Vale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.

4 de abril de 2018

Vale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.

Os notebooks foram ganhando espaço, por causa de sua praticidade e configurações cada vez mais poderosas, que garantem a mobilidade e produtividade. Porém, os gamers, até pouco tempo atrás, não olhavam com bons olhos os computadores portáteis, já que elementos como a pouca saída de ar, as GPUs que não são tão poderosas assim e a dificuldade de se trocar peças vitais, fazem com que estes dispositivos sejam utilizados como emuladores, ou para rodar jogos mais antigos.

Porém, as coisas estão mudando. GPUs externas dão poder extra aos notebooks, dispositivos gamers contam com configurações bem interessantes — a preços salgados — e os produtos que garantem um upgrade saudável também estão à disposição. HDs ou SSDs e memórias RAM são elementos facilmente substituídos hoje em dia, e vários destes itens podem melhorar, pra valer, o funcionamento de um notebook.

O que ganho com upgrade de memória RAM?

Vale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.

Para conhecer mais sobre este tema, conversei com o Iuri Santos, especialista da HyperX, sobre memórias RAM, e como elas podem melhorar um notebook, seja para games, ou para o trabalho. Sobre a real melhora que um dispositivo portátil ganha ao fazer o upgrade de RAM, Iuri explicou que memórias maiores e mais rápidas ajudam o computador a executar suas tarefas com mais tranquilidade, “desafogado”, permitindo que a CPU trabalhe com as suas capacidades reais, o que garante mais rapidez nas tarefas.

Também questionei sobre o gênero que ganha mais com um upgrade de RAM. Para o especialista, os games MOBA (League of Legends, DOTA 2, Heroes of the Storm…) passam a rodar sem engasgos, os emuladores rodam mais suaves e estáveis no framerate, e os FPS (Counter Strike, Warface…), mesmo com gráficos no mínimo, também podem ganhar em frames, o que garante, para qualquer gênero, um melhor desempenho, a ausência de travadas (desde que se respeite as limitações gráficas) e menos irritações. Iuri também lembrou que as engines mais antigas, de jogos da geração passada, também lidam bem com a memória RAM, o que garante que um game como Batman: Arkham Asylum rode melhor em seu notebook.

Sobre o mito de que upgrade de memória RAM não resolve muitos problemas, Iuri explicou que as memórias são sim um upgrade bem viável e prático, pois ajuda de maneira direta ao desempenho do computador, já que tira do HD a função de complemento de memória, além de, como já foi mencionado, melhorar o desempenho da CPU.

Hora de dar um “impact” no notebook

Vale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.

Para testar a melhora, usamos um notebook com a seguinte configuração: Processador i5 com 2.5 GHz, uma GPU Intel HD Graphics 4000 de 1 GB, 4 GB de memória RAM DDR 3 e HD “tradicional” de 500GB. Troquei os 4 GB originais por dois pentes de 8 GB Impact da HyperX, o que deixou o notebook com 16 GB, a velocidade de 1600 MHz. O máximo de velocidade que uma Impact alcança é 2.133 MHz, e ela faz overclock automático, se otimizando automaticamente ao dispositivo o qual foi conectada.

A primeira melhora sentida foi na execução de tarefas corriqueiras, pois o aumento de memória RAM permite que o computador aguente mais atividades, sem oferecer travadas. Isso significa mais de dez abas abertas em um navegador, vários outros aplicativos trabalhando em conjunto e nenhum sinal de engasgo. A velocidade de processamento continua a mesma, uma vez que trabalhamos com HD comum neste teste, e a memória em nada influencia o iniciar do sistema ou o acesso a arquivos.

Mas nos games, tivemos ótimas surpresas. Ballistic Overkill, com gráficos no mínimo e resolução máxima (1280×800) rendeu entre 45-55 FPS, o que deixa a ação bem satisfatória. This is the Police, jogo policial que parece que foi desenvolvido especificamente para notebooks (ok, tablets também), rodou sem nenhum engasgo, a interessantes 60 FPS. Neste caso, o jogo não exige muito da parte gráfica, porém calcula atividades a todo momento, pois é um gerenciador policial, e a memória, de fato, alivia e muito o trabalho do processador em calcular tanta “confusão” acontecendo na cidade.

Rocket League foi uma grata surpresa. O game, que rodava com várias travadas antes, com o upgrade de RAM ficou travado nos 30 FPS e, mesmo com as configurações no mínimo, rendeu jogos sem nenhuma travada ou incômodos. E, o LoL, que já roda de maneira satisfatória em notebooks, mesmo sem todas as grandes facilidades que um desktop oferece, agora com o upgrade rodou de maneira ainda mais satisfatória, com o framerate virando entre 30 e 40 FPS, garantindo uma jogatina tranquila, mesmo quando estamos na bagunça que é a proximidade de um fim de jogo.

Mas então: vale ou não vale a pena colocar mais RAM em meu notebook?

Sim, vale. Entendemos que, para um melhor desempenho, GPUs ou um processador melhor são fundamentais, e não é errado pensar assim, porém notebooks não permitem trocar de maneira prática nem um, nem o outro. O que resta são upgrades pontuais e, entre eles, a memória RAM. Adicionar mais RAM em seu notebook, permitirá que ele “aguente” mais as tarefas que você já pratica no dia a dia, como navegar na internet, ver vídeos e abrir diversos softwares, sem medo de ser feliz.

E é claro que o resultado com a Impact chega a ser ainda melhor. O seu overclock entende facilmente o notebook o qual ele foi instalado e já oferece a melhor velocidade possível. Como resultado, foi possível deixar diversos aplicativos abertos, sem nenhum sinal de travamentos ou engasgos. O combo fica mais completo se uma SSD for incluída no pacote, pois aí a velocidade de acesso a arquivos também aumenta, porém, mesmo com um HD comum, que foi o caso dos testes por aqui, a diferença é gritante.

E, claro, para os games, sabemos que existem notebooks gamers com ótimas configurações. Um upgrade de RAM para jogar nos notebooks não diz respeito a incrementar os dispostivos a ponto de rodarem os games mais pesados nas configurações mais extremas. Sim, os jogos compatíveis com o seu notebook seguirão rodando em configurações mínimas, mas sem nenhuma travada ou engasgos, daqueles que incomodam pra valer a jogatina. Games como League of Legends rodarão com um desempenho ainda melhor, e o mesmo vale para emuladores, especialmente os de consoles como o de Playstation, ou Dreamcast.

Especificações do modelo testado

– Modelo: HX421S13IB2/8

Especificações:

– Capacidade: 8GB

– Velocidade: 2133Mhz

– Tipo: DDR4

– Latência: CL13

– Perfis XMP-ready para ajuste fácil

– Baixa tensão padrão de 1,2 – opera de modo mais eficiente

– Rótulo térmico fino e PCB preto

– Overclock automático para uma melhora no rendimento sem preocupações

A memória Impact da HyperX já está disponível à venda, com unidades de 4GB (compre aquiVale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.), 8GB (compre aquiVale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.) e 16GB (compre aquiVale a pena aumentar a memória RAM de um notebook? Testamos a Impact, da HyperX.)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *