Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

6 de dezembro de 2022
Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Impaler é um roguelike com inspiração bem forte nos games clássicos de Doom simples e muito divertido. Desenvolvido pela Apptivus, o jogo é leve, simples e viciante. Completamente focado em tiroteio em arenas, o título é ideal para aquela jogatina rápida e completamente descompromissada. Com um nível de dificuldade variável e muita ação, o custo-benefício aqui é a palavra-chave.

Mas não esperem nada extremamente elaborado ou cheio de nuâncias. Isso porque a Apptivus é um “exército de um homem só”, no qual um único desenvolvedor independente levou quatro anos para fazer um game afiado e com mecânicas divertidas. A principal delas, como o próprio nome do game sugere, é a de impalar seus inimigos para recuperar vida. Mas não é só de impaladas que vive Impaler, por isso vamos falar sobre ele nessa análise completa.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Direto para a ação

Impaler dispensa qualquer apresentação, enredo ou história para lançar o jogador direto para a ação. Organizado em 10 fases rápidas com boss como fase bônus, o game deixa tudo nas mãos do jogador de modo muito orgânico e com uma curva de dificuldade que nem sempre faz muito sentido. Porém, consegue ser bastante gratificante em sua experiência como um todo.

De início, o jogo apresenta algumas caixas de tutorial mega rápidas somente para que o jogador se familiarize com as mecânicas de armas, efeitos de cenário e, obviamente, as impaladas. Impaler funciona através de ondas de inimigos em um único cenário que vai se modificando a cada nova onda. Essas ondas são aleatórias e utilizam individual ou de forma combinada cerca de seis inimigos diferentes em combinações e tamanhos distintos que podem influenciar a dificuldade do jogo.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Além disso, mesmo que o cenário seja o mesmo sempre, uma espécie de igreja antiga com um pentagrama no meio e alguns pilares, a forma que Impaler encontrou para variar a jogatina foi com a inclusão de obstáculos como toras de madeira, pilares de pedra, galões de combustível explosivos e até serras que saem do chão para causar dano. Cada onda de inimigos apresenta assim um layout completamente diferente de obstáculos destruíveis, fazendo do próprio cenário um desafio à parte na jogatina.

Juntando ouro e ficando mais forte

Como todo roguelike, Impaler também possui melhorias temporárias que ajudam o jogador a ter mais capacidade de superar seus desafios, mas que duram até o final daquela partida. No decorrer das ondas de inimigos, podemos faturas moedas de ouro que caem de alguns inimigos ou então completar objetivos secundários, como empurrar uma taça de ouro para um local em específico do mapa para faturar mais ouro.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Esse ouro é trocado entre ondas de inimigos por melhorias das mais variadas e sortidas possíveis. São quarenta e três melhorias ao todo, que surgem de modo aleatório em cada partida. Elas podem ser melhorias que modificam efeitos do cenário, melhorias para sua arma, para a sua habilidade de impalar, para o seu avatar propriamente dito e para obter mais ouro de alguma forma.

Além disso, como as melhorias são aleatórias em cada jogatina que fazemos, elas ainda servem como uma espécie de colecionável de Impaler, fazendo com que o jogador opte, ao menos no início, por dar preferência às habilidades desconhecidas primeiro, para completar a coleção disponível na tela inicial do game.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

O interessante é que, mesmo que essas habilidades sejam muito úteis e, muitas vezes, até bem criativas, elas não impedem o jogador de morrer. Aquele efeito “esponja de balas” que alguns roguelikes acabam tendo não surge aqui, o que é ótimo. Isso porque, dessa forma, o jogador terá a sensação de perigo até a última fase do jogo, mesmo que as melhorias se acumulem cada vez mais a seu favor.

Divertido, não difícil

Aqui temos um ponto bem importante de ser ressaltado, principalmente para os amantes de desafios e altas dificuldades tanto em roguelikes quanto em Doom likes. Impaler não é um jogo extremamente difícil. Ele tem sim seu nível de desafio e qualquer jogador vai morrer algumas vezes até entender como funciona cada inimigo e cada efeito de mapa durante as ondas.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Entretanto, jogadores já minimamente experientes em games no estilo dos Doom clássicos não encontrarão muita dificuldade por aqui. Eu, que não me considero um jogador habilidoso de Doom likes, embora goste muito do subgênero, levei cerca de uma hora e vinte para vencer o boss final pela primeira vez, o que é considerado como “zerar” o jogo.

Claro que, se tratando de um roguelike, o fator replay de Impaler nos faz continuar jogando de novo e de novo mesmo após um primeiro sucesso. Até porque temos diversas armas diferentes para liberar durante a jogatina, bem como as já citadas melhorias que servem de colecionável. Mas o ponto aqui é que todo o processo de enfrentar ondas de inimigos e lidar com os desafios de mapa não são nada surpreendentemente difícil para quem já está minimamente acostumado com o gênero.

Análise Arkade: Impaler, o roguelike no qual você pode impalar seus inimigos

Isso pode ser um ponto negativo para alguns mais ávidos por dificuldades extremas, e confesso que senti falta no jogo de uma configuração de nível de dificuldade por exemplo. Mas nem de longe considero isso um defeito propriamente dito. Impaler é um jogo tremendamente divertido, conciso em sua proposta e propositalmente rápido. O que é um frescor excelente em meio a tantos jogos com dezenas de horas de duração.

Custo-benefício sensacional

Eu poderia gastar mais alguns parágrafos aqui falando sobre Impaler, mas eu acabaria sendo redundante. O fato é que o game cumpre o que pretendia cumprir: um shooter de arena divertido, com mecânicas de roguelike bem niveladas, um nível de desafio impecável que não dá espaço para frustração desnecess´ária e um visual de pixel art competente. Aqui a definição de “menos é mais” cabe muito bem!

Por fim, sendo talvez a cereja desse bolo de impaladas, sangue e demônios biomecânicos, temos o seu valor. Lançado até o momento dessa matéria somente pela Steam, Impaler custa a bagatela de R$10,49 em seu preço cheio. Um valor honesto para um jogo divertido e de proposta igualmente honesta. Só por aí temos um custo-benefício sensacional pela diversão que o jogo traz.

Impaler foi lançado hoje, dia 6 de dezembro de 2022 e está disponível para PCs via Steam.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *