12 perguntas e respostas sobre No Man’s Sky

10 de agosto de 2016

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

Recentemente eu transmiti uma Live de No Man’s Sky pelo Youtube que bombou mais do que eu esperava. Dezenas de pessoas afoitas estavam me fazendo muitas perguntas, e eu simplesmente não consegui responder a todas. Por isso, separei aqui um punhado delas para sanar as principais dúvidas do pessoal!

Segunda-feira rolou algo estranho: aparentemente eu era o único brasileiro que estava transmitindo ao vivo o gameplay de No Man’s Sky para o Youtube. O que era pra ser só um teste acabou bombando — parece que o pessoal de alguns grupos do Facebook descobriu o link –, e virou uma jogatina frenética e divertida de mais de 3 horas, com picos de mais de 250 espectadores simultâneos e mais de 1800 comentários e perguntas.

A Live em questão foi essa aí de baixo. Perdoem se ela parece meio crua e se eu pareço meio perdido, é que, como eu disse, era pra ser apenas um teste. =P

Bom, mas o fato é que durante a transmissão eu acabei não conseguindo responder a todos… e alguém deu a excelente ideia de reunir algumas perguntas para responder aqui no site. Então, vamos a elas!

1 – Qual o objetivo principal do jogo?

Aparentemente é chegar ao centro do universo/galáxia. Ainda não sei o que há lá, nem quanto tempo vai levar para chegar lá, mas é basicamente isso.

2 – O que você faz em No Man’s Sky?

Basicamente explora, viaja de um planeta a outro, coleta recursos e cataloga espécimes. Conforme eu já disse no meu preview do game, No Man’s Sky não é um jogo de ação estilo Star Wars. Ele é um jogo focado em crafting e exploração.

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

A “rotina” do game consiste basicamente em manter sua nave de tanque cheio para poder ir de um planeta a outro, para coletar mais recursos, catalogar espécimes, conversar com uns alienígenas, aprender novos idiomas, descobrir bases e ruínas, comprar e vender coisas… E por aí vai.

3 – O jogo tem multiplayer?

Não. Mas pode ser que venha a ter no futuro. Só que provavelmente não vai ser o multiplayer que você está esperando. O que vão rolar serão algumas interações entre jogadores e easter eggs, mas você provavelmente não poderá viajar pelo espaço acompanhado dos amigos.

Se você não acredita em mim, pode ver as declarações de Sean Murray (diretor criativo do game) no Twitter sobre o assunto:

Você deve ter visto por aí a notícia que de essa semana dois streamers estavam no mesmo lugar (e no mesmo planeta, claro) e não conseguiram se encontrar no jogo, certo? Pois é. Por enquanto, ninguém realmente encontrou ninguém no jogo, e cada um vive sua própria jornada, em um universo compartilhado. Vamos ver o que rola mais para frente, mas neste momento, No Man’s Sky é um jogo singleplayer.

4 – É possível explorar debaixo d’água?

Sim. Existem até ruínas e outras construções submersas que podem ser exploradas, bem como muitas plantas, rochas e criaturas marinhas. Porem, seu oxigênio é limitado, então você precisa ser cauteloso para não morrer afogado. A nave inicial do jogo não é capaz de submergir, mas existem outras naves que são capazes disso.

5 – Os planetas são mesmo diferentes?

Sim e não. A fauna, a flora e a topografia mudam bastante. Também existem planetas cuja atmosfera é tóxica, radioativa ou gélida. Existem planetas “mortos” — sem nenhuma planta ou animal visível — e planetas exuberantes e cheios de vida. Existem planetas áridos e secos, outros com verdadeiros oceanos.

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

PORÉM, por todos os planetas que passei, existem elementos em comum: há robôs-sentinelas patrulhando todos eles. Em alguns eles são mais agressivos do que em outros. Existem recursos básicos (como plutônio e carbono, por exemplo) em todos eles. E, se o carbono vem em várias formas, o plutônio é sempre igual: um espigão de pedra vermelha que parece um cristal em estado bruto. As flores de zinco e platina também são sempre as mesmas em todos os cantos da galáxia.

Outros elementos também se repetem bastante: o design das bases e estações espaciais, as ruínas, as pedras de conhecimento. Ou seja, os planetas SÃO diferentes, mas também carregam algumas similaridades.

6 – É possível roubar naves de NPCs?

Não, não é possível.

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

Isso aqui não é GTA, amigo! Quando você se aproxima da nave de um NPC (existem várias entrando e saindo de estações espaciais o tempo todo)  e aperta o botão de ação, o que acontece é que o dono dela aparece para trocar uma ideia contigo. Ao conversar com ele, você pode tentar comprar a nave (geralmente por um preço altíssimo), mas simplesmente roubá-la e fugir, é impossível.

7 – Tem outra maneira de trocar de nave?

Na verdade tem sim. Conforme desbloqueia bases e descriptografa sinais de comunicação, você pode encontrar naves caídas abandonadas. Você pode trocar a sua nave por uma dessas… PORÉM, precisará consertá-la até que ela esteja apta a voar novamente. Isso inclui muito crafting e a compra de equipamentos específicos.

8 – Como faço para ganhar dinheiro?

Pelo que vi, existem 2 maneiras. A primeira delas (e mais óbvia) é: vendendo coisas. Além do que você precisa para sobreviver, você invariavelmente vai encontrar itens e minerais raros ou incomuns, que podem ser vendidos por uma boa grana. Só tome cuidado para não vender nada que possa ser útil!

A outra forma de ganhar dinheiro é mais simples e divertida: registrando suas descobertas. Tudo o que você descobre no jogo — usando seu scanner — pode ser catalogado em um compêndio galáctico no melhor estilo Guia do Mochileiro das GaláxiasSe você for o primeiro a descobrir um planeta, um tipo de animal ou planta, pode registrá-lo pelo menu de pause, e a Biblioteca Galáctica irá lhe dar uma graninha por isso.

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

O que a Biblioteca Galáctica paga por cada registro não é lá muito, mas em grande quantidade, pode render bem. Como explorar e descobrir coisas novas é o cerne do game, basta ficar meia hora em qualquer planeta novo para descobrir dezenas de coisas novas e levantar uma grana fácil. ;)

P.S. Lembrando que você pode nomear suas descobertas, seja ela um sistema, um planeta, uma planta, um animal… enfim, qualquer coisa, desde que você seja o primeiro a descobri-la!

9 – Existem cavernas?

Sim. Muitas!

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

As cavernas geralmente são cheias de minérios que podem ser coletados (ferro, plutônio, hirídio, alumínio, etc.) e muitas vezes também podem te manter aquecido ou protegido da radiação presente na superfície de vários planetas.

10 – É possível cavar buracos?

Sim. Mas não com a sua arma inicial. Você precisa destravar melhorias no seu equipamento (leia-se granadas) para poder cavar. Não sei se é possível chegar ao núcleo de um planeta ou mesmo atravessá-lo cavando. Não encontrei nenhum minério ou item raro cavando. A única vantagem é que, como as cavernas, entrar num buraco bem fundo te deixa protegido da radiação.

11 – Existem buracos negros? É possível passar por eles?

Sim e sim. Não sei se é possível encontrar um buraco negro simplesmente vagando pelo espaço. Eu achei um após entrar em uma “anomalia espacial” e pedir uma dica para uma sacerdotisa que estava lá dentro.

Você pode ver o que rolou no templo na minha Live, logo abaixo:

Pois bem, ela me deu a dica de como chegar até o buraco negro — que serve como “um atalho para o centro do universo”… mas eu não recomendo que você pegue este atalho. Pelo menos não tão cedo.

O que acontece é que eu fui parar em um setor da galáxia muito mais tenso, com sentinelas extremamente agressivas, naves inimigas me perseguindo o tempo todo e planetas cuja radiação drenava toda a energia do meu traje em poucos minutos! :o

Ao pegar o “atalho”, acabei indo parar em uma região que sem dúvida era muito avançada para o meu nível atual. Se quer ver o que aconteceu depois que passei pelo buraco negro, assista ao finalzinho da minha Live clicando aqui.

12 – O que acontece quando você morre?

Nada. Ou melhor, você simplesmente renasce na estação espacial ou base mais próxima. Também recebe uma notificação que esta é sua 2ª (ou 3ª, ou 4ª, etc. geração) que está na busca pelo centro do universo. Se você morre a pé, perde o que estava carregando no traje. Se morre na nave, perde o inventário da nave.

12 perguntas e respostas sobre No Man's Sky

“Caramba, mas eu tava com uma célula de dobra, e um monte de minérios raros pra vender!” Calma, que essa perda do loot não é definitiva: surge um “túmulo” no mapa (mesmo no espaço, mas aí fica apenas um ícone para demarcar o local), exatamente no lugar onde você morreu. Ao visitar o túmulo, você pode recuperar tudo o que estava no seu inventário antes de morrer.

Porém, fique avisado: se você morrer em uma área de sentinelas agressivas ou naves hostis, elas provavelmente vão ficar por ali, perto do seu túmulo, então talvez fique meio difícil simplesmente voltar lá e pegar tudo de volta.

E era isso…

Centenas de perguntas foram feitas durante a Live e eu dificilmente teria como responder a todas elas, mas acho que as que estão aqui resumem bem algumas das principais dúvidas que poparam durante a jogatina.

Tem alguma outra dúvida? Deixe-a nos comentários aí embaixo que eu vou tentar respondê-la da melhor maneira possível!

Ah, e fica a dica: pretendo fazer mais Lives de No Man’s Sky (e de outros jogos também), sempre a partir das nove da noite. Se quiser acompanhar, fique de olho no meu canal do Youtube! ;)

15 Respostas para “12 perguntas e respostas sobre No Man’s Sky”

  • 11 de agosto de 2016 às 21:44 -

    Daniel Torres

  • Bem bacana esta matéria e me tirou algumas dúvidas sobre o  jogo, mas infelizmente ainda me resta uma que é como faço para voltar em uma galáxia que eu descobri, pois estava fazendo a “missão de ir para outra galáxia” só que eu deixei um bocado de coisas para trás e queria voltar.

    • 13 de agosto de 2016 às 12:17 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Pior que eu também não sei como fazer isso, Daniel. Nem sei se é possível retornar a uma parte da galáxia, na real. =P

      Desculpa, mas esta resposta eu vou ficar devendo. =/

    • 27 de agosto de 2019 às 05:58 -

      Erick

    • facil e so vc pegar teletransporte em qualquer estacao espacial. Tipo no estilo stargate.

  • 16 de agosto de 2016 às 10:23 -

    thiago dalmeida

  • bom dia , queria de uma resposta , eu achei 4 planeta , mais agora eu ando com a nave no espaço e nao acho mais nenhum planeta como faço pra achar ? por favor me de uma dica ; sobre a materia muito boa parabens!

  • 16 de agosto de 2016 às 10:25 -

    thiago dalmeida

  • bom dia , estou meio perdido ainda achei 4 planetas estou explorando eles, mais parti para o espaço em busca de novos planetas mais nao acho nenhum mais , ando ando e sempre em volta desses que descobri como acho outros me de uma dica , sobre a materia muito boa gostei parabens!

    • 16 de agosto de 2016 às 10:40 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Oi Thiago, bom dia!

      Cara, você ainda deve estar no comecinho do jogo, certo? Para descobrir outros planetas você precisa viajar para outras partes da galáxia, e você só consegue fazer isso depois que consertar (e encher o tanque) do hiperpropulsor da sua nave.

      Dá um pouco de trabalho criar a primeira célula de dobra (que é o combustível para o hiperpropulsor), mas depois isso vai ficando mais fácil, e você até consegue algumas já prontas.

      Quando estiver com seu hiperpropulsor devidamente funcionando, aperte para baixo no direcional digital e você irá para o mapa da galáxia. Selecione uma nova área da galáxia para viajar,  e pronto! Em poucos segundos você estará em uma nova região, com novos planetas para explorar!

      Espero ter ajudado! Abraço! ;)

      • 16 de agosto de 2016 às 10:57 -

        thiago dalmeida

      • entendi , mais tipo eu ja consegui combustivel pra andar nessa parte do espaço , mais agora tenho que encher hiperpropulsor? 

      • 16 de agosto de 2016 às 14:35 -

        Rodrigo Pscheidt

      • Sim Thiago. A sua nave precisa de 3 tipos de combustível diferentes:

        Plutônio: serve basicamente para dar o impulso de decolagem. Sem ele, sua nave nem sai do chão.

        Thâmio: é o combustível básico, para você voar pelo espaço, tanto devagar quanto em altas velocidades.

        Célula de dobra: é o combustível que serve somente para você ir de um ponto da galáxia a outro. Você geralmente precisa criar células de dobra para abastecer o hiperpropulsor.

        Sua nave precisa desses 3 tipos de combustível para funcionar plenamente. ;)

      • 16 de agosto de 2016 às 14:50 -

        thiago dalmeida

      • Célula de dobra: é o combustível que serve somente para você ir de um ponto da galáxia a outro. Você geralmente precisa criar células de dobra para abastecer o hiperpropulsor. mais como eu consigo fazer essa celula de dobra ? o que precisa ser achado e feito?

      • 16 de agosto de 2016 às 15:53 -

        Rodrigo Pscheidt

      • Thiago, para criar uma célula de dobra você precisa de Tâmio9 e de Antimatéria. O Tâmio9 você consegue de várias formas (destruir asteroides é o mais simples), mas a Antimatéria geralmente precisa ser criada.

        Sugiro que dê uma olhada em um vídeo tutorial para facilitar a sua vida. Não conheço o responsável por esse vídeo, mas acho que ele pode te ajudar e está em português, dá uma olhada: http://youtu.be/lYU46fi42-Q

      • 17 de agosto de 2016 às 10:12 -

        thiago dalmeida

      • bom dia manoo , consegui valeuu pela ajuda obg!

  • 26 de agosto de 2016 às 17:26 -

    João

  • Olá Rodrigo, gostaria de saber se preciso estar online para jogar No Man´s Sky. Sei que não precisa da assinatura da PSN, mas preciso de internet para poder jogar?Mesmo que não me interesse por mostrar minhas descobertas no catálogo, o jogo só funciona online?Abraços

  • 5 de setembro de 2016 às 09:14 -

    DiegoLykos

  • Oque faz a opção de fixar ou fixa a receita

  • 9 de setembro de 2016 às 11:50 -

    Augusto Cesar

  • Rodrigo ja explorei todo o meu sistema por horas mais não consigo encontrar a planta para o hiper propulsor. ja encontrei ate complementos para ele , ja tenho a planta de anti materia. mais o hiper propulsor não encontro. vc sabe uma forma mais facil de encontrar essa planta?

  • 6 de fevereiro de 2017 às 16:24 -

    GERE 2 VENDAS 60 MINUTOS

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *