Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

22 de junho de 2023
Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

Mega Man Battle Network é uma série que marcou toda a geração do Game Boy Advance e subsequentemente do Nintendo DS. E finalmente, após muito tempo, a Capcom lançou uma coletânea inteira com todos os seus games para as plataformas atuais!

E a coletânea impressiona muito, pois apesar da série Battle Network possuir apenas seis games, aqui temos um total de 10 games em uma coletânea só! Ou melhor, uma coletânea dividida em duas partes que podem ser compradas separadamente.

Mas vamos ao que interessa e conferir nossa análise de Mega Man Battle Network Legacy Collection. Por isso, conecte o seu PET, carregue o seu programa Navi e parece-se para fazer Jack In!

10 Games em um pacote só

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

A coletânea de Mega Man Battle Network Legacy Collection, assim como rolou com as coletâneas da série clássica de Mega Man e de Mega Man X, é dividida em duas partes, da seguinte forma:

Mega Man Battle Network Vol 1 contém:

  • Mega Man Battle Network
  • Mega Man Battle Network 2
  • Mega Man Battle Network 3 Blue
  • Mega Man Battle Network 3 White

E o Vol. 2 contém:

  • Mega Man Battle Network 4 Red Sun
  • Mega Man Battle Network 4 Blue Moon
  • Mega Man Battle Network 5 Team Protoman
  • Mega Man Battle Network 5 Team Colonel
  • Mega Man Battle Network 6 Cybeast Gregar
  • Mega Man Battle Network 6 Cybeast Falza

A série, do seu terceiro game em diante, seguiu de forma semelhante o estilo de lançamento de Pokémon, com duas versões diferentes, cada um contendo recursos exclusivos, principalmente Navis e missões, além de pequenas diferenças nas histórias.

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

No caso de Mega Man Battle Network 3, explicando forma bem superficial, a versão Blue é mais “fácil”, enquanto a White oferece um desafio maior. Na época do lançamento do game certamente deveria ser difícil escolher qual versão comprar, mas para essa coletânea felizmente não temos isso, todas as versões de todos os games estão aqui!

Diferente dos outros games da franquia Mega Man (com exceção é claro de Mega Man Soccer e Battle & Chase), com seus icônicos estilo de plataforma e tradicionais batalhas contra oito chefões antes de liberar as fases finais, Battle Network possui um estilo que mistura RPG e batalhas táticas em arenas em Grid, misturando tanto ação em tempo real, batalha por turnos e card game, tudo numa coisa só, mas que vamos explicar mais detalhadamente adiante.

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

E, seguindo o mesmo formado das Legacy Collection das outras “sagas” da franquia, a coletânea traz também alguns extras e funcionalidades bem legais, como uma galeria de artes e músicas, a opção de sair do game atual e trocar para outro sem demora, e alguns recursos para facilitar as coisas para jogadores mais novos, como poder ativar uma opção que deixa o Mega Buster no nível máximo, auxiliando durante as batalhas, bem como a opção de “baixar” chips extras para o game, que no passado era distribuídos em eventos em lojas feitos pela Capcom lá no Japão. Um exemplo, no primeiro Battle Network, é poder baixar um chip que adiciona o personagem Bass ao game, que é um “summon” incrivelmente poderoso e útil, principalmente nas primeiras horas do game.

Mega Man.exe, carregar!

A série Mega Man Battle Network possui um gameplay totalmente diferente da franquia em geral. Jogamos o game em dois diferentes “mundos”: O mundo real, e o mundo digital. No mundo real, controlamos o protagonista da história, Lan Hikari, um jovem estudante escolar que vivia uma vida tranquila, até que o grupo terrorista conhecido como WWW começou a atacar a cidade, com o objetivo de controlar o mundo digital e consequentemente toda a sociedade, espalhando caos e destruição.

No mundo da série, todas as pessoas possuem os seus próprios PETs, que basicamente são smartphones para nós aqui no mundo real. A diferença é que cada PET possui um programa especial, chamado Navi, com cada Navi existente possuindo sua própria personalidade e habilidades. Esses programas são usados para tudo, para (literalmente) explorarem a internet, entregar e-mails e mensagens, acessar terminais remotos e, é claro, batalhar! E Lan utiliza o programa MegaMan.exe para fazer tudo isso por ele. E com a ajuda de Mega Man, ele precisa colocar um fim nos planos maléficos da WWW!

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

Mega Man Battle Network possui um estilo bem diferente e único. Aqui, controlamos Lan, enquanto exploramos um pequeno mundo real em perspectiva isométrica. Ao explorar o mundo, encontramos diversos objetos com conexão com a internet, que contém “Jack-in ports”, em que podemos conectar o PET e acessar os sistema de tal objeto, seja uma televisão, uma lousa digital, um semáforo, e muitos outros tipos de objetos.

No mundo digital, passamos a controlar Mega Man, também numa perspectiva isométrica, mas em cenários totalmente diferentes… e labirínticos. Basicamente temos três tipos de cenários que podemos visitar no mundo digital: Terminais fechados, que possuem mapas pequenos. A própria internet, que é composta por uma série de caminhos labirínticos que ligam computadores de personagens importantes. E por fim as dungeons, que é onde a ação acontece.

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia
Calvo aos 5.

Mesmo sendo uma série para consoles portáteis, os games de Mega Man Battle Network são bem extensos, principalmente em relação as dungeons que são bem grandes e verdadeiramente labirínticas, sem qualquer indicação de caminhos ou mapas para você se localizar, pelo menos nos seus primeiros games. Em suas sequências, a Capcom adicionou a opção de visualizar o mapa, o que ajuda muito a progressão.

E então, entramos na parte das lutas. Para começar, Mega Man Battle Network é considerada uma série de JRPG, ou seja, ao explorar a internet, você cairá em muitas random battles no caminho (as vezes, batalhas até demais em curtos trechos de caminhada), com diversos vírus atacando.

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

As batalhas ocorrem em mapas compostos por dois grids de 3×3. Do lado esquerdo está a área usada por Mega Man, e na direita a área usada pelos vírus. Você pode se mover livremente por sua área, bem como atacar. E, ao topo da tela, há a barra chamada “Custom”, que vai se enchendo com o tempo. Quando ela carrega, você pode equipar-se com cartas, que podem ser usadas livremente, possuindo todo tipo de efeito, como armas mais fortes, cura, ataques especiais e summons de Navis de amigos, que você conquista batalhando contra eles.

O uso dessas cartinhas no início é um pouco complexo, mas com o tempo você pega o jeito, principalmente a sinergia entre elas. Por exemplo, se você conseguir equipar cinco cartas do tipo “Cannon” cada uma com uma letra formando uma sequência, exemplo “A-B-C-D-E”, essas cartão se fundirão em um canhão mais forte, que dispara continuamente por um período de tempo.

Assim, Mega Man Battle Network funde três gêneros de gameplay numa coisa só: O gameplay tradicional de Mega Man, RPG por turnos e card game, e curiosamente esse estilo funciona muito bem!

Audiovisual

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

Assim como nas Legacy Collection anteriores, esta coletânea contém todos os seus games com seus visuais originais, com resolução em tela quadrada e molduras que preenchem o restante da tela (e que podem ser customizadas). E também possui um filtro que suaviza os pixels das imagens.

Esse filtro, nos games da série Mega Man X, Mega Man Zero e Mega Man ZX deixava tudo bem estranho, praticamente borrando a imagem, mas neste caso, o uso do filtro gera um resultado muito bom! Em minhas jogatinas, optei por jogar com o filtro ativado, ao invés de jogar com o visual original pixelado, o que não ficou nada mal!

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia
Esse é o visual original pixelado
Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia
E aqui o visual com o filtro, que não ficou nada mal!

A coletânea ainda roda de forma muito bem, com raros momentos de lag. Menciono isso principalmente pois a coletânea da série Mega Man X havia muitíssimo lag. Mas aqui, tudo rola de forma bem suave.

A trilha sonora da série é muito boa, com aquela grande dose de nostalgia gerada pela plaquinha de som do Game Boy Advance. Porém, sendo games mais antigos, há uma grande repetição de músicas em alto volume, principalmente nos primeiros games da coletânea. E os efeitos sonoros são mais presentes durante as batalhas, para dar mais “volume” à ação.

Infelizmente, Mega Man Battle Network Legacy Collection não possui localização em português brasileiro.

Conclusão

Análise Arkade: Mega Man Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de nostalgia

Mega Man Battle Network Legacy Collection é um excelente resgate de uma icônica fase de uma ainda mais icônica franquia. E, principalmente, um resgate completo da série Battle Network, trazendo todas as versões de seus games, além de conteúdo que no passado eram exclusivos apenas a eventos presenciais que aconteceram lá no Japão.

Essa coletânea é uma forma perfeita de novos públicos poderem conhecer a saga de Lan e Mega Man.exe, além é claro da oportunidade perfeita dos fãs de longa data poderem se divertir novamente com a série. Isso sem mencionar que a coletânea ainda conta com multiplayer online, em que você pode colocar o seu Mega Man para enfrentar outros jogadores, resgatando essa funcionalidade do passado, sem a necessidade de um cabo link direto!

Mega Man Battle Network está disponível para PC, Playstation 4 e Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *