Conseguiram fazer funcionar o Adaptive Controller para o Nintendo Switch

27 de novembro de 2018
Autor: Junior Candido

Conseguiram fazer funcionar o Adaptive Controller para o Nintendo Switch

O controle adaptativo da Microsoft, aquele que foi desenvolvido para pessoas com deficiência ou mobilidade limitada, chegou neste ano. E foi fruto de muitos elogios da comunidade, por causa de sua qualidade e bom funcionamento. Ele pode ser “montado” para se adequar a diversos casos de necessidades diferentes.

Ele permite, por exemplo, que acessórios de terceiros sejam conectados, servindo assim de controles para o Xbox One. O controle adaptativo foi projetado para não ser exclusivo das plataformas da Microsoft, mas os outros fabricantes precisam primeiro fazer sua parte e adaptá-lo para funcionar em seus respectivos ambientes.

Mas, como diz uma das regras do mundo atual dos videogames: se uma empresa não faz, a comunidade dá um jeito e faz acontecer. Assim, um youtuber, que responde na Internet por MyMateVince mexeu no aparelho, e conseguiu encontrar uma maneira de fazer o dispositivo funcionar no Nintendo Switch.

Com um adaptador, e solução em softwares, MyMateVince mostrou o controle funcionando no console da Nintendo. Ele usou o adaptador de controle sem fio Mayflash Magic-NS. Que permite que o Switch se comunique com o Adaptive Controller. A partir daí, alguns processos de calibragens diferentes para periféricos diferentes, como o remapeamento do controle, usando o aplicativo da Microsoft, se faz necessário.

É possível levar acessibilidade para outros consoles

Todos os acessórios precisarão ser calibrados, nas configurações do Switch. E, aparentemente, os controles de movimento do console não funcionam, o que atrapalharia, por exemplo, a jogatina em Pokémon Let’s Go. O youtuber disponibilizou um vídeo, ensinando o seu processo, dá só uma olhada:

O método não é totalmente perfeito, e muito ainda pode ser melhorado. Mas a iniciativa é totalmente viável. E se mostra uma solução interessante para, já hoje, levar o Nintendo Switch ainda mais perto da acessibilidade. E mostra que, com um pouco de trabalho, Sony e Nintendo, de posse destas tecnologias, poderão tirar um proveito ainda maior do Adaptive Controller. Levando, assim, acessibilidade aos seus games.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *