Abra sua mente com uma análise da trilha sonora de Super Mario World

3 de dezembro de 2011

Abra sua mente com uma análise da trilha sonora de Super Mario World

Talvez você já tenha jogado Super Mario World uma centena de vezes, mas será que você prestou a devida atenção aos detalhes do game? E a trilha sonora, você ouviu com atenção? Se não, esta é sua chance: a trilha sonora de Super Mario World virou objeto de estudo para um grupo de gamers do Curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco!

O grupo – formado por Alan Tonello, Amanda Becca e Larissa Cavalcanti – analisou os detalhes das principais músicas que compõem a trilha sonora do clássico Super Mario World.

Você sabia que a música tema principal do game é uma música estilo Ragtime? Aliás, você sabe o que é uma canção tipo Ragtime? Se não, aumente o som e clique no play aí embaixo. Depois disso, você dificilmente ouvirá o mundo de Super Mario World da mesma maneira!

Bacana, não? Quem diria que um game do Mario e um filme do Tubarão tinham tanta coisa em comum!

Este trabalho foi feito para a cadeira Música e Trilha Sonora, do curso de Cinema da UFPE.

Não sabemos se o grupo tirou uma nota boa por este trabalho, mas sem dúvida em matéria de Super Mario World, Alan, Amanda e Larissa merecem nota 10! Tá vendo só? Com um pouquinho de criatividade, você pode usar seu amor pelos games até mesmo em trabalho de faculdade!

(Via: Youtube)

30 Respostas para “Abra sua mente com uma análise da trilha sonora de Super Mario World”

  • 3 de dezembro de 2011 às 18:15 -

    Renan

  • 10 com certeza pra esses 3!!!!!! Incrivel análise eles fizeram!!! Eu nunca tinha reparado que as batidas só aconteciam quando o Mario montava no Yoshi, nem que o tema assombrado tinha tanto em comum com o tema do Tubarão!!! Parabéns com toda a certeza pra eles!!!!

    • 3 de dezembro de 2011 às 18:30 -

      Dactar

    • Mesmo com o orgulho ferido de velho gamer devo confessar que as batidas que aparecem com o Yoshi eu nunca tinha percebido a relação também.

  • 3 de dezembro de 2011 às 18:27 -

    Dactar

  • Adorei!!!
    Dissecaram o contexto musical de Mário brilhantemente,o texto e a edição estão impecáveis também,se fosse eu o orientador do curso dessa turma,daria 10 com certeza!

    • 3 de dezembro de 2011 às 22:53 -

      Alexo Mello

    • Imagina, está longe de uma dissecação. Mas para uma análise musical básica, que mais pretende chamar atenção para o assunto, ficou bem legal, bem didática.

  • 3 de dezembro de 2011 às 18:29 -

    Renan

  • Podiam fazer de outros tbm hein!!!! Eu indicaria Metal Gear Solid hehehehe (pq será que escolhi justo esse?).

  • 3 de dezembro de 2011 às 18:52 -

    leandro(leon belmont) alves

  • os estudantes que fizeram isso estão de parabéns. me orgulho de ser pernambucano. :)

    • 4 de dezembro de 2011 às 20:31 -

      Edmartin martin

    • É um excelente trabalho.

      É uma pena que isso passe despercebido por muitos jogadores. Na época a maioria que jogava eram crianças e eu acredito que muitas (assim como eu) nunca prestaram atenção na diferenciação de áudio no jogo. Eu queria mais éra chegar ao final e salvar a princesa, ou pegar todas as estrelas.
      Eu nunca notei que as fases tocavam sempre a mesma música em ritmos diferentes.

    • 5 de dezembro de 2011 às 03:17 -

      Porfirio

    • Pernambucano Leandro? HEAUHEAUHAEU
      ê laiá, se pá vou caçar esse grupo lá no campus pra dar os parabéns

  • 3 de dezembro de 2011 às 18:58 -

    Dark Rock X

  • Achei muito interessante esta análise…as músicas podem mesmo nos dar dicas do que vamos enfrentar ou despertar várias emoções como raiva,medo,etc….imagina analisar as músicas de God Of War,Metal Gear Solid, Final Fantasy,etc. Off>: Tem músicas de encerramento que tão bonitas que a gente chega a se emocionar…

    • 3 de dezembro de 2011 às 19:33 -

      Renan

    • Metal Gear Solid é perfeito, trilha sonora perfeita e que se encaixa 100% no contexto do momento, principalmente quando soa um Alerta!!!! kkkkkkkkk

  • 3 de dezembro de 2011 às 19:43 -

    KING OF KINGS

  • parabens pros cara ai é unir o util ao agradavel

    • 3 de dezembro de 2011 às 19:43 -

      KING OF KINGS

    • nossa cara agora faz todo sentido eu estava sendo ipnotizado era por isso que eu nao conseguia parar de jogar kkkkk

      • 3 de dezembro de 2011 às 22:18 -

        Joao

      • Huahaahaauu

  • 3 de dezembro de 2011 às 22:20 -

    Joao

  • Nada como um trabalho muitissimo bem feito pra faculdade logo se tornar um sucesso, neh? Parabens pro trio! Nao eh facil msm dissecar um jogo q todos tem acesso ha tanto tempo, sem q ninguem tenha feito isso antes..

  • 4 de dezembro de 2011 às 01:28 -

    Kubrick Stare Nun

  • Muito bacana, agora eu entendo melhor porque SMW é o grande clássico que é.

  • 4 de dezembro de 2011 às 01:50 -

    Diogo Farias

  • Nossa! Muito legal saber dessas batidas quando o Mario está montado no Yoshi… Vou passar a reparar isso toda vez que for jogar agora…

  • 4 de dezembro de 2011 às 08:29 -

    Kiro

  • Muito bom o/ eu não sabia que era a mesma musica todas as fases só que estilo diferente ;D fora q isso deu pra relenbra minha infancia *-* xD

  • 4 de dezembro de 2011 às 11:03 -

    Larissa Cavalcanti

  • Opa Raphael e todos, obrigada! Estamos muito felizes por essa repercussão do vídeo, pois além de um trabalho para a faculdade, ele foi feito para os nerds que foram marcados por esse jogo maravilhoso! Respondendo às dúvidas, tiramos 10 sim! O professor adorou nosso trabalho e mostra agora para as outras turmas que fazem a disciplina. abs!

    • 5 de dezembro de 2011 às 08:43 -

      Renan

    • Parabéns pelo excelente trabalho!!!!

    • 5 de dezembro de 2011 às 15:30 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Olá, Larissa!

      Parabéns pelo ótimo trabalho, o 10 foi mais do que merecido!

      É um prazer para a Arkade difundir os games em suas mais variadas formas de expressão, sejam animações em stop-motion, sejam trabalhos de faculdade! =)

      Obrigado por disponibilizar o trabalho de vocês no Youtube e permitir que milhares de outros gamers se beneficiem com a análise de vocês! =D

  • 4 de dezembro de 2011 às 11:12 -

    Bill

  • Otimo trabalho , eu nunca tinha reparado a semelhança da ghost house com Tubarão , e nem sabia que era RagTime do resto percebi desde a primeira vez jogando xD
    agora só ia ser legal saber a nota que eles ganharam por este excelente trabalho.

  • 4 de dezembro de 2011 às 12:46 -

    Nicholas

  • Nossa, muito foda, fiquei de boca aberta… muito chique mesmo, e a trilha realmente transmite o que ela foi feita pra transmitir

  • 4 de dezembro de 2011 às 14:15 -

    KING OF KINGS

  • esqueceram de analisar a musiquinha que toca quando se perde no jogo acho tbm que ela é subjetiva pra dizer que o cara nao conseguiu

    • 4 de dezembro de 2011 às 16:56 -

      Nicholas

    • concordo, eh vdd, ela da uma sensaçao de: vc eh ruim

  • 5 de dezembro de 2011 às 10:27 -

    Rodrigo

  • Excelente trabalho! Parabéns aos três viu.
    Me fez pensar como uma trilha, que parece ser tão simples, é algo muito bem trabalhado, chega ser até brilhante.

  • 5 de dezembro de 2011 às 19:04 -

    Rafael_pk

  • Bom é uma pena mesmo porque eu já tinha notado tudo isso.

  • 15 de dezembro de 2011 às 19:31 -

    Nayara

  • Sempre gostei muito da trilha sonora do Mario Bros ( é o unico jogo que eu não abaixo o som ), embora nunca percebi a batida que tinha quando o Yoshi está no jogo ou a música da tela fantasma ser como a do filme Tubarão foi um ótimo trabalho desses alunos estão de parabéns.

  • 2 de março de 2012 às 13:29 -

    Carlos Moacir Prado Barcelos Carlitos

  • Ótimo trabalho pessoal! com certeza nota 10. Falando sobre trilha sonora de games, realmente são belíssimas! Lembro que desde os tempos em que eu jogava Nes , Mega Drive e Snes já curtia esse " estilo musical ", principalmente nos jogos: Super Mario, Sonic, Top Gear, Street Fighter e especialmente, a série Megaman.
    Atualmente sou músico e tenho como principais influências, além do bom e velho Rock'n Roll, as trilhas sonoras de Games clássicos.
    Bons tempos…

  • 21 de agosto de 2012 às 00:53 -

    Guilherme Parodi

  • faz uma analise do Diddy Kong Quest

  • 6 de novembro de 2012 às 16:53 -

    Henderson Alves Costa

  • realmente é uma analise extremamente precisa… só que a equipe cometeu um equivoco:
    eles disseram que na valsa das fases aquaticas o compasso da musica muda de binário para ternário (veja a parte do video do carinha explicando a sincopa: ele ta fazendo um compasso binário ali, ou seja: duas batidas por compasso…o compasso ternario é três batidas por compasso)… na verdade, todas as musicas do jogo é tocada em compasso quartenário (quatro batidas por compasso)… quem é musico entende o q eu quero dizer… e como tb sou gamer e fã da serie já tinha notado todas nuances musicais da analise (mas eu NÃO fiz um video tão profundo de forma que um leigo em musica pudesse entender)…

    não estou desmerecendo o trabalho da equipe, pelo contrário… está de parabéns!!

    e a critica q estou fazendo é apenas para melhorar um trabalho q tem tudo para ser perfeito!!

    sucesso!!

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