A NASA quer um foguete que vá para Marte em apenas 45 dias

25 de janeiro de 2023
A NASA quer um foguete que vá para Marte em apenas 45 dias

A NASA continua com a exploração de Marte como um de seus objetivos atuais. E para tal, agora está trabalhando em um foguete que tem a proposta de chegar até o Planeta Vermelho em 45 dias. A agência espacial dos EUA já aprovou a proposta e já trabalha na fase 1 do dispositivo, que terá sistemas propulsores nucleares.

Com o sucesso do foguete, a NASA conseguiria fazer uma viagem até Marte por menos da metade do tempo com os recursos atuais. De acordo com a Science Alert, a viagem duraria, com a tecnologia de hoje, entre seis a nove meses, com uma missão total durando até três anos.

O projeto tem como cabeça o professor Ryan Goss, líder do Programa de Hipersônica da Universidade da Flórida e membro da equipe de Pesquisa Aplicada em Engenharia da Flórida (FLARE). E ele trabalha em um projeto que terá novos usos de sistemas de Propulsão Térmica Nuclear e Propulsão Elétrica Nuclear (NTP/NEP). 

Tais sistemas de propulsão não são novidade, já sendo usados durante a Guerra Fria. Mas como o programa nucelar dos EUA foram interrompidos após o fim da União Soviética, os projetos em desenvolvimento estavam engavetados. Recentemente, a NASA reativou suas pesquisas nucleares, tendo como meta a exploração espacial.

Além de viagens mais rápidas, o desenvolvimento de foguetes desta natureza também proporcionam menos riscos durante a viagem, já que haveria menos exposição à radiação, menos tempo em gravidade reduzida e, consequentemente, menos riscos à saúde para quem estiver em missões neste sentido.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *