A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

23 de março de 2020
Autor: Carlo Henrique
A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

Alguns fãs acreditam que a Square Enix não é tão boa quanto quando era apenas Square (mesmo que a série Dragon Quest ainda esteja com a mesma alta qualidade de sempre) e a série Mana seria um dos reflexos disso. Os últimos jogos originais da série, lançados já após a fusão da Square e Enix, definitivamente não são especiais como eram os quatro jogos clássicos.

Desses quatro jogos clássicos, Trials of Mana é apontado por muitos fãs como o melhor, principalmente por ter abolido o chato action cooldown dos dois jogos anteriores: Secret of Mana e Final Fantasy Adventures/Sword of Mana/e outros trocentos nomes que o primeiro Mana tem – e ainda não ter os sinais de cansaço já presentes em Legend of Mana, último jogo da série feito pela Square antes da “fuuuusão rá” (pegou a referência?)!

Em 2016 a Square Enix começou a refazer em 3D os jogos clássicos da série, e agora chega a vez de Trials of Mana, que será lançado em 24 de abril de 2020 pra PC, PS4 e Switch, sendo que a demo já está entre nós. A premissa é que a Mana Goddess usou a Sword of Mana pra aprisionar os Benevodons, criaturas que estavam destruindo o mundo, transformando as em Mana Stones e, por causa do cansaço de reconstruir o mundo, se transformou na Tree of Mana e adormeceu.

Agora as forças do mal querem obter essas Mana Stones pra aumentarem seus poderes, fazendo com que a Mana presente no mundo comece a acabar e a árvore a morrer. É possível então escolher um protagonista e mais dois acompanhantes dentre seis personagens como o soldado Duran, a maga Angela, a sacerdotisa Charlotte, a amazona Riesz, o ladrão Hawkeye e o menino fera pugilista Kevin. Ao todo são por volta de cinco horas de conteúdo na demo, muito maior que as demos dos remakes de Final Fantasy VII e Resident Evil 3. É possível também usar o save da demo na versão completa.

A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

A primeira vista se percebe que é um remake extremamente fiel ao original, mas logo se nota que existe um grande acréscimo de detalhes à narrativa. Se você lembrar da narrativa do Trials original, verá que a narrativa foi criticada por ser rasa demais, dá pra ver que essa melhoria busca resolver esse problema. As introduções dos personagens consegue muito bem instigar o jogador a combater os vilões que causaram as tragédias que dão início a aventura dos personagens.

O Trials of Mana original já era muito bom na questão da jogabilidade, então a maior mudança aqui foi transpor do 2D pro 3D. A exploração agora ganhou mapas e um senso maior de orientação, já que ela abandonou a linearidade do original, o jogo em geral busca dar muito conforto para o jogador oferecendo o máximo de opções possíveis. Muitas vezes quando o protagonista está correndo em ritmo médio, aparece uma dica dizendo que dá pra se mover mais rápido apertando o botão de corrida, e até essa mensagem é colocada no exato lugar que incomoda o jogador o mínimo possível.

O combate é de ação tradicional como era na versão original, não sendo um hack n’ slash que as séries Final Fantasy e Tales Of se tornaram. A grande diferença no remake é que os ataques encaixam melhor em seus alvos do que no original (aspecto que também foi criticado na época) e a presença de um Class Attack, um especial que é usado gastando os cristais que o jogador obtém causando dano nos inimigos. É importante dizer que o sistema de evolução também foi modificado, ficando mais parecido com as skill trees de RPGs atuais.

Chega a hora de comentar um dos melhores, senão o melhor aspecto da demo: A trilha sonora, que está ESTUPENDA. As músicas da versão original são boas, mas por exemplo as de Secret of Mana são mais memoráveis. Não é o caso aqui, esse remake dá uma aula de refazer música, o realce que cada uma recebeu torna elas infinitamente melhores, eram e são músicas de vários estilos, desde bossa-nova, passando por rock até clássica.

A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

O jogo permite escolher entre a trilha sonora clássica e a atual, e nessa escolha se mostra uma comparação entre as duas, a atual está mais pujante, com mais instrumentos caso a adição deles realmente melhorasse a música em questão. Imagina aquele rufar de tambores entrando no momento certo e aqueles poucos segundos de coral que tempera uma música de forma que logo o jogador já começa a cantar junto pra acompanhar.

Você ficou triste porque tiraram o coral cantando “oh ooh oooh” no tema do reator Mako na demo do Final Fantasy VII Remake? Aqui tem! É possível também escolher entre dublagem japonesa e americana, óbvio que a japonesa está muito melhor, além de estar mais sincronizada com os movimentos labiais por ser a original.

O gráfico está bem simples, ainda que bem bonito no geral, provavelmente por ter sido feito com base no Nintendo Switch e pela provável decisão da Square Enix de economizar no orçamento, já que o grande lançamento da temporada dela é FFVII Remake.

O jogo tem um estilo artístico bem alegre e feliz, mais de acordo com os demais jogos da série Mana e diferente do tom escuro e depressivo do Trials of Mana original que parecia ter sido inspirado em Final Fantasy VI. Por causa disso, esse estilo acaba ficando um pouco infantil, mas pode se dizer que o jogo “tem peito” suficiente pra compensar aqueles que não gostam dessa característica.

A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

A verdade é que alguns momentos da demo sobra talento do pessoal da Xeen, empresa contratada pela Square Enix pra refazer o jogo. Nota-se que algumas partes foram refeitas por pessoas que teriam capacidade de criar elementos melhores do que foi feito no original, mas que tiveram que se contentar em apenas melhorar o que já estava presente.

Claro que tem probleminhas pequenos como cabelo entrando em outros objetos, mas que incomoda tão pouco que talvez nem valha a pena arrumar até o jogo ser de fato lançado. O maior problema encontrado foi durante a introdução do Hawkeye, em que no tutorial de combate o oponente se move para o lado oposto ao que deveria. Pode-se atribuir ao fato de ele estar sob um feitiço que o tira do controle, mas ainda assim não faz sentido e esperamos que seja corrigido até o lançamento. É importante dizer também que a demo é bem fácil.

A demo de Trials of Mana Remake está sensacional e você deveria dar uma chance

Nós como jornalistas temos muitas missões, e uma delas é tentar impedir que joias como esse jogo sejam ofuscadas por lançamentos maiores acontecendo na mesma época. Trials of Mana veio para o ocidente apenas em 2019 no Collection of Mana, o que contribui em torná-lo ainda menos popular que os dois remakes mais importantes de Abril. Fica então a esperança de que o jogo dê um ótimo retorno, é notável que a Xeen fez um trabalho que busca favorecer o jogador de todas as formas possíveis!

Trials of Mana será lançado no dia 24 de abril com versões para PC, Playstation 4 Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *