Análise Arkade: Marvel’s Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

10 de agosto de 2022
Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

Lançado inicialmente em 2018 para PlayStation 4 e recebendo uma remasterização para PS5 em 2020, chegou finalmente o momento da galera do PC se deliciar com uma das melhores aventuras do cabeça de teia nos games. Marvel’s Spider-Man Remastered chega essa semana para PCs via Steam e Epic Games com todas as melhorias que a versão de PS5 já oferecia. E claro que nós aqui do Arkade testamos o título em primeira mão para te contar o que você pode esperar deste port!

O título de sucesso da Insomniac Games segue o fluxo de antigos exclusivos do PS4 que embarcam no PC sob o selo da PlayStation Studios. Outros títulos que já fizeram o mesmo caminho foram Days Gone, Death Stranding, Horizon Zero Dawn e, mais recentemente, God of War. Todos devidamente analisados por nós aqui no Arkade. Agora vamos à análise completa de Marvel’s Spider-Man Remastered no PC!

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

Um dos melhores games de 2018

Imagino que não seja novidade pra ninguém que Marvel’s Spider-Man foi um dos melhores games de 2018. Chegou inclusive a competir pelo prêmio de Game of the Year ao lado de ícones como Red Dead Redemption 2, Monster Hunter World, Assassin’s Creed Odyssey e, o vencedor daquele ano, God of War. Se consagrando como um dos melhores games de super-heróis da atualidade.

Com o lançamento de Spider-Man: Miles Morales em 2020 para PlayStation 4 e PlayStation 5, uma nova versão do game do cabeça de teia foi lançada com uma remasterização que até rendeu algumas polêmicas na época. Isso principalmente pelo fato do trabalho visual ter mudado completamente o rosto do Peter Parker. Mas com o tempo os ânimos se ajustaram e todos se acostumaram um pouco com o “novo” Peter.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

E é justamente essa versão “melhorada” do game lançado em 2020 que chega esta semana aos PCs. Independente do rosto do Peter, os marinheiros de primeira viagem não terão nada para se incomodar com o título. Na verdade, este port ainda carrega algumas melhorias que nem a versão de PlayStation 5 possui.

Além da história do Amigão da Vizinhança contra o principal vilão do jogo: Mr. Negative e os eventos que desencadeiam o surgimento do Sexteto Sinistro, Marvel’s Spider-Man Remastered ainda traz a trilogia de DLCs relacionados à Gata Negra, Hammerhead e Silver Sable, que podem ser acessados desde o início do game.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

As novidades da versão de PC

Como de praxe em versões de PC de games nativamente de consoles, temos agora uma variedade interessante de configurações gráficas disponíveis em Marvel’s Spider-Man Remastered. Algumas atualizações gráficas disponíveis no PlayStation 5, como o Ray-tracing e a resolução 4K estão disponíveis aqui para aqueles que possuem máquinas mais potentes. Isso abre possibilidade de várias configurações personalizáveis, que variam conforme o gosto do jogador (e a potência de sua máquina).

Além disso, a tecnologia da NVIDIA chamada de DLSS (Deep Learning Super Sampling) também está disponível, aumentando o desempenho gráfico ao utilizar processadores Tensor Core AI disponíveis nas GPUs da linha RTX. Na prática, essa tecnologia melhora a taxa de quadros enquanto mantém uma qualidade de imagem estupenda.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

Além disso, usuários da NVIDIA também terão a possibilidade de utilizar a tecnologia DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing), que utiliza inteligência artificial para melhorar o anti-aliasing e aumentar ainda mais a qualidade de imagem. Ambas as tecnologias já são marcas registradas da NVIDIA, estando presentes em outros games da PlayStation Studios, como God of War e Death Stranding.

Outros aspectos já tradicionais de ports para PC com intuito de otimização visual também estão presentes, como por exemplo a resolução Ultrawide 21:9, a imensa resolução panorâmica 32:9 e o sistema de som NVIDIA Surround. Por fim, demonstrando uma capacidade de otimização melhor que seus primos de outros estúdios, o game da Insomniac Games ainda apresenta sistemas de renderização mais personalizáveis envolvendo SSAO, filtragem de textura, sombras e muito mais.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório
De dia ou de noite, Manhattan está mais bonita do que nunca

Versão definitiva do cabeça de teia

Jogando Marvel’s Spider-Man Remastered por mais de vinte horas, consegui notar algo bem interessante se compararmos este lançamento com títulos anteriores do selo PlayStation Studios: este título talvez seja o melhor lançamento do estúdio para PC até agora. É verdade que, há alguns meses, God of War chegou com toda a sua glória aos PCs, com praticamente nenhum problema de desempenho.

Porém, Marvel’s Spider-Man Remastered consegue ir além, trazendo um desempenho impecável tecnicamente, cheio de melhorias gráficas e ainda mais acessível que a aventura de Kratos e Atreus. Computadores mais robustos rodarão o game melhor do que nunca, sem maiores problemas. Mais surpreendente é o fato desta aventura em mundo aberto do cabeça de teia trazer configurações para PCs de entrada poderem dar conta dele sem maiores problemas — obviamente, com as configurações gráficas no mínimo.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

Um título tão emblemático e importante quanto Marvel’s Spider-Man Remastered merece de fato estar disponível para o maior número de pessoas possível. Ter um título desse calibre disponível para PCs via Steam e Epic Games pode ser a oportunidade perfeita para novos jogadores que não tiveram acesso ao PS4 ou PS5 poderem encarar as dezenas de horas de conteúdo disponíveis em uma Manhattan completamente livre para explorar e recheada de referências.

Não é exagero dizer que este é um dos melhores games de super-heróis já produzidos, além de ser também o melhor game do Miranha desde a época do PlayStation 1. Uma versão com tantas atualizações visuais, possibilidades de configuração e ainda com o conteúdo extra todo disponível em um único pacote pode, sim, ser considerada a versão definitiva dessa aventura. E, de quebra, prepara o terreno para o hype de Marvel’s Spider-Man 2, previsto para ser lançado em algum momento entre 2023 e 2024.

Análise Arkade: Marvel's Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório

Uma excelente oportunidade

Com atualizações gráficas decentes, otimização pra PCs com pouco poderio gráfico, conteúdo de DLCs disponíveis e um preço só um pouquinho acima do padrão de AAA de PCs, podemos considerar esta uma excelente oportunidade para novos jogadores encararem as aventuras de Peter Parker contra o Sexteto Sinistro. Além disso, temos também boas desculpas para jogadores antigos que não completaram todas as tarefas e atividades extras do game revisitarem Nova York agora.

Entretanto, é importante ressaltar que se você jogou o game no PlayStation 5 ou se já explorou tudo que os DLCs do game tinham, talvez essa versão de PC não traga nenhuma novidade robusta o suficiente para você, afinal, ela possui o mesmo preço do lançamento do Spider-Man nos consoles, e não traz nenhum conteúdo inédito para quem já destrinchou o game nos consoles da Sony.

Se este não é o seu caso, só vem: esta ainda é uma baita aventura, e depois de ser um dos melhores jogos da família Playstation, também pode figurar na lista dos melhores ports para PC de 2022.

Marvel’s Spider-Man Remastered chega aos PCs na próxima sexta (12 de agosto) e já está em pré-venda tanto na Steam quanto na Epic Games. O título remasterizado já havia chegado anteriormente para PlayStation 5 em 2020, enquanto seu lançamento original foi em 2018 para PlayStation 4.

Para esta análise, rodamos o game em um notebook gamer com processador i5-9300, 24GB de memória, placa de vídeo GTX 1650 (4GB) e SSD M2 2280 de 512gb.

*Agradecimentos aos camaradas da PlayStation Studios, que nos disponibilizaram uma chave antecipada do game para esta análise.

Uma resposta para “Análise Arkade: Marvel’s Spider-Man Remastered no PC é um port obrigatório”

  • 10 de agosto de 2022 às 21:45 -

    Helinux

  • Valeu pela a analise!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *