Alta do mercado chinês de games estimula empresas brasileiras, como a Kinship, a investir no país

27 de maio de 2021
Alta do mercado chinês de games estimula empresas brasileiras, como a Kinship, a investir no país

Desde 2014, quando o governo chinês abriu o mercado de videogames, o país seguiu tendência de liderança no setor. A ponto de disputar, centavo a centavo, a liderança com os Estados Unidos. Entre investimentos no setor e intervenções do governo local, como o impedimento de lançamento de novos jogos, o mercado Chinês de games se tornou notícia corriqueira entre o mundo corporativo dos jogos eletrônicos.

Um exemplo do atual momento chinês nos games se chama a Tencent. Uma das principais companhias de games do mundo, a companhia tem participações em grandes nomes do setor, como a Riot, a Blizzard, a SuperCell e a Epic Games.

Ou seja, a gigante, que também é responsável pelo WeChat tem participação direta, com seus investimentos, em fenômenos culturais como League of Legends, World of Warcraft e Fortnite, com seus milhões de jogadores e conteúdos publicados diariamente.

Este cenário tem atraído também os brasileiros. A Kinship, desenvolvedora de Skydome, agora se associou ao Escritório Internacional da InvestSP em Xangai, e receberá apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo. A iniciativa busca encontrar espaço na já concorrida corrida por mercado na China.

“A China é muito importante para nossos planos já que lidera o mercado gamer com estimativas de receita de US$44,26 milhões em 2020, de acordo com a consultoria especializada Newzoo, conta João Gava, cofundador da Kinship. “Nós já tínhamos contatos com algumas publicadoras de games na China e acreditamos que o suporte da InvestSP vai facilitar e acelerar o processo de levar Skydome para o público chinês”

“O Escritório Internacional de Xangai tem um perfil de associação exclusivo para startups, no qual a Kinship se enquadrou. Toda a estrutura física e nossa equipe ficará à disposição da empresa para executar sua estratégia na China. Sabemos que essa será uma parceria vencedora. Ela trará resultados positivos tanto para InvestSP quanto para a Kinship, afirmou o presidente da InvestSP, Wilson Mello

A iniciativa buscará um projeto de trabalho focado em duas vertentes: promoção e internacionalização. A equipe da Kinship será preparada para atuar na China, entendendo os costumes locais e aprendendo a se adaptar com o público local. Também poderá identificar parceiros e investidores, organizar encontros com membros do mercado chinês, além de monitorar oportunidades. A Kinship, ainda, poderá entrar no mercado com parcerias com uma Publisher chinesa.

Apesar do mercado de games estar bem aquecido na China, o país vive um momento único de investimentos. Recentemente, ouvi um excelente e importante relato sobre o mercado chinês no podcast Stock Pickers. Sendo um país que investe não só em games, mas em varejo, bebidas e até em cemitérios, é interessante ouvir o relato de quem esteve lá, para conhecer um país com costumes tão diferentes.

Skydome já foi lançado no Brasil em acesso antecipado para PC desde novembro de 2020 e pode ser baixado gratuitamente nas lojas digitais Steam Nuuvem.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *