Análise Arkade – Dirt Rally 2.0 e a sua busca pela simulação perfeita

26 de fevereiro de 2019

Análise Arkade - Dirt Rally 2.0 e a sua busca pela simulação perfeita

Desde que a série Dirt se estabeleceu, muito se discutia sobre o seu propósito. Se o game seria um legítimo simulador de rally, com todas as dificuldades que uma boa corrida off-road pode oferecer. Ou se ele serviria apenas para divertir, com o bom e velho jeitão arcade de ser.

Após várias apostas, a Codemasters, aparentemente, bateu o martelo. A série Dirt, apesar de oferecer desafio e bons controles, conta com facilidades na direção para os novatos. Funcionando, assim como um interessante meio termo, que agrada gregos e troianos. Enquanto isso, uma nova série, mais focada na simulação, feita para exigir mais dos jogadores, acabou surgindo. Era o Dirt Rally.

Com esta ideia em mente, de oferecer um simulador do mais completo possível, oferecendo aos jogadores uma corrida desafiadora e complexa, chegou Dirt Rally 2.0. Não espere por controles fáceis por aqui. Na verdade, para os novatos, conseguir andar em linha reta já é uma boa conquista. Mas, para todos aqueles que, independente do nível, se dedicam a aprender o game, a sensação de “dever cumprido” é imensa. Vai por mim.

Uma equipe pronta só pra você!

Análise Arkade - Dirt Rally 2.0 e a sua busca pela simulação perfeita

Diferente de um modo carreira, no qual você só escolhe o carro e sai acelerando, em Dirt Rally 2.0 você tem uma equipe dedicada apenas pra você. Em Minha Equipe, você vai organizar o seu próprio time de corridas, comprando novos carros, ou melhorando-os. Também dá pra melhorar os fatores de desenvolvimento, contratando novos engenheiros. E, claro, conforme você vai correndo e avançando no game, melhorias ficam disponíveis.

O modo foi feito para que o jogador possa, de fato, se dedicar muito nas corridas. Você poderá correr no Rally e no Rallycross, além de eventos semanais e diários. Os dois últimos, claramente, foram feitos para sempre oferecerem algo de novo aos corredores.

Mas, se você só quer ligar o game e curtir uma corrida ou outra, vá para o Jogo Livre. Lá temos vários outros tipos de corridas, que garantem um conteúdo extra ao game. É possível correr com carros de rally dos anos 70, 80 e 90, criar seu próprio campeonato, fazer time trials, e até competir no Mundial de Rallycross, da FIA.

No mundial, o game pega o licenciamento de torneio, carros e oito pistas, garantindo um extra para os jogadores bem interessante. O que, de fato, é necessário. Afinal de contas, a Codemasters, por alguma razão, achou que não era boa ideia apostar em um multiplayer robusto, oferecendo apenas o mais básico possível, já dando a entender que serão poucos os que se aventurarão em corridas online.

Quantidade nunca sempre é qualidade

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Entretanto, quem joga Dirt Rally, ás vezes nem está interessado em muito conteúdo. Para isso já existe a série tradicional. Aqui, o desafio está na própria pista. Dirt Rally 2.0 nos leva a crer que é um dos locais os quais a Codemasters mais busca elevar os seus recursos, que acabam indo parar em seus outros games de corrida.

Os carros contam com uma riqueza impressionante de detalhes, assim como as pistas. Por se tratar de um jogo de rally, o cuidado dos desenvolvedores em “sujar” o carro é presente. Vale a pena ver os carros terminando as corridas todos encharcados na sujeira. Assim como efeitos de poeira, chuva e barro, que impressionam demais.

Outro aspecto interessante por aqui é o som. Como a busca é por realismo, o som é digno de elogios por questões simples, mas interessantes. Como, por exemplo, as instruções do navegador, que soam mais próximas do normal, com o motor “atrapalhando”, caso seja algum bem barulhento. Assim, seja com um headset, ou um Home Theater competente, você poderá usufruir ainda mais dos aspectos sonoros.

Hora de treinar

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Se você, novato ou experiente, quer se aventurar em Dirt Rally 2.0, só posso te falar uma coisa: treine muito. O game busca elevar ao máximo seus aspectos realistas, e isso significa que não há nem o tradicional modo rewind, aquele de games da Codemasters que permite que você “rebobine” a corrida, e corrija um eventual erro. Aqui é: bateu, perdeu.

Mas, é exatamente na dificuldade que se encontra o seu grande mérito. E fator replay. Pois é treinando, treinando e treinando, que você, com dedicação, poderá contar com habilidade suficiente para progredir no game. O game, apesar de complicado, também oferece ajuda.

Dá pra deixar a dificuldade um pouco mais amena, assim como ajustar um melhor jeito de guiar. Pegando o jeito, hora de deixar estas configurações um pouco mais complexas, até se sentir confortável para correr “pra valer”. Também é possível começar com carros mais lentos, e ir se adaptando aos novos carros. O time trial está lá pra isso.

Um verdadeiro rally, para poucos

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Sim, é um game para poucos. Mas ao mesmo tempo, Dirt Rally 2.0 oferece sim um nível de direção muito mais complicado do que os games tradicionais, permitindo até corridas bem próximas do mundo real. Isso não quer dizer que o jogo é inacessível. Qualquer um que tenha o interesse de se aventurar, encontrará no game um contexto amigável, para treino.

Lembre: não estamos falando de jogatina casual. E sim de pessoas que queiram melhorar suas habilidades ao volante, ou ao controle. Para elas, há, mesmo que de maneira um pouco mais acentuada, alguns recursos para ir, aos poucos, desligando as assistências, e curtindo mais o gameplay da forma a qual ele foi planejado.

Somando a isso um bom trabalho visual e sonoro, Dirt Rally 2.0 pode sim ser facilmente indicado para todos aqueles que gostam de um bom game de corrida. Claro, desde que curtam um bom simulador. Diferente de outros jogos que focam apenas na simulação, há aqui uma difícil, porém interessante curva de aprendizado, útil até para quem quer se dedicar em outros games de corrida, devido ao seu alto grau de exigência.

Dirt Rally 2.0 chega hoje, com versões para Playstation 4, Xbox One, e PC.

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