Millennials preferem Playstation, e geração Z Xbox, diz estudo
Um estudo, feito pela MBLM, mostrou detalhes referentes as faixas etárias dos gamers, e suas preferências. No material, foi mostrado que o Playstation é a marca mais próxima dos millenials, enquanto o Xbox é a marca que é a preferida da geração Z.
Os millennials, ou também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre o início dos anos 80, e meados dos anos 90. Define-se, entre a maioria dos sociólogos, que fazem parte pessoas nascidas entre 1981 e 1996. Estes foram os primeiros que tiveram acesso direto à Internet, desde pequenos, em muitos países. E que também passaram sua infância com contato direto aos videogames. Em especial os consoles 16-bits, Mega Drive e Super Nintendo, e a geração seguinte, com o Playstation, o Nintendo 64 e o Sega Saturn.
Já a geração Z, definidos como aqueles que nasceram no final dos anos 90 até 2010, viveram a transformação da Internet, assim como acompanharam a evolução dos videogames, tal qual estamos acostumados hoje. Seu período de infância foi marcado pela ascensão do Playstation 2, estabilidade do Xbox e de seu Xbox Live, e do sucesso do Wii.
O estudo, Brand Intimacy, que entrevistou 6 mil consumidores e fez 56 mil avaliações de marca em 15 países, buscou conhecer as principais marcas, ligadas às emoções, e segue como referência para entender um pouco mais sobre as marcas e suas conexões emocionais com seus respectivos públicos.
Na lista das marcas mais queridas pelos millennials, o Playstation é a marca mais querida, seguida por Amazon e Target. E, quando o mesmo assunto é perguntado para a geração Z, a preferência é pelo Xbox, seguido por Spotify e Sephora. Em 2019, marcas como Youtube e Netflix, assim como Apple e Amazon, eram mais lembradas pelo público.
Para 2020, entre os millenialls, a Amazon e a Target cresceram no “ranking”, a Apple segue lembrada, enquanto a Netflix não está mais entre os “dez mais”. Marcas como Disney, Ford, e Jeep, dividem com os três grandes do videogame atualmente, a preferência deste público: Playstation, Xbox e Nintendo.
Foi divulgado apenas uma prévia do estudo, com o resultado das preferências dos millennials:
- PlayStation
- Amazon
- Target
- Disney
- Ford
- Jeep
- Apple
- Youtube
- Xbox
- Nintendo
Tal informação mostra uma situação interessante na indústria. Primeiro, que o fato de chegar uma nova geração de consoles combinou com o fato das marcas de videogame serem lembradas na pesquisa deste ano. Segundo, o fato de que os millennials, que tiveram contato direto com o Playstation, desde os anos 90, seguem fiéis à marca, com seus consoles e franquias.
E por fim, a geração Y, que está mais conectada ainda a serviços, como o Spotify ou a Amazon (enquanto prestadora de serviços, não como loja), vê com mais atenção os serviços da Microsoft, que incluem o Game Pass, ou o vindouro xCloud. Além do fenômeno Minecraft que, desenvolvido na Suécia, mas incorporado pela Microsoft em 2014, se conectou a este público de maneira certeira.
O estudo completo será divulgado no dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, que é o “dia dos namorados” nos EUA e em diversos outros países.
Helinux
Acredito que seja verdade também sobre essa teoria!!!! sou fã do Playstation devidos as gerações passado do Console em que pude jogar clássicos jogos Namco, Capcom, square e outras grandes empresas. Tenho saudades da época PS1 e seus clássicos. Quando vi o XBOX minha reação foi normal…vi que os jogos ali era quase a mesma coisa em termos de gráficos e tecnologia. Existem diferenças tecnologicas mas…na prática o que importa mesmo é a diversão e jogabilidade do jogo em si. São opiniões e questões em que muitos discordam e outros apenas jogam, valeu!!!!
ivan
geração Z é a vergonha da humanidade, só gente mimizenta e textão
Helinux
Infelizmente o que rola nessa geração atual mesmo é o famoso modismo…lançamento, tecnologia avançada e jogos reais é o que a galera quer e vai deixando tudo para trás…cada um tem a usa geração e assim vai. bons tempos de antigamente!!!!