Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

30 de julho de 2013

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

No último domingo, rolou em Curitiba (base de operações da Arkade) o Games Classic Show, espetáculo onde um talentoso grupo de músicos se reúne para homenagear trilhas sonoras de grandes games. Confira um pouco mais sobre este belo espetáculo na sequência!

O Games Classic Show é fruto de uma parceria entre a Batuta Produções Artísticas e o Grupo Multiplayers, ambos da capital paranaense. No total, são mais de 40 músicos entre coristas, violinistas, flautistas, trompetistas, percussionistas, etc.

Com arranjos de Mateus Brandão, o show dura cerca de 2 horas e é dividido em “fases”, sendo que cada fase corresponde à obra de uma produtora específica. Square Enix, Sega, Capcom, Nintendo e Blizzard são algumas das produtoras homenageadas. Antes de casa fase, um breve resumo da carreira da empresa é apresentado no telão.

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

O maestro Carlos Domingues brinca com o público.

Regidos pelo simpático maestro Carlos Domingues (que é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná), o grupo executa de maneira extremamente competente temas famosos de games como Final Fantasy, Sonic, Diablo, The Legend of Zelda, Halo, World of Warcraft, Super Mario, Chrono Trigger, Mega Man, entre outros.

O talento dos músicos é incontestável, mas infelizmente a falta de estrutura do evento em si acaba comprometendo um pouco algumas performances. Muitos instrumentos (como os violinos, por exemplo) não estavam devidamente microfonados, ou seja, em momentos muito apoteóticos, diversos acordes acabavam se perdendo.

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

Isso não desmerece o conjunto da obra, mas tira o brilho de temas específicos, como em Scars of Time (tema de abertura de Chrono Cross), onde os violinos deveriam ser bem evidentes. As vozes do coral também ficavam abafadas em trechos mais retumbantes, mas, novamente, isso não afeta o produto final, e o coro se destaca especialmente na famosa One Winged Angel, tema do vilão Sephiroth, de Final Fantasy VII.

Um detalhe bacana é que, além do telão, que exibe imagens do jogo homenageado, vez ou outra pintam cosplayers (geralmente bem produzidos) para travar batalhas, interagir com a platéia ou simplesmente desfilar ao som de sua própria música tema.

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

Cosplayers de Resident Evil.

Cloud, Sephiroth, Chun Li, Ryu, Jill, Claire, Mega Man, Dante, Sonic, Mario, Luigi e Link são alguns dos cosplayers que pintaram para animar a apresentação.

A sincronia entre música e vídeo merece aplausos. Em jogos como Sonic e Mario, a orquestra faz medleys (emenda uma música na outra) de temas famosos de diferentes fases, e a fase no telão sempre corresponde à música que está sendo executada. Nota 10 para a sincronia dos músicos!

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

Nino e sua guitarra pra lá de estilosa.

Outra boa novidade deste ano foi a presença do guitarrista Nino, da banda MegaDriver, que subiu ao palco com sua icônica guitarra do Sonic para mostrar seu talento, o que e possibilitou até mesmo a execução de uma “fase bônus”, onde pudemos curtir os temas agitados do clássico Top Gear. Sua guitarra também acabou ofuscada pela orquestra, mas a empolgação do sujeito no palco era contagiante!

A gafe da apresentação foi o sorteio de uma entrada para um evento de cultura nerd: 4 pessoas foram escolhidas aleatoriamente para disputar uma partida de Mario Kart no Wii.

Além da demora para começar o jogo, a transmissão ao vivo no telão mostrou que o que estava rolando era uma cópia pirata do jogo, em um console destravado via “USB-qualquer-coisa”. público até tirou sarro deste momento “vergonha alheia”.

Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)

Elfa toca ocarina ao som da trilha de Zelda.

Ao final do espetáculo, os músicos atenderam ao “bis” mostrando uma palhinha do que teremos em 2014. Um pouco menos “Classic“, o espetáculo do ano que vem trará tema mais atuais, de games como Uncharted, Metal Gear Solid, God of War, Assassin’s Creed, Tomb Raider, Call of Duty, Skyrim, entre outros.

Porém, os clássicos não serão esquecidos, pois, além do que já temos, teremos também músicas de Golden Axe, Donkey Kong, Altered Beast e outros títulos que são muito queridos pelos saudosistas.

No final das contas, o Games Classic Show 2013 foi um belo espetáculo, que merece ser apreciado pelos amantes de boa música e bons games. Com simpatia, bom humor e muito talento, a Batuta Produções Artísticas e o Grupo Multiplayers estão de parabéns pela qualidade de seu concerto. =)

Abaixo, uma palhinha de um dos melhores momentos espetáculo, o medley de Final Fantasy:

Então se você é de Curitiba, programe-se, pois em 2014 teremos um Games Classic Show mais contemporâneo, mas que deve ser igualmente emocionante e impactante!

* As fotos que ilustram esta matéria foram tiradas por nossa equipe. O vídeo foi gravado por outro espectador e postado no Youtube.

* A Arkade agradece à assessoria do Teatro Guaíra por nos convidar para o evento.

17 Respostas para “Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)”

  • 30 de julho de 2013 às 17:07 -

    leandro leon belmont alves

  • pena que não pude estar lá

  • 30 de julho de 2013 às 17:27 -

    Leonardo

  • o tema de Shadow of the Colossus bem que poderia estar no repertório do ano que vem!

    • 30 de julho de 2013 às 17:36 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Concordo!

      Shadow of the Colossus e Okami são games que merecem esta homenagem!

      Vamos torcer para que, além do que já foi mostrado, eles nos surpreendam em 2014 com outras composições! =)

      • 30 de julho de 2013 às 18:38 -

        Renan do Prado

      • A música de abertura do Shadow of the Colossus, a “The Tale of Sixteen Sacrifices” é uma das músicas mais lindas que já ouvi.

        Se os caras colocarem a trilha sonora do Journey então, aí seria perfeito!!!!!

  • 30 de julho de 2013 às 17:58 -

    Babiro

  • Bem bacana, ficou muito legal o tema do vídeo, poderiam fazer uns outros shows desse no mesmo ano mas em outro estado pra galera que não tem possibilidade de presenciar em Curitiba possa presenciar em outro estado!!!!!!

  • 30 de julho de 2013 às 18:02 -

    Fabio da Silva

  • Adorei a guitarra do Sonic!

  • 30 de julho de 2013 às 18:36 -

    Renan do Prado

  • “Uncharted, Metal Gear Solid, God of War, Assassin’s Creed, Tomb Raider, Call of Duty, Skyrim”

    Preciso assistir isso ano que vem!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 31 de julho de 2013 às 00:03 -

    Karen Barchiki Netto Alves

  • A "Elfa" tocando ocariana é a Saria do TLoZ: OoT e ela é uma Hylian (uma variação da raça humana não elfa).

  • 31 de julho de 2013 às 00:18 -

    Renan Do Prado

  • Bateu na trave kkkkkkkkkk A Saria é uma Kokiri, o Link é que é um Hylian

  • 31 de julho de 2013 às 01:19 -

    Ivan Lucas

  • novamente faltou Kingdom Hearts na parte da Square, mas, foi mto bom

  • 30 de julho de 2013 às 23:40 -

    Jean Alves de Oliveira

  • Gostei da guitarra, muito legal mesmo.

  • 31 de julho de 2013 às 11:22 -

    Junior Candido

  • Eventos como estes são muito bacanas, pois mostram o status de item cultural que os games tem hoje. Jogos com trilhas especiais, arranjos de primeira e tudo o mais.

    E o Mega Driver já é um clássico né? O cara ama mesmo o que faz e tem talento!

  • 31 de julho de 2013 às 12:53 -

    Ghighix

  • Só de imaginar o tema de Skyrim sendo executado ao vivo, já fico arrepiado…

  • 31 de julho de 2013 às 20:47 -

    Adriano Luís Fonsaca

  • Concordo com a matéria, mas como músico e produtor artístico devo reclamar de outros fatores do evento. Vou parecer chato, mas minha análise fica estritamente no âmbito profissional, onde erros em eventos que cobram entrada e geram lucro não podem passar batido pelos clientes, no caso, nós que assistimos ao evento.
    Claramente o pessoal se esforçou em fazer um bom evento, e até o fez, mas não é só de esforço que vive o mundo artístico profissional, mas tbm justamente de profissionalismo.
    Primeiramente, compra antecipada que me obrigou a buscar o ingresso no "trabalho" de um dos organizadores merece nota zero. Juntamente com a falta de lugar marcado.
    Como diz na matéria, foio um erro imperdoável a guitarra abafando os violinos nos temas da série Chrono, entre outros momentos. Isso mostra uma falta de know-how musical por parte de quem cuidou dos ajustes, ou é confiança demais no próprio "taco" , q quem cuidou dos ajustes teve, sem ter noção de seus limites ou foi falta de vontade de gastar com profissionais melhores.
    Do demais, achei os cosplayers um tanto constrangedores e, ao menos, eles estavam no lugar errado e na hora errada.
    Constrangedores ao ponto de um Cloud vs Sephiroth não passarem de duas pessoas fantasiadas que nem ao menos são atores. Se é pra ser "música + interpretação" que contratem atores que ensaiem uma coreografia decente e não paguem "cinquentão" pra dois adolescentes que gostam de brincar no Matsuri (desculpem os termos chulos, mas o mercado artístico é assim em Curitiba, oras profissional ou oras prostituindo a arte pagando pouco para amadores).
    O Sonic fantasiado para as crianças, beleza, elas merecem. Mas esses fantasiados ficando na frente do violinista spalla (o principal) e me impedindo de ver ele executando o melhor trecho de uma música, é imperdoável. Eu fui para ver música, não um Sonic gordo. Aqui, lugar errado e hora errada.
    Parabéns pelo esforço do pessoal do evento, mas levem isso como sugestões para pensar num próximo.
    Ainda sonho em assistir um evento clássico e erudito, como esse: http://www.youtube.com/watch?v=qexlgKjN8Z8
    E um dia verei! =D

    • 31 de julho de 2013 às 18:39 -

      Tzar

    • Eles se esforçaram para entregar algo bom,quem sabe nas próximas vezes a organização gradualmente ira melhorar.O cosplay só olhando a Claire da uma base para o resto,sem contar o console destravado rodando um game pirata.

    • 1 de agosto de 2013 às 09:15 -

      bad bad

    • Se quer ver um eveno como esse, vá la ver… o evento games classics foi show!!!

    • 1 de agosto de 2013 às 09:20 -

      bad bad

    • Se quer ver um evento como esse do link, vá la ver… com certeza é aberto ao público kkk. Ainda cabe corrigir seus comentarios, Adriano. Clássico se refere a um período musical histórico e erudito é um termo que nem sempre está ligado a orquestra.

      No geral, o evento games classics foi show!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *