Análise Arkade – Saints Row muda o cenário, mas mantém suas raízes em reboot

22 de agosto de 2022
Análise Arkade - Saints Row muda o cenário, mas mantém suas raízes em reboot

Saints Row é uma série que conseguiu, em um competitivo universo de jogos de mundo aberto, com carros e tiroteios, criar uma base fiel de fãs, com sua proposta de unir elementos tão comuns neste gênero, mas com uma dose de escracho e humor non-sense elevada, que trouxe um toque especial para a franquia, inaugurada em 2006.

Atualmente, a série vivia apenas com versões e bons remasters, já que o último game havia sido lançado há nove anos atrás. Neste tempo tivemos versões atualizadas dos games para consoles atuais, e até um outro game, Agents of Mayhem, que lançado em 2017. Mas 2022 foi o ano escolhido para marcar uma nova etapa na franquia, com um game que busca não só ser um reboot, como também contar a história do nascimento de Saints Row.

Por isso, é hora de conhecer apenas “Saints Row”, o novo game da Volition, distribuído pela Deep Silver, que busca trazer uma nova fase para a franquia.

“Falando sério”

Análise Arkade - Saints Row muda o cenário, mas mantém suas raízes em reboot

Saints Row traz um novo ambiente para a série: a fictícia Santo Ileso, no sudoeste dos EUA. Tal região pode levar o jogador a lembrar de vários produtos de mídia, entre games e séries, como GTA San Andreas, que visita por uma Califórnia fictícia, o que inclui o seu interior, ou Breaking Bad, que tem sua história no Novo México, local com desertos e clima árido.

O lugar muda um pouco os elementos visuais, que perdem um pouco do “neon” para dar lugar a desertos, vilarejos e alguns locais mais movimentados, em um ambiente semelhante ao de GTA San Andreas, mas com um mundo bem menor. Menor em extensão, pois em conteúdo, há muito o que fazer, e falaremos disso melhor mais para a frente.

Na história do game, você tem que lidar com três gangues: Los Panteros, Idols e a Marshall, uma corporação militar privada. Cada uma delas tem características próprias e motivos para os Saints confrontarem e combater. O game coloca o personagem no controle do “The Boss”, que cria “Os Santos” junto com alguns amigos insatisfeitos com a situação na cidade e destas gangues.

Tudo isso é apresentado, conforme prometido pela Volition, como uma volta aos tempos do terceiro game. A ideia aqui é a de tirar o “humor escrachado” do quarto game, trazendo uma mistura entre seriedade e humor. Mas o resultado apresentado pende mais pra comédia do que para uma história mais sóbria. “Culpa” da ambientação e da criação do game, cujas missões são tão malucas quanto aos dos games anteriores.

A ideia é sim a de apresentar o conceito de Saints Row, com as origens do grupo, no game. Mas no final, o escracho continua se fazendo presente, apesar de estar em doses menos cavalares do que Saints Row IV. É possível ver essa busca pelo “equilíbrio” no game, mas no final, continua sendo um game baseado na comédia. Ou seja, continua sendo um Saints Row. Você terá missões do tipo construir um forte de papelão, se atirar na frente de carros (mais uma vez) para dar o golpe do seguro, ou explodir tudo em missões, com direito a takedowns com cenas que lembram filmes de brucutus dos anos 80.

Dominando Santo Ileso

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Apesar de ser um game de mundo aberto com muitas missões, Saints Row também apresenta uma certa conquista de território. Como os “Santos” querem conquistar Santo Ileso de seus rivais, o game oferece possibilidades de se expandir negócios pela região. É possível expandir sua influência através de empresas que prestam serviços ilícitos, com pequenas missões que vão ampliar os ganhos e a presença da gangue no local.

Mas não se preocupe, pois a forma a qual isso foi apresentado é bem diferente do sistema encontrado em Mafia III, enfadonho e enjoativo. Por aqui, o sistema funciona como missões secundárias, que podem ser executadas em paralelo com o jogo principal, sendo úteis para manter um ganho maior, além do desbloqueio de itens. Acaba servindo para aqueles momentos em que você quer jogar, mas não tem muito tempo disponível, servindo como missões curtas e que trazem mais para o jogo.

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O game oferece muito conteúdo, pois além das missões principais e das secundárias, desbloqueadas com os negócios ilícitos, também temos os bicos, que podem ser prestados em locais disponíveis no mapa, e que rendem desde sabotagem até tarefas que envolvem a direção de veículos. A câmera também é explorada, servindo para desbloquear pontos de viagens rápidas através de fotos de pontos turísticos de Santo Ileso.

Realmente há muito o que se fazer, o que pode ser amplificado com um gameplay cooperativo, com cada jogador tendo seu próprio personagem chefe e progredindo em suas próprias missões enquanto ajuda o jogador anfitrião. É um jeito diferente de se explorar games de mundo aberto, com os recentes Ghost Recon trazendo algo semelhante. Apesar da maioria das missões serem todas muito parecidas, com o combo dirigir-atirar em hordas, há sim muito conteúdo no jogo, pra fazer os fãs da série satisfeitos.

Também merece destaque o smartphone, que oferece diversas possibilidades, através de aplicativos, que permitem adicionar vantagens e acessar contatos, para os mais variados fins. O conceito de celular já faz parte do nosso dia a dia e, apesar de simples, traz uma adição interessante ao game, por concentrar várias funções em “um só lugar”.

Ainda um Saints Row

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Não espere nenhum salto qualitativo extremo em visual e gameplay no novo Saints Row. Apesar de tudo funcionar bem, dentro da proposta do game, tudo o que a Volition aprendeu nos remasters passados, o que inclui o excelente trabalho oferecido em Saints Row: The Third, foi aplicado aqui. É claro que Santo Ileso pede um trabalho visual diferente, pela região a qual o local fica, mas ainda assim, é possível ver que muito do que foi visto nos últimos relançamentos se faz presente no novo game.

Isso é suficiente para Saints Row. Como o game não é dos mais conectados com a realidade, o ambiente cartunesco e com física exagerada acaba mantendo a identidade que o game possui. Dirigir, por exemplo, é bem mais simplificado por aqui, com questões simplificadas como diferentes velocidades, mas num geral, sendo muito simplista e descompromissado com uma direção mais realista.

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O gameplay também é o “mesmo de sempre”: dirija feito doido, ande armado até os dentes e atire em hordas de inimigos que aparecerão, independente do motivo. O mapa do jogo não é dos maiores, mas ainda assim os pontos de viagem rápida aceleram ainda mais algumas partes do jogo. Assim, você fará as mesmas missões, sempre com aquela adrenalina digna de filmes do Chuck Norris dos anos 80, com ação e explosão para todo lado, mesmo se for apenas para se jogar na frente dos carros para dar, mais uma vez, o “golpe do seguro”.

Mais do mesmo, buscando não ser o mesmo

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Como você já sabe, não costumo, em meus reviews, cravar pra você se um game “vale a pena ou não”. Digo isso pelo simples motivo de que jogadores tem gostos e interesses diferentes, com alguns que podem adorar o estilo Saints Row, enquanto outros poderão torcer o nariz pro jeitão mais escrachado e cartunesco do game. O que eu apenas posso dizer, após apresentar o game, é o bom e velho Saints Row de sempre, em um novo local.

Suas novidades, embora interessantes, não dão outra identidade ao game, mantendo toda a essência escrachada e divertida do jogo, assim como o seu gameplay totalmente descompromissada com o realismo, focada na ação desenfreada a qualquer momento. A conquista de território aumenta as possibilidades de gameplay, enquanto ideias simples se tornam funcionais, deixando o game sempre divertido e com algo para se fazer.

Não espere, também, um game “grandioso”. Saints Row tem um mapa modesto, com muita atividade, mas sem tantas “ideias mirabolantes”. O game simplesmente não buscou reinventar a roda, mas sim reinventar a própria série. Isso quer dizer que, para quem gosta da série, terá muitos motivos para comemorar, pois a essência da série, seja em seu teor ou em seu gameplay, permanecem. Eu, pelo menos, enquanto alguém que gosta do estilo Saints Row, para jogar com o “cérebro desligado”, gostei bastante deste game, assim como já havia gostado dos demais.

Saints Row chega amanhã, dia 23 de agosto, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e para PC na Epic Games Store.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

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