Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

27 de outubro de 2015

Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

Se jogar Cavaleiros do Zodíaco já é algo muito legal, imagine ouvindo a voz clássica de Shiryu gritando Cólera do Dragão! Pois a competente dublagem está em Alma dos Soldados, o mais novo jogo da série.

De alguns tempos pra cá, tivemos a oportunidade de conferir divertidos jogos envolvendo os Defensores de Athena, porém desta vez, a Bandai Namco foi além e mais do que o gameplay e os gráficos, buscou trazer o máximo de conteúdo possível.

Sendo assim, pela primeira vez, temos todas as sagas clássicas — com exceção da Guerra Galática e a saga dos Cavaleiros de Prata — do anime, que envolvem além da Saga das Doze Casas, a “inédita” Saga de Hilda e seus Guerreiros Deuses, Poseidon e Hades. E também pela primeira vez, o game foi totalmente localizado em português, o que inclui a dublagem, que falaremos melhor mais para a frente.

Então, sem mais demora, queime seu cosmo, e venha conosco conferir nossas impressões com almas dos soldados.

O brilho da armadura de ouro

Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

O visual do jogo já é manjado dos jogadores da série, o que siginifica que temos aqui um trabalho prático e que cumpre o seu papel de incluir o jogador nos universos das batalhas, seja em uma casa guardada por um cavaleiro de ouro ou na neve em uma luta contra Siegfried, por exemplo. Os traços do anime são bem reproduzidos, mas o que chama mesmo a atenção é o brilho das armaduras.

Porém, isso não quer dizer que os gráficos estão sensacionais, porque não estão. Para “encaixar” no Playstation 3, o game sofreu um pouco, e no Playstation 4, ficou com cara de jogo remasterizado, porém isso não pode ser considerado um aspecto positivo, pois a intenção do game não é ser um primor visual e seus efeitos, cenários e personagens convencem.

A mão do botão de continue chega a tremer!

Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

O gameplay é o mesmo de sempre dos jogos da série: divertido no começo, repetitivo depois de um tempo. Até que a Bandai Namco trouxe melhorias, como especiais que exigem alguns requisitos de espaço para funcionar, porém a impressão que fica é a de que todos os personagens são iguais, independente de ser um “simples cavaleiro de bronze”, ou um “superior cavaleiro de ouro”.

No fim, o jogo se resume a uma sequência de cacetadas, para encher a barra do sétimo sentido (ou especial, você que decide o nome) e soltar o golpe máximo de cada personagem. Mas por outro lado, é bacana ver todos os golpes clássicos dos personagens, desde os eternos golpes dos cavaleiros de bronze, até um ataque do Máscara da Morte, por exemplo.

E Alma dos Soldados traz um dos continues mais legais de todos os tempos, já que cada vez que seu personagem é derrotado, uma cena semelhante ao que acontecia no anime mostra ele tentando se levantar enquanto conta com o incentivo de Saori Kido. E quanto mais você perder, mais difícil fica o “aperte X”.

Os modos do jogo também são variados, pois além do modo história (que apresenta as sagas), também temos vários modos de batalha e uma rica “biblioteca” de personagens — e armaduras — para serem desbloqueados e curtidos.

 

Me dê sua força, Pégasus!!!!

Temos aqui um dos melhores fatores do game, especialmente para nós brasileiros. Enquanto o game busca trazer músicas e sons de ação idênticos ao anime, o trabalho de localização do game dá uma aula de bom senso e dedicação, especialmente na dublagem.

Marcelo Del Greco, da saudosa revista Herói (lembra?), foi o responsável pela dublagem do jogo, que conta com praticamente todo o elenco original que participou da dublagem nos anos 90, com poucas exceções. E entre as exceções, vale mencionar o competente trabalho, que assim com as vozes clássicas de Seiya, Shun, Ikki e todos os outros, trazem um valor nostálgico impressionante.

Só faltou isso aqui, mas tambem é pedir demais:

No fim, fica a lição para quem quer dublar um jogo em nosso idioma: valorizando o universo do jogo, respeitando o jogador e contando com uma equipe que faça mais do que “falar o jogo em português”.

Chegando perto do sétimo sentido

Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

Alma dos Soldados é o melhor game dos Cavaleiros do Zodíaco já feito, porém ainda precisa despertar mais o cosmo máximo para entrar no rol dos grandes games de luta. Se trata de um game recheado de conteúdo, com riquíssimo valor nostálgico, mas de visual simplificado e gameplay repetitivo.

Claro que os fãs não vão ligar para isso, pois nunca foi tão legal ouvir Meteoro de Pégasus por aí, mas a Bandai Namco, que já demonstrou uma boa evolução quanto a Bravos Soldados, pode ouvir ainda mais os fãs e produzir um próximo game da série ainda mais interessante.

3 Respostas para “Análise Arkade: O Meteoro de Pegasus ficou melhor dublado em Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados”

  • 27 de outubro de 2015 às 16:36 -

    Carlos Schneider

  • Essa música da abertura me jogo lá pros tempos da Manchete. Apesar de ser fã de CDZ eu torci o nariz pros jogos anteriores, mas com essa proposta de dublagem original me fez despertar o interesse de esmagar botões soltando uns Meteoros, se achar num preço decente comprarei.

  • 28 de outubro de 2015 às 10:56 -

    Rossato

  • Comprei na pré-venda e não me arrependi. Fica a dica para quem é fã desse anime como eu: Vale a pena! To jogando as sagas na mesma ordem do anime, ontem finalizei a de Poseidon. Em relação ao post, não temos a guerra Galáctica como saga, mas é possível jogá-la no modo batalha com até 8 personagens.

  • 30 de outubro de 2015 às 23:39 -

    Joao Claudio Pinheiro Batista

  • Simplesmente fantástico! Relembrei meus tempos de criança!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *