Alienware apresenta o Concept UFO, um conceito de PC gamer portátil inspirado no Nintendo Switch

10 de janeiro de 2020
Autor: Junior Candido
Alienware apresenta o Concept UFO, um conceito de PC gamer portátil inspirado no Nintendo Switch

A Alienware, conhecida por seus notebooks e acessórios, lançou na CES 2020 um novo conceito. O protótipo, de nome Concept UFO, é um PC gamer com Windows 10, completo, com um formato semelhante ao do Nintendo Switch, com controles removíveis, dock, e tudo.

O Concept UFO tem um projeto que conta com a unidade principal, que é uma tela de 1200p de oito polegadas, a bateria, e todo o hardware necessário para funcionar. Dois controles, que são conectados por um sistema de trilhos magnéticos. E uma unidade hub, semelhante ao estilo da Joy-Con, que permite que as duas metades separardes se transformem em um único controle.

Ele tem portas USB-C, localizadas na parte superior e inferior, que servem para carregar o aparelho, e conectá-lo a um monitor externo. Também é possível conectar mouse e teclado, para usar o conceito como um computador comum, para as tarefas do dia a dia. O aparelho pesa um pouco menos de dois quilos, bem mais pesado do que o Switch. E tem design próprio da Alienware, com detalhes em hexágono e ângulos agudos.

Alienware apresenta o Concept UFO, um conceito de PC gamer portátil inspirado no Nintendo Switch

Em testes realizados por quem testou o aparelho na CES 2020, foi possível conferir que os jogos, apesar de não rodarem com o melhor visual possível para um game de PC, funcionaram de maneira bastante satisfatória. A opinião de quem testou o aparelho é de que os games, como Mortal Kombat 11, ficam mais bonitos no protótipo do que no port do Switch.

A ideia, claro, é a de levar os games de PC, inclusive os atuais, para qualquer lugar. O GPD Win já trabalha com este conceito, porém o seu hardware fica limitado a games antigos e indies mais simples. Já a ideia do Concept UFO é a de levar, na medida do possível, jogos mais atuais, na jogatina portátil, em qualquer lugar. Para quem não se importa muito com poderio gráfico, não gosta do espaço ocupado por um PC, ou pra quem quer jogar GTA V em qualquer canto.

Alienware apresenta o Concept UFO, um conceito de PC gamer portátil inspirado no Nintendo Switch

Como se trata de um conceito, a Alienware não falou nada sobre componentes ou hardware que acompanham o Concept UFO. Como é um conceito, e não um produto finalizado, e disponível para o público, é fato que a empresa está usando a CES 2020 para recolher retorno dos visitantes e seguir o seu desenvolvimento. Um PC gamer portátil (sem se referir aos notebooks) é ainda algo um tanto difícil de existir de maneira plena, já que questões como bateria, capacidades gráficas, possibilidades de upgrades e resfriamento são fundamentais para o bom funcionamento.

Entretanto, é interessante ver que empresas como a Alienware estão interessadas em explorar esse nicho. Que tem potencial para conquistar vários jogadores, em várias necessidades.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *