Análise Arkade – FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

9 de outubro de 2018
Autor: Junior Candido

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

Mais um ano, mais um FIFA. Para 2019, a EA seguiu em sua estratégia de fazer de seu game de futebol ser “mais do que um jogo de futebol”. Com isso, os responsáveis pelo game, além de trabalhar nas aguardadas melhorias, também investiram em novos contratos. E em novas ideias.

Em tempos em que se questionam se é viável um jogo de futebol por ano, devido ao preço e por trazer sempre um “mais do mesmo”, FIFA 19 busca prender seu jogador com modos de games e o mundo online. Além disso, a chegada da UEFA Champions League fez com que ela fosse bem explorada, ao invés de ser “mais um modo”.

De qualquer forma, o game trouxe o aguardado pelos jogadores. Algumas melhorias, o final da Jornada de Alex Hunter, novos e criativas maneiras de se jogar as partidas, e a UCL com todo o seu charme, são algumas das atrações pelos campos da EA.

Quer um jogo bonito? Aqui tem!

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

Começando pela evolução. O visual do jogo, de fato, melhorou muito desde 2018. Efeitos mais caprichados, e detalhes mais ricos deixam tudo mais parecido com um jogo de verdade. Por mais que seja clichê falar isso, de fato a evolução visual se faz presente por aqui. FIFA 19 traz melhores animações, camisas mais realistas, e mosaicos no início dos jogos.

A presença não só da Champions League, como a de ligas como a La Liga, espanhola, e a inglesa Premier League, também fazem bem ao aspecto visual. As propagandas oficiais, assim como a comunicação visual destes torneios dão um toque de “realidade” ao jogo. Assim, você pode curtir jogos variados, com placares diferentes, e placas laterais idem.

Tanto nos detalhes, quanto nas expressões dos personagens, é possível ver que a equipe responsável sempre busca melhorar este fator. O clima de jogo grande, e, especialmente, o clima de final de Champions League, que será realizado no Wanda Metropolitano, em Madrid, fazem com que o game fique bonito, e com variedades no seu gameplay.

Uma grande jornada de opções em FIFA 19

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

A Champions League, é quase que onipresente no game. Como uma forma de explorar bem a nova parceria, a UCL está em praticamente todos os modos. Quer curtir uma final rapidinho com seu amigo? Vá no jogo rápido! Quer jogar todo o torneio? Tem o modo específico. Quer jogar com Alex Hunter? O torneio é parte importante da Jornada. Tudo leva para a bola estrelada, e é possível aproveitá-la de várias maneiras.

E lembrando que não é só a Champions League. A parceria também dá acesso a UEFA Europa League, assim como a Supercopa da UEFA, a famosa final entre os campeões dos dois torneios. E, falando em final, há diversas, como a da MSL, a FA Cup, ou a Taça Portuguesa. E, também é possível criar seu próprio torneio, incluindo o futebol feminino. Com direito a Kim Hunter na seleção dos EUA, se você quiser.

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

Também há o Modo Jornada. Já falei deste modo anteriormente, porém podemos falar que o modo oferece três histórias. Kim Hunter e Danny Williams somam a Alex Hunter com torneios como a UCL, suas ligas regionais, e a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá na França, no ano que vem. Ainda falando sobre futebol feminino, é uma pena nossa seleção não ser licenciada desta vez. Jogar com a “Tocantins” é o fim da picada.

Um novo Jogo Rápido deixa o jogo mais divertido. Assim sendo, é possível jogar sem regras, o que exclui impedimentos ou faltas. O “battle royale”, chamado aqui de “sobrevivência”, que tira um jogador do time que sofre um gol também foi uma iniciativa divertida. Há um modo em que gol com chute de fora da área vale 2, e um outro na base do “quem fizer, ganha”. Ainda dá pra fazer “ida e volta”, além de criar playoffs.

Ainda é possível jogar o modo carreira, podendo começar como jogador e se aposentar, virando manager. E, com direito a Danny Williams e Alex Hunter como opções, para continuar controlando-os, mesmo após o fim da jornada. E, claro, o Ultimate Team se faz presente, para quem curte o modo.

Puxando o freio

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

Em tempos de futebol acelerado, FIFA 19 diminui sua velocidade. É possível, por exemplo, ajustar a forma de jogar, durante o jogo. Assim, você organiza e testa várias maneiras de jogo, e pode alterar durante o jogo, para surpreender seu adversário. Mexer em movimentos e visual é bom, mas ajustar obediência tática e comportamento em campo é igualmente necessário. E por aqui, a EA acertou.

Com isso, temos jogos mais cadenciados, que não vai adiantar fazer ligações e nem sair correndo feito um doido, buscando o gol. Assim, o jogo de corpo, a movimentação sem bola e o chute calibrado ajudam a fazer as partidas ficarem mais próximas da realidade. Mesmo no modo manual, que, assim como games de corrida, dão todo o controle do jogador pra você. A assistência até que segue boa, porém, não são raras as situações que você passa focando em um jogador, e a assistência passa para outro. Dando assim, chances irritantes de contra-ataque ao adversário.

As partidas, aparentemente, ficaram mais lentas, porém isso é bom. Não estamos falando de jogos lentos em excesso. E sim de maior valor para a estratégia, assim como a visão de jogo. É até curioso mencionar isso sobre uma série que, lá pelos anos 2000, era conhecida pela sua velocidade frenética. Porém, se faz necessário estas mudanças, para que o jogo possa ser mais democrático. Tentando, assim, agradar gregos e troianos.

FIFA 19 acertou o gol ou mandou pra fora?

Análise Arkade - FIFA 19 traz novas e divertidas maneiras de se jogar futebol

A EA já sabe que os jogadores de futebol querem mais do “que um simples game”. Assim, a resposta é em forma de um jogo robusto, e cheio de conteúdo. Que valem, eventualmente, uma jogatina casual, passando pela diversão entre amigos, até uma dedicação maior nos modos do game fazem com que o jogo siga nos videogames e computadores por um bom tempo.

Há acertos e erros nos modos disponíveis, porém vemos boa intenção em todos eles. Já no gameplay, a série segue agradando quase que exclusivamente aos “fifeiros”, entretanto, os famosos bugs continuam. FIFA 19 não tem uma cara de revolução, e sim, de evolução. A Frostbite já está bem estabelecida nos jogos, assim como seus modos e gameplay.

Por certo, o jogo vai seguir agradando seus jogadores, dando a eles um tempo gigante de exploração. E também há que mencionar que estes modos divertidos, que seriam perfeitos em um FIFA Street (Alô EA, queremos jogo novo da série!), são bem legais pra se curtir com os amigos. E, por fim, vemos o quanto a série FIFA quer se aproximar cada vez mais do fã do futebol.

FIFA 19 está disponível para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *