Análise de hardware Arkade – Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

13 de junho de 2013

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

Hoje em dia, não basta ter um computador top de linha para curtir seus games. Você precisa investir em periféricos e acessórios que melhorem a sua experiência gamer. Nesta área, um bom mouse é fundamental, e se você quer um produto com bom custo benefício, bom tanto para games quanto para uso cotidiano, o Gaming Mouse G400 da Logitech é uma boa opção.

Especificações Técnicas

Optical Gaming Mouse G400

Fabricante: Logitech

Peso: 133 gramas

Botões: 7 + scroll de rolagem

Conectividade: USB (com fio)

Sensibilidade: 400 – 3600 DPI

Preço: entre 120 e 150 reais

Fabricado pela Logitech, o Gaming Mouse G400 está chegando oficialmente ao Brasil pelas mãos da distribuidora NeoPlay – que há anos distribui games da Activision/Blizzard em nosso país – juntamente com outros gadgets e acessórios para PC gamers.

O G400 possui um visual bonito, porém discreto: nada de leds luminosos, emblemas, chamas ou qualquer outra indumentária pomposa: o que temos aqui é um “pretinho básico” (cinza escuro, na verdade) que combina bem com o visual da maioria dos teclados e monitores atuais.

Seu acabamento fica entre o fosco e o brilhante, e a pegada é bastante confortável: indo contra a maré dos gaming mouses que parecem naves espaciais, grandes demais e até um pouco desajeitados, o G400 se parece muito com um mouse tradicional, e possui aquela curvatura que a mão da gente já está habituada. Nem grande nem pequeno demais, ele deve ficar confortável na mão da maioria dos gamers.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

Apesar deste formato básico, este mouse oferece um recurso essencial para a vida dos PC gamers: o DPI ajustável. O G400 oferece 4 opções diferentes de DPI: 400, 800, 1800 e 3600. Lembrando que DPI significa pontos por polegada e, a grosso modo, representa a velocidade de resposta do mouse e sua sensibilidade.

A alternância entre estas 4 “velocidades” é feita de maneira muito simples: na parte superior do mouse, próximo do scroll, temos um botão + que aumenta o DPI, um botão – que faz o contrário e um botão que vai diretamente para o formato padrão, 800 DPI, o mais indicado para uso cotidiano.

O que faz falta é um mostrador (no mouse ou no PC) que avise qual é o DPI que você está usando, para facilitar a transição. Se sua memória não for boa, o ideal é voltar para o padrão (800 DPI) e então ir para cima ou para baixo, para não acabar perdido no DPI atual.

Além destas teclas, o mouse conta ainda com dois botões laterais que, juntamente com os botões left e right tradicionais, podem ser customizados de acordo com a preferência do jogador.

Sabemos que isso é bem menos do que oferecem outros modelos de mouses disponíveis no mercado (que já contam com mais de 8 botões extras), mas contribui com a ideia de um mouse clean, que pode ser útil tanto em games quanto na utilização cotidiana para trabalho, estudo e acesso à internet.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

Felizmente, a escassez de botões customizáveis é compensada pela facilidade de customização: é possível baixar gratuitamente um software no próprio site da Logitech (imagem mais abaixo), que identifica seu mouse e faz uma varredura no seu PC, listando todos os seus games e oferecendo ajustes pré-programados para cada um deles.

Obviamente você pode ignorar estas sugestões e customizar o layout dos botões da maneira que quiser, mas para quem busca algo mais “plug and play”, esta novidade é uma mão na roda, pois as configurações pré-programadas geralmente são bem aceitáveis e facilitam a experiência de jogo. É possível também montar e salvar diferentes perfis para cada game.

Não só de jogo aliás, pois estas teclas também se tornam atalhos para você utilizar para outras atividades ou navegar pela internet. Quem trabalha com design e edição de imagens pode deixar as ferramentas mais acessíveis a um clique, enquanto a navegação online  fica mais prática com comandos de “página anterior” e “próxima página” na ponta dos dedos.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

Screenshot do software de customização.

Bom, mas vamos ao que interessa: os games. Afinal, o G400 da Logitech é um bom mouse para games? Para responder a esta pergunta, testamos o G400 em diferentes tipos de games.

Para começar, umas partidinhas de League of Legends. O mouse se comportou muito bem neste jogo. A alternância de DPI não causa muito impacto neste tipo de game, mas foi bom contar com botões de suporte para ações secundárias, e a pegada segura garantiu a precisão na hora da pancadaria.

No vasto mundo de Azeroth (World of Warcraft) também tivemos uma boa experiência. Por razões óbvias, não podemos compará-lo àqueles mouses com meia dúzia de botões extras, mas configurar ações emergenciais para os botões extras já deu uma boa agilizada na hora do aperto.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

World of Warcraft: muito menu para pouco botão.

Claro que em MMOs e outros jogos cheios de menus, habilidades, magias e configurações, um mouse mais robusto se sai melhor. Porém, o jogador casual de WoW (se é que isso existe) consegue curtir seu jogo com um G400 sem problemas.

Hora de caçarmos demônios em catacumbas com o famigerado Diablo III. O desempenho do mouse em si foi satisfatório, mas foi aqui que os botões de atalho se mostraram de extrema importância.

Você pode deixar poções de mana e vida programadas para os botões laterais, o que torna sua utilização muito mais dinâmica. Acredite, depois de jogar Diablo III assim, você não vai mais querer jogar de outra forma!

Para uma mudança drástica de jogabilidade, testamos o G400 nos frenéticos tiroteios de Battlefield 3. Neste caso, o aumento no DPI deu uma diferença imensa: em termos leigos, a impressão que dá é que o mouse fica “mais leve”, pois o menos movimento leva o cursor longe. Leva um tempo para se acostumar, mas a precisão melhora consideravelmente a médio prazo.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

Battlefield 3: headshots mais rápidos e certeiros.

Para um FPS, uma configuração intermediária – 1800 DPI – é mais do que o suficiente para dar um upgrade nos seus headshots. Se pretende ir mais longe, você precisará praticar um pouco, pois a diferença “na velocidade” do cursor (se comparado a um mouse comum) é grande. Para quem já está acostumado com mouses com DPI alto – ou mesmo variação de DPI – tudo fica mais fácil.

Em todos os games acima, o software da Logitech indicou de maneira competente sugestões de configuração para os botões extras. Pode até parecer bobagem, mas ter um botão de reload ou de troca de armas no próprio mouse – ou itens de cura, no caso de Diablo III – é muito útil, e se torna bem fácil se acostumar com isso depois dos primeiros minutos de jogo.

Afinal, o G400 é uma boa opção para os PC gamers? Depende do seu perfil gamer. Como foi dito acima, ele supre necessidades básicas em diversos tipos de jogo, embora não faça frente aos periféricos voltados ao público hardcore, que contam com mais botões, chumbinhos que podem ser removidos para ajuste de peso, e outros recursos.

Análise de hardware Arkade - Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil

No fim das contas, o G400 é um gaming mouse mais voltado para o gamer casual, que não se liga tanto nestes detalhes, e quer ter um bom mouse tanto para uso cotidiano quanto para uma partida esporádica do seu game favorito. Ele é aquele mouse “pau pra toda obra”, que você não vai precisar ficar conectando e desconectando sempre que for usar, pois serve para tudo. Se você se enquadra neste grupo, o G400 da Logitech é uma ótima pedida.

A Arkade agradece à distribuidora NeoPlay que nos cedeu o mouse para análise.

9 Respostas para “Análise de hardware Arkade – Optical Gaming Mouse G400 Logitech: um mouse versátil”

  • 13 de junho de 2013 às 11:12 -

    leandro leon belmont alves

  • bacana o mouse, mas queria um mouse Hardcore

  • 13 de junho de 2013 às 11:21 -

    Arthur

  • Sem querer trocar do saco pra mala, só gostaria de agradecer o pessoal do Arkade pela cobertura das noticias e novidades da E3 que vocês estão fazendo, muito obrigado pessoal.

    vocês continuam sendo na minha opinião o melhor site de noticias de games(e mais) do Brasil.

    • 13 de junho de 2013 às 14:28 -

      Daniel Zimmermann

    • Valeu Arthur! E aproveitando bela análise do mouse, parece ser muito bom e pelo que ouvi tem um bom custo benefício.

  • 13 de junho de 2013 às 13:12 -

    Renan do Prado

  • Gostei do mouse, cairia como uma luva para mim

  • 13 de junho de 2013 às 13:16 -

    Alexo Mello

  • Um quesito que não vi sendo comentado e que costumo verificar é o peso dos botões e a leveza da rolagem. É claro que fica difícil, sem aparelhos específicos, mensurar, mas o peso necessário pra apertar os botões faz muita diferença e também na saúde do “gamer” (é um dos fatores gerador de LER). Outra coisa, alguns mouses têm o peso do botão da rolagem extremamente pesado, às vezes até inviabilizando seu uso no jogo. A eficiência da rolagem (peso do botão, peso da rolagem, marcador de passo) em si também pode ser avaliado.

    • 13 de junho de 2013 às 16:04 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Mals não comentar isso na análise, Alexo.

      Fazendo uma breve retrospectiva, acho que os botões do G400 possuem “o peso” ideal: não são duros a ponto de exigir um esforço acima do comum, nem molengas demais a ponto de causar apertos desnecessários (considerando que temos botões na parte superior do mouse e na lateral, bem perto de onde fica o polegar, isso poderia ser um problema). O scroll também, não é frouxo demais, nem duro demais, gira de acordo com o seu movimento.

      Como eu disse, achei um mouse bem confortável, e acredito que se os botões ou o scroll fossem muito duros (ou muito moles), estes problemas teriam ficado bem evidentes nos testes que fiz.

      Como isso não aconteceu, acredito que temos um mouse “bem calibrado” neste ponto. =)

  • 13 de junho de 2013 às 14:42 -

    Miguelgsmelo

  • Tenho um G500 da Logitech e é um mouse muito bom, porém é péssimo para quem tem mãos grandes. Se este for do mesmo tamanho, eu não compraria não. Único mouse que tive que encaixou bem na minha mão foi o Sidewinder da Microsoft. Difícil encontrar mouse realmente ergonômico para quem tem mãos grandes.

  • 13 de junho de 2013 às 19:13 -

    Babiro

  • O mouse parece bom, pra mim serviria apenas como mouse normal pois não sou PC gamer então não consigo jogar sem um joystick, poucos os jogos que jogo no mouse e teclado!!!!!!

  • 14 de junho de 2013 às 22:54 -

    Silvio SAS

  • É idêntico ao MX518 que venho usando à 7 anos e foi sem sombra de dúvida a melhor compra que já fiz em termos de hardware! Mouse fantástico! O MX518 só difere do g400 pelo hardware( mais modesto no MX518 com apenas 1600dpi).
    Mas nem tudo é perfeito nesse mouse, os canhotos vão odiá-lo!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *