Análise Arkade – Samurai Shodown no Xbox Series X|S

22 de março de 2021
Análise Arkade - Samurai Shodown no Xbox Series X|S

Samurai Shodown é um clássico absoluto dos games de luta. Desde a sua estreia, em plena era de ouro dos arcades (e da SNK), até hoje, quem jogou tem na memória bons momentos com um game muito bonito, cheio de detalhes, e com um gameplay que exigia de seus jogadores um pouco de técnica, para saber não só a hora certa pra atacar, como também para defender.

Em 2019, no entanto, a franquia fez, como diz nosso review naquela oportunidade, um “retorno triunfal”. Foi falado sobre o gameplay estratégico que retornou na nova versão, somada a uma direção que, embora não deixou parecendo um game datado, manteve a sua essência. Seria como dizer que estamos jogando os mesmos games dos anos 90, porém com uma roupagem visual atual.

Análise Arkade - Samurai Shodown no Xbox Series X|S

O game já pode ser jogado na nova geração, graças aos recursos de retrocompatibilidade de Playstation 5 e Xbox Series X|S. Mas a SNK, querendo aproveitar os melhores recursos dos novos consoles, lançou, primeiro para os novos sistemas da Microsoft, uma versão atualizada. Não há nenhuma novidade no que diz respeito à conteúdo (que é já bem enxuto, desde o lançamento), ou a novos lutadores, mas as capacidades dos novos consoles Xbox fazem muito a diferença na hora de curtir o game.

Temos, basicamente, três novidades importantes, cujas melhorias dos novos consoles fazem a diferença para quem é exigente, nos games e, sendo mais específico, em games de luta. Primeiro podemos falar do controle, pois o excelente controle do Xbox Series X|S deixam a experiência das lutas um pouco melhor. Tudo acontece de forma simples e fácil, deixando os combates bem divertidos.

Análise Arkade - Samurai Shodown no Xbox Series X|S

Também podemos falar das questões de armazenamento. Com o novo SSD que equipam os consoles, os loadings estão, de fato, mais velozes. Durante a jogatina, os tempos de carregamento ficaram entre os 10 e 15 segundos, entre os mais de 20 segundos das versões antigas. E melhorias visuais também são perceptíveis. Não a nível de um remaster, mas com certeza mostra o cuidado da produtora em não entregar apenas o “mesmo game com loadings mais rápidos”.

Este vídeo, da GamingBolt, mostra bem o que quero dizer, em uma comparação entre a versão de Xbox Series X e a versão de PS4 Pro:

O que influencia diretamente no terceiro ponto: o desempenho. O game, que já corria muito bem em 2019 nos consoles passados, tem um comportamento muito mais fluído na atual geração. Quem possui uma TV com 120 Hz, poderá aproveitar o game em seu máximo, com o game rodando a incríveis 120 FPS. Tal taxa de frames faz muita diferença para quem gosta de curtir os jogos de luta de maneira plena. Funciona muito bem, também, aos 60 FPS alcançados pela maioria dos televisores atuais.

Seja no Series X ou no Series S, a promessa é de bom desempenho e boa diversão. O Xbox Series S, inclusive, segue se mostrando muito bem ao trazer bom desempenho a vários games, incluindo este Samurai Shodown. O pequeno notável da Microsoft tem feito um bom papel em trazer a nova geração, mesmo com suas limitações, se comparado com o Xbox Series X.

Análise Arkade - Samurai Shodown no Xbox Series X|S

Assim, Samurai Shodown se torna um game acessível para todos. Com versões originais para Playstation 4 e Xbox (com os upgrades das versões melhoradas), passando pelo Switch, e suas características únicas, incluindo a portabilidade, e agora com as novas versões para Xbox Series X|S (Playstation 5 receberá a sua em breve), há muitas opções para quem quer fatiar adversários com suas espadas em um game com uma das direções artísticas mais belas dos últimos tempos.

Isso quer dizer que, independente da forma a qual você prefere ou pode jogar hoje, o game está em uma variedade de sistemas: seja para quem quer jogar de forma portátil, ou para quem quer a plenitude de desempenho.

Vale lembrar: o game para Xbox Series X|S, em conteúdo, é praticamente o mesmo da versão de Xbox One, o que inclui o seu enxuto conteúdo, o que inclui um modo história que está mais próximo de um “arcade mode” do passado, do que o atual formato de modo história do gênero. Mas, ainda assim, possui elementos suficientes para deixar qualquer fã de luta feliz. E, nas versões atualizadas, o desempenho, ponto considerável para quem se dedica ao gênero, fazem real diferença.

Análise Arkade - Samurai Shodown no Xbox Series X|S

Samurai Shodown para Xbox Series X|S já está disponível. Como faz parte do Smart Delivery, quem já possui a versão de Xbox One poderá fazer o upgrade gratuito. E quem comprar o jogo hoje, poderá curtí-lo no Xbox One, fazendo o upgrade quando trocar de console. No Brasil, pela Koch Media, uma versão física trará o Passe de Temporada 1 de bônus, que inclui quatro personagens e um traje. Além disso, Cham Cham será adicionada como nova personagem.

Uma resposta para “Análise Arkade – Samurai Shodown no Xbox Series X|S”

  • 22 de março de 2021 às 23:13 -

    Helinux

  • Lembro dos anos 90…sonhava em ter uma máquina de fliperama em casa: Mortal Kombat ou street fighter 2 champion edition eram os mais jogados da época!!!! Quando vi o Samurai Shodown pela a primeira vez…foi amor a primeira vista sobre o jogo!!!! Sonhava muito em ter um Vídeo game Neo Geo na vida…os fliperamas foram a salvação para quen não tinha condições de comprar os vídeo games da época!!!! Bons tempos!!!! valeu pela a analise!!!! fui

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *