Abra sua mente com uma análise da trilha sonora de Super Mario World
Talvez você já tenha jogado Super Mario World uma centena de vezes, mas será que você prestou a devida atenção aos detalhes do game? E a trilha sonora, você ouviu com atenção? Se não, esta é sua chance: a trilha sonora de Super Mario World virou objeto de estudo para um grupo de gamers do Curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco!
O grupo – formado por Alan Tonello, Amanda Becca e Larissa Cavalcanti – analisou os detalhes das principais músicas que compõem a trilha sonora do clássico Super Mario World.
Você sabia que a música tema principal do game é uma música estilo Ragtime? Aliás, você sabe o que é uma canção tipo Ragtime? Se não, aumente o som e clique no play aí embaixo. Depois disso, você dificilmente ouvirá o mundo de Super Mario World da mesma maneira!
Bacana, não? Quem diria que um game do Mario e um filme do Tubarão tinham tanta coisa em comum!
Este trabalho foi feito para a cadeira Música e Trilha Sonora, do curso de Cinema da UFPE.
Não sabemos se o grupo tirou uma nota boa por este trabalho, mas sem dúvida em matéria de Super Mario World, Alan, Amanda e Larissa merecem nota 10! Tá vendo só? Com um pouquinho de criatividade, você pode usar seu amor pelos games até mesmo em trabalho de faculdade!
(Via: Youtube)
Renan
10 com certeza pra esses 3!!!!!! Incrivel análise eles fizeram!!! Eu nunca tinha reparado que as batidas só aconteciam quando o Mario montava no Yoshi, nem que o tema assombrado tinha tanto em comum com o tema do Tubarão!!! Parabéns com toda a certeza pra eles!!!!
Dactar
Mesmo com o orgulho ferido de velho gamer devo confessar que as batidas que aparecem com o Yoshi eu nunca tinha percebido a relação também.
Dactar
Adorei!!!
Dissecaram o contexto musical de Mário brilhantemente,o texto e a edição estão impecáveis também,se fosse eu o orientador do curso dessa turma,daria 10 com certeza!
Alexo Mello
Imagina, está longe de uma dissecação. Mas para uma análise musical básica, que mais pretende chamar atenção para o assunto, ficou bem legal, bem didática.
Renan
Podiam fazer de outros tbm hein!!!! Eu indicaria Metal Gear Solid hehehehe (pq será que escolhi justo esse?).
leandro(leon belmont) alves
os estudantes que fizeram isso estão de parabéns. me orgulho de ser pernambucano. :)
Edmartin martin
É um excelente trabalho.
–
É uma pena que isso passe despercebido por muitos jogadores. Na época a maioria que jogava eram crianças e eu acredito que muitas (assim como eu) nunca prestaram atenção na diferenciação de áudio no jogo. Eu queria mais éra chegar ao final e salvar a princesa, ou pegar todas as estrelas.
Eu nunca notei que as fases tocavam sempre a mesma música em ritmos diferentes.
Porfirio
Pernambucano Leandro? HEAUHEAUHAEU
ê laiá, se pá vou caçar esse grupo lá no campus pra dar os parabéns
Dark Rock X
Achei muito interessante esta análise…as músicas podem mesmo nos dar dicas do que vamos enfrentar ou despertar várias emoções como raiva,medo,etc….imagina analisar as músicas de God Of War,Metal Gear Solid, Final Fantasy,etc. Off>: Tem músicas de encerramento que tão bonitas que a gente chega a se emocionar…
Renan
Metal Gear Solid é perfeito, trilha sonora perfeita e que se encaixa 100% no contexto do momento, principalmente quando soa um Alerta!!!! kkkkkkkkk
KING OF KINGS
parabens pros cara ai é unir o util ao agradavel
KING OF KINGS
nossa cara agora faz todo sentido eu estava sendo ipnotizado era por isso que eu nao conseguia parar de jogar kkkkk
Joao
Huahaahaauu
Joao
Nada como um trabalho muitissimo bem feito pra faculdade logo se tornar um sucesso, neh? Parabens pro trio! Nao eh facil msm dissecar um jogo q todos tem acesso ha tanto tempo, sem q ninguem tenha feito isso antes..
Kubrick Stare Nun
Muito bacana, agora eu entendo melhor porque SMW é o grande clássico que é.
Diogo Farias
Nossa! Muito legal saber dessas batidas quando o Mario está montado no Yoshi… Vou passar a reparar isso toda vez que for jogar agora…
Kiro
Muito bom o/ eu não sabia que era a mesma musica todas as fases só que estilo diferente ;D fora q isso deu pra relenbra minha infancia *-* xD
Larissa Cavalcanti
Opa Raphael e todos, obrigada! Estamos muito felizes por essa repercussão do vídeo, pois além de um trabalho para a faculdade, ele foi feito para os nerds que foram marcados por esse jogo maravilhoso! Respondendo às dúvidas, tiramos 10 sim! O professor adorou nosso trabalho e mostra agora para as outras turmas que fazem a disciplina. abs!
Renan
Parabéns pelo excelente trabalho!!!!
Rodrigo Pscheidt
Olá, Larissa!
Parabéns pelo ótimo trabalho, o 10 foi mais do que merecido!
É um prazer para a Arkade difundir os games em suas mais variadas formas de expressão, sejam animações em stop-motion, sejam trabalhos de faculdade! =)
Obrigado por disponibilizar o trabalho de vocês no Youtube e permitir que milhares de outros gamers se beneficiem com a análise de vocês! =D
Bill
Otimo trabalho , eu nunca tinha reparado a semelhança da ghost house com Tubarão , e nem sabia que era RagTime do resto percebi desde a primeira vez jogando xD
agora só ia ser legal saber a nota que eles ganharam por este excelente trabalho.
Nicholas
Nossa, muito foda, fiquei de boca aberta… muito chique mesmo, e a trilha realmente transmite o que ela foi feita pra transmitir
KING OF KINGS
esqueceram de analisar a musiquinha que toca quando se perde no jogo acho tbm que ela é subjetiva pra dizer que o cara nao conseguiu
Nicholas
concordo, eh vdd, ela da uma sensaçao de: vc eh ruim
Rodrigo
Excelente trabalho! Parabéns aos três viu.
Me fez pensar como uma trilha, que parece ser tão simples, é algo muito bem trabalhado, chega ser até brilhante.
Rafael_pk
Bom é uma pena mesmo porque eu já tinha notado tudo isso.
Nayara
Sempre gostei muito da trilha sonora do Mario Bros ( é o unico jogo que eu não abaixo o som ), embora nunca percebi a batida que tinha quando o Yoshi está no jogo ou a música da tela fantasma ser como a do filme Tubarão foi um ótimo trabalho desses alunos estão de parabéns.
Carlos Moacir Prado Barcelos Carlitos
Ótimo trabalho pessoal! com certeza nota 10. Falando sobre trilha sonora de games, realmente são belíssimas! Lembro que desde os tempos em que eu jogava Nes , Mega Drive e Snes já curtia esse " estilo musical ", principalmente nos jogos: Super Mario, Sonic, Top Gear, Street Fighter e especialmente, a série Megaman.
Atualmente sou músico e tenho como principais influências, além do bom e velho Rock'n Roll, as trilhas sonoras de Games clássicos.
Bons tempos…
Guilherme Parodi
faz uma analise do Diddy Kong Quest
Henderson Alves Costa
realmente é uma analise extremamente precisa… só que a equipe cometeu um equivoco:
eles disseram que na valsa das fases aquaticas o compasso da musica muda de binário para ternário (veja a parte do video do carinha explicando a sincopa: ele ta fazendo um compasso binário ali, ou seja: duas batidas por compasso…o compasso ternario é três batidas por compasso)… na verdade, todas as musicas do jogo é tocada em compasso quartenário (quatro batidas por compasso)… quem é musico entende o q eu quero dizer… e como tb sou gamer e fã da serie já tinha notado todas nuances musicais da analise (mas eu NÃO fiz um video tão profundo de forma que um leigo em musica pudesse entender)…
não estou desmerecendo o trabalho da equipe, pelo contrário… está de parabéns!!
e a critica q estou fazendo é apenas para melhorar um trabalho q tem tudo para ser perfeito!!
sucesso!!