Análise Arkade – Sackboy: A Big Adventure brilha nos PCs com muito carisma e beleza

17 de novembro de 2022

Lançado originalmente em 2020 para Playstation 4 e 5, Sackboy: A Big Adventure é a primeira empreitada da Sumo Digital levando nosso querido protagonista de LittleBigPlanet para um jogo de aventura e plataforma próprio. Chegando dois anos depois aos PCs, o game possui alguns conteúdos extras interessantes, bem como uma performance muito boa.

Entre as novidades padrões presentes nos ports de games da Sony para PC, como fora o caso mais recente de God of War, Marvel’s Spider-man Remastered e Uncharted: Legacy of Thieves Collection, temos em Sackboy: A Big Adventure uma performance superior a do PS5 em vários aspectos. Mas vamos falar sobre tudo isso nessa análise completa.

A grande aventura agora no PC

Sackboy: A Big Adventure foi um dos primeiros games da casa a chegarem ao PS5, mesmo que com uma versão de PS4 ainda disponível. Lançado em novembro de 2020 – e já analisado aqui no Arkade – o game teve o peso de convencer a ser jogado na nova geração, ao invés de manter seu console antigo. Com isso, vemos um empenho considerável da Sumo Digital para levar uma experiência robusta e nova que encaixa muito bem no PC.

Quanto à história, Sackboy: A Big Adventure, se permite ser despretensioso e de qualidade, não fugindo do padrão de chamada para a aventura já tradicional em games de plataforma. Mas faz essa chamada de modo muito carismático e leve. Uma leveza que jamais pode ser confundida com pequenez, já que o desenrolar do game lembra bastante filmes de animação de excelente qualidade.

No enredo, um terrível vilão chamado Vex invade o chamado Artemundo (o planeta da raça de Sackboy. Nessa invasão, ele rapta todos os amigos do protagonista com o intuito de construir um aparelho que vai transformar o planeta em um lugar devastado.  Assim, depende de Sackboy resolver o problema, com algumas ajudinhas pelo caminho e muita exploração.

Por ser uma aventura fechada em si mesma, com uma excelente dublagem em pt-br (como é tradicional já dos games da Sony) e muito carisma, é um dos melhores games da franquia para ser introduzido ao Sackboy e seu pequeno grande mundo. Levar esse enredo aos PCs de fato é um acerto e tanto.

Melhorias pouco perceptíveis

A versão de PC de Sackboy: A Big Adventure consegue evoluir alguns padrões de qualidade do game presentes principalmente em sua versão de PS5. Isso porque, por exemplo, o 4K agora é nativo ao invés de dinâmico, além da taxa de quadros por segundo permanecer desbloqueada. Ainda temos também opções de ray tracing variadas e customizáveis, fechando é claro com a tecnologia de DLSS da NVIDIA utilizada para apriomrar imagens renderizadas em resoluções menores.

Tudo isso dá um primor técnico ao game excelente, que consegue superar a qualidade (que já era alta) presente no PlayStation 5. Entretanto, é preciso ir além das características técnicas aqui e analisar um pouco a experiência do usuário. Isso porque Sackboy tem algumas diferenças bem grandes se comparado aos últimos lançamentos de PC da Sony, como Spider-man e Uncharted por exemplo.

De perto é que vemos o quão bonito Sackboy: A Big Adventure de fato é!

A principal diferença é o seu enquadramento: enquanto em games como os citados acima temos um enquadramento de câmera bem mais próximo dos personagens, com tomadas cinematográficas incríveis e muitas oportunidades de observar os detalhes tanto do avatar quanto do mundo em si, em Sackboy: A Big Adventure tudo fica mais distante em tomadas abertas e com pouca oportunidade para ver detalhes.

A coisa só muda quando paramos o game para brincar com o próprio Sackboy em tomadas muito próximas dele, nas quais, aí sim, podemos observar detalhes e texturas e ficar de queixo caído. Mas na maior parte da jogatina, toda essa tecnologia e primor envolvido não vai ser de fato apreciado pelo jogador, ele está lá, mas as diferenças para o PS5 serão perceptíveis apenas para os olhares mais críticos mesmo.

O brilho de se usar o Dualsense

Sackboy: A Big Adventure nos PCs traz uma boa variedade de controles e configurações disponíveis, indo do teclado e mouse até o Dualsense do PS5 (que é compatívei com PCs nativamente já há algum tempo). Mas é no controle do PlayStation 5 que o game de fato alcança seu ápice, uma vez que todos os efeitos e texturas táteis presentes na versão de PS5 também estão presentes na versão de PC.

O próprio game, ao ser iniciado, recomenda que seja jogado utilizando um Dualsense. E ao experimentar o game com esse controle entendi o motivo: as fases de Sackboy: A Big Adventure são repletas de interações e texturas que são muito bem exploradas pela gama de sensações táteis possíveis no Dualsense. Desde grama alta até gelo, passando por baforadas de vento e até a coleta de orbes, tudo é sentido muito bem pelo controle.

Claro que não jogar o game com o Dualsense nem de longe estraga a experiência. Ele ainda pode ser jogado com controles genéricos ou então aqueles do Xbox e do PS4 por exemplo. Mas a sensação tátil presente não será sentida com tanta qualidade assim. Obviamente por limitações de hardware nesse caso.

Lançamento tímido

Acho que já chegamos à conclusão de que Sackboy: A Big Adventure é um baita jogo que pode ser um excelente acréscimo para a coletânea de games de aventura disponíveis no PC, certo? Porém, seu lançamento nas plataformas fora da Sony foi um tanto conturbado, uma vez que o game se tornou a pior estreia de um jogo da Sony nos PCs até hoje. Registrando números baixíssimos de jogadores em sua estreia.

As skins dos personagens mais famosos da PlayStation são muito fofas, mas não fazem milagre.

Os motivos para isso são variados e nenhum deles gira em torno da qualidade do game, que é excelente. A questão primeira é: nem de longe Sackboy tem a mesma popularidade que outras franquias da Sony para fora do console como é o caso de Kratos, Peter Parker e Nathan Drake por exemplo. Isso por si só já deixa o público dos PCs um pouco afastado do game.

Mas além disso, a Sony ainda precisa alinhar melhor alguns lançamentos de ports para PC pensando mais no público do PC e menos na lógica dos consoles. PCs são conhecidos por ter games muito mais acessíveis financeiramente do que os consoles. E isso diz tanto de preços em si (lançar um game de dois anos atrás a R$250,00 no PC pode ser um tanto arriscado), quanto também das ofertas.

Sackboy: A Big Adventure é um jogo excelentíssimo de se jogar em multiplayer para até quatro jogadores e não existe nem uma espécie de pacote de amigos com preços mais camaradas (o que é tradicional na Steam por exemplo). Nem ao menos a opção de Remote Play, que permite que um amigo seu jogue seu jogo à distância junto contigo sem a necessidade de adquirir uma cópia está presente. Tudo isso são artifícios ausentes no lançamento de Sackboy que poderiam ajud´á-lo a se tornar um pouco mais atrativo nos PCs, uma vez que a concorrência é bem maior por aqui.

Ainda um bom acréscimo aos PCs

Apesar dos pesares, Sackboy: A Big Adventure ainda é incrível nos computadores. As mais de 50 fases do game são incríveis, cheias de cor, carismáticas e com músicas estupendas. A repetitividade é uma palavra que não existe por aqui. Além disso, se for possível jogá-lo com um Dualsense e com multiplayer (local ou online), aposto que sua experiência será ainda mais divertida e leve.

Porém, o lançamento tímido e com números baixíssimos de jogadores mostra como a PlayStation Studios precisa repensar seu cronograma de ports para PCs. Não só garantir que um lançamento não ofusque o outro (como pode ter acontecido aqui com Uncharted que foi lançado a menos de um mês) como também pensar que o perfil do público de PCs pode não ser o mesmo dos consoles.

Sackboy: A Big Adventure foi originalmente lançado em novembro de 2020 e chegou aos PCs em 27 de outubro de 2022 (via Steam e Epic Games). Para esta análise rodamos o game em um notebook gamer com processador i5-9300, 24GB de memória, placa de vídeo GTX 1650 (4GB) e SSD M2-2280 de 512gb com um dualsense.

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