Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

13 de março de 2021
Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

Se você gosta daqueles jogos de encontrar objetos e personagens em imagens, estilo “Onde está Wally?” ou se quer aliviar um pouco estresse de games mais cheios de ação, então confira aí nossa análise de Wind Peaks, game do estúdio brasileiro Actoon Games!

Um puzzle interativo simples e cativante

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

Wind Peaks é um daqueles games de encontrar objetos escondidos nos cenários. Mas ao mesmo tempo conta uma historinha bem simples. Um grupo de escoteiros está viajando para o parque Wind Peaks para acampar, mas acaba fazendo várias pausas ao longo do caminho.

Nessas pausas, o jogador assume controle da cena e precisa encontrar diversos objetos para ajudar os escoteiros a seguir viagem. Como por exemplo encontrar itens para consertar algum carro, abrir um portão e até mesmo encontrar as roupas de um garoto que foi tomar um banho num lago durante uma ventania.

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks
Não dá pra seguir viagem nessas condições né?

Cada cena coloca o jogador em um cenário cheio de elementos, com o objetivo de encontrar os objetivos para prosseguir. Porém, você precisa interagir com objetos para conseguir achar tudo o que precisa. Por exemplo afastando moitas no chão, balançando árvores, levantando pedras, abrindo portas de cabanas ou tendas e etc.

Há ainda alguns objetivos secundários, como montar totens de madeira, achando suas peças espalhadas, reciclar garrafas em latões de lixo e outras coisas. Algumas dessas atividades secundárias não influenciam na cadência do game, mas as vezes são necessários para prosseguir. Mas não há pressão para que o jogador faça tudo, aliás, é bem fácil completar todos os objetivos secundários em apenas uma jornada de início ao fim.

Clique em tudo o que ver

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks
Rola até algumas cenas de noite, aumentando o desafio!

Wind Peaks é jogado somente utilizando seu mouse (nos PCs), basta arrastar o ponteiro para ir explorando cada cenário (você pode usar as telas WASD também se preferir), usar a roda do mouse para dar zoom ou afastar a tela e o botão direito para clicar.

Clique em tudo o que você encontrar, pois eventualmente você encontrará os itens escondidos. O game ainda é bem fácil e ajuda muito o jogador a não se estressar durante a procura, com o retículo do mouse ficando vermelho ao passar por cima de itens ou objetos que podem ser interagidos.

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks
Está com dificuldades? Sem problema, peça por uma dica!

Além disso, você pode pedir dicas de onde estão cada item, basta clicar neles na barra que mostra os itens escondidos naquele cenário. Ao pedir uma dica, o game iniciará uma contagem regressiva de 3 minutos. Se você não encontrar o item a tempo, uma seta indicará em qual região do mapa o item está, mas o game não apontará o local exato, apenas o direcionará para a região aproximada de sua localização.

Não há muito o que falar do gameplay, tudo se resume a um puzzle interativo bem simples, com um visual cativante e a premissa de ser um game para tirar o estresse enquanto joga. E honestamente, o game consegue realmente ser bem relaxante (isso quando não faltava um último item em um mapa enorme e eu não conseguia achá-lo).

Audiovisual

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

Quando mencionei a semelhança com “Onde está Wally?”, não foi levianamente. Além do estilo de jogo ser o mesmo (apesar de aqui estarmos num video game e não num livro), o visual do game é 100% livro infantil.

O game inteiro literalmente parece um livro infantil de procurar imagens escondidas. Desde o desenho de cada criança do grupo dos escoteiros, dos animais e casas, tudo. Não tem como não se sentir cativado pelo game com seu visual, principalmente se você, assim como eu, já leu e divertiu muito com livros infantis ilustrados durante a infância.

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

O game possui músicas bem calmas e relaxantes em cada mapa, com melodias bem simples, aliadas a sons ambientes de vento e farfalhar de folhas, combinando com cada cenário do game.

E sendo um game brasileiro, obviamente ele está 100% localizado em nosso idioma, além de possuir traduções para inglês, chinês, russo, alemão, francês e até japonês!

Conclusão

Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks

Wind Peaks é um game cuja premissa é ser uma experiência relaxante. O game é bem curtinho, possuindo pouco mais de 10 puzzles diferentes. Sendo assim, dependendo do empenho do jogador, é possível terminar o game bem rápido, em poucas horas ou até menos.

Porém, ao final do game há o anúncio de uma segunda temporada, que trará mais puzzles e aventuras com os escoteiros. Mas por enquanto essa segunda temporada ainda não tem data para sair.

Wind Peaks é um game 100% brasileiro que merece atenção! O game foi originalmente lançado na Steam em 2020 e chegou agora para o Nintendo Switch no dia 3 de março.

Uma resposta para “Análise Arkade: Deixe o stress de lado com os puzzles de Wind Peaks”

  • 13 de março de 2021 às 19:48 -

    Kevin Leite

  • Que bacana! Todo jogo que me lembra Professor Layton tende a ser ótimo, infelizmente não tenho Switch pra jogar ele “confortavelmente”, mas vou dar uma olhada na steam.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *