Solid

Se nos anos 80 todos queriam ser o Rambo, no final da década de 90 o “sonho de consumo” da imaginação gamer era mais discreta. Culpa de Solid Snake e sua lenda em forma de jogo chamada Metal Gear Solid. A estreia da série no mundo Playstation, mais do que o arrasa-quarteirão que foi (e é), também serviu como uma nova maneira de se fazer videogames, com um foco cinematográfico na história nunca antes visto.

E a introdução do game é majestosa: como um filme, os nomes dos produtores e membros da equipe vão aparecendo na tela, mas não temos um vídeo para assistir, é o próprio jogo que já começou, nos colocando na pele de Solid Snake em sua invasão a Shadow Moses. Além de servir como tutorial, também funciona muito bem ao apresentar os novos conceitos que o jogo queria oferecer, como a comunicação via Codec, as mecânicas sutis de abordagem e as rotas de fuga (pulando na água para não levar chumbo caso fosse descoberto), além de uma explicação de Mei Ling mais a frente sobre o radar e todo o resto que você precisará aprender para sobreviver na base.

Metal Gear Solid estará para sempre na lista dos melhores jogos de todos os tempos, e uma das muitas razões deste mérito está nesta introdução, que por si só já valeria mais do que muito jogo que existe por aí e nos apresentou de maneira perfeita a uma nova maneira de se jogar videogame. Obrigado, Kojima.

Cadê seu game?

Seu jogo está na lista? Esquecemos de falar do seu jogo favorito? Por favor, não nos amaldiçoe nem pragueje nos comentários. Queremos te ouvir sobre os 10 jogos selecionados e as outras primeiras fases que, na sua opinião, são as melhores de todos os tempos.

5 Respostas para “Top 10 Arkade: As melhores primeiras fases dos games”

  • 24 de julho de 2016 às 23:43 -

    Andre

  • Super Mario World também!

  • 25 de julho de 2016 às 21:39 -

    Kubrick Stare Nun

  • The Cat Lady.

  • 15 de agosto de 2016 às 17:13 -

    makaaydeuses

  • esta certo em primeiro lugar ó melhor jogo dos TOP 10 ARKADE: AS MELHORES PRIMEIRAS FASES DOS GAMES é 1. METAL GEAR SOLID 

  • 15 de agosto de 2016 às 17:43 -

    makaaydeuses

  • esta certo em primeiro está certo em primeiro lugar ó melhor jogo dos TOP 10 ARKADE: AS MELHORES PRIMEIRAS FASES DOS GAMES é 1. METAL GEAR SOLID melhor jogo…

  • 2 de abril de 2017 às 13:08 -

    Lucas Cantino

  • assault suits valken de snes , primeira fase com música , ação e aqueles diálogos frenéticos

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *