A Sony vai lançar um novo Walkman, mas com Spotify no lugar do toca-fitas

19 de janeiro de 2023
A Sony vai lançar um novo Walkman, mas com Spotify no lugar do toca-fitas

Se você está lendo isso aqui, e tem mais de 30 anos, com certeza conhece, ou teve, o Walkman. Lançado pela Sony em 1979, e que revolucionou o mundo da música, por permitir o consumo de músicas através de fitas K-7 e fones de ouvido, trazendo privacidade e portabilidade. O conceito foi evoluindo através dos anos, com rádios portáteis, MP3, Discmans e atualmente, os celulares com seus serviços de streamings e fones sem fio.

Mas nem por isso, o Walkman deixou de existir, pois a Sony sempre usou a sua marca em outros produtos, como em linha de celulares com foco em música ou dispositivos especiais. E agora vai lançar um novo Walkman, este com “cara de século XXI”, e que troca o toca-fitas por uma tela de toque, Android 12 e Spotify integrado.

Uma das boas vantagens que o produto oferece para quem realmente quer ouvir música e apenas isso, é o fato de que sua bateria dura até 36 horas, muito mais do que a autonomia dos celulares atuais. O novo modelo é o NW-A306, ele é compatível com a maioria dos fones de ouvido e roda Android 12, além de trazer o mecanismo DSEE (Digital Sound Enhancement Engine).

Ele parece, na teoria, com mais um smartphone, com sua tela sensível ao toque de 3,6 polegadas, mas tem design que lembra muito os clássicos Walkman, com botões físicos cumprindo o papel de executar suas funções, e pesa apenas 113 gramas. Ele terá uma versão maior, o NW-ZX707, que pesa 227 gramas, tem tela de 720p, 64GB de armazenamento e amplificador para eliminar ruídos e distorções, com bateria de 25 horas de duração.

Obviamente, o foco do aparelho é ouvir música, assim como o Kindle serve apenas para leitura, ou um videogame portátil serve, principalmente, para games. Por isso, o Walkman não conta com nenhuma função de smartphone, mesmo com Android 12. Não será possível fazer chamadas ou mandar e-mail (ao menos até alguém fazer qualquer customização que traga mais recursos, dentro do possível para o aparelho).

Ambos os dispositivos terão preços menores em relação a outros dispositivos, que são destinados ao mercado premium. A novidade da Sony deverá custar cerca de 400 euros (ou R$ 2.200), muito mais do que os 3.600 dólares do NW-WM1ZM2, que em reais fica em torno de R$ 18 mil.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *