Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

1 de setembro de 2015

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

A Sony tem na sua família de produtos o Xperia C4, que oferece tela enorme e bons recursos para quem quer desempenho sem ter que gastar muito. Vem ver o que achamos da experiência com o smartphone.

Assim como o Xperia M4 Aqua, o C4 também foi anunciado há alguns poucos meses pela Sony e se juntou a família oferecendo uma proposta de bom desempenho a custo menor em comparação aos tops de linha. O aparelho conta com tela enorme, e câmeras que prometem boas fotos dos dois lados como carro-chefe.

Especificações e Design

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

Como sempre, vamos começar falando do design do Xperia C4. Assim como seus “irmãos”, seu design envolve muita tela e pouca “frescura” nos botões, contando com os botões do Android na tela e tendo apenas o botão de volume e liga/desliga visíveis. Também temos uma tampa que protege os dois chips, a entrada para fones de ouvido na parte superior e a entrada micro USB, para transferir dados e carregar o dispositivo.

Porém, diferente dos outros Xperias, o C4 tem um visual mais simples. Não que ele não seja elegante, mas seu acabamento em plástico o deixa com um ar menos luxuoso que o próprio M4 ou outros aparelhos mais tops de linha. Mesmo assim, o que chama a atenção logo ao olhar para ele é a câmera grande na parte da frente com um flash ao lado, que falaremos melhor mais para a frente.

No site da Sony, as especificações são:

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

E via benchmark, tivemos as seguintes informações do aparelho:

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

Se trata de um smartphone com processador octa-core de 1.7 GHz, de 64-bit. Também conta com 2GB de memória RAM, 16GB de memória interna, mais slot para cartões micro SD de até 128GB. Aceita dois chips, conta com Internet 4G e tem suporte ao NFC.

Números apresentados, agora é hora de ir ver na prática o aparelho.

Câmera

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

Vendido como um celular especial para selfies, o C4 vem com uma câmera de 5 MP na parte da frente, com flash e tudo. O que confirma a tendência mundial das “benditas” fotos “junta todo mundo”. Os dispositivos entenderam esta mania e responderam com recursos que auxiliam as fotos, com aplicativos que capturam melhor a seu rosto e alguns filtros “pré-Instagram”, para quem gosta de brincar com as imagens.

Também conta com uma câmera traseira de 13 MP, também com flash. Porém nas duas câmeras, apesar de completas e prontas para as tais fotos anunciadas, elas cumprem apenas o papel básico, que é o de registrar momentos para as redes sociais, nada além disso. Suas imagens, apesar de grandes e definidas, não apresentam a mesma qualidade que os aparelhos top de linha, muito menos de câmeras específicas.

E não custa lembrar: por ser mais simples, o aparelho não é a prova de água. Na verdade, ele nem tem a proteção Gorilla Glass na tela, sendo desenvolvido com elementos mais simples até para custar menos. Dito isto, nada de pular na água e estragar suas férias com ele, ok?

Bateria

Assim como um membro da família Xperia, o C4 também conta com os modos Stamina e Ultra Stamina para economia de bateria. Porém sua bateria, apesar de boa, fica na média comum, não chegando ao mesmo grau de competência do Xperia M4, analisado por nós em outra ocasião e que tem como seu grande foco a economia de bateria.

Mesmo assim, seu desempenho agrada. Dá para usar por um dia todo de trabalho sem grandes sustos e caso aconteça a necessidade, o modo Ultra Stamina garante que o aparelho seja recarregado sem apagar na sua frente, garantindo até uma musiquinha no processo, porém sem Whatsapp nem nada do tipo.

TV Digital e som

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

O aparelho também traz TV Digital, que apesar de não contar com o HD, transmite de maneira competente a programação da TV Aberta local, funcionando como um ótimo quebra-galho para assistir a um jogo dentro do ônibus, por exemplo.

Seu som também é competente, com som alto e dinâmico. Porém um grande problema acontece para quem gosta de deixar o aparelho deitado: sua saída de som é na parte traseira e com o aparelho nesta posição, o som acaba ficando abafado e muito baixo. E o contrário acontece com os fones de ouvido, que embora apresentem boa qualidade, contam com um som baixo, mesmo após os avisos de cuidado ao aumentar o volume que aparecem no Android.

Outra qualidade do aparelho é a sua capacidade de rodar vídeos em até 1080p, seja os que você adiciona ao dispositivo ou os que rolam no Youtube.

Desempenho e jogos

Como um aparelho mais simples, em comparação aos tops de linha, o C4 faz bonito. Suas configurações o fazem desempenhar suas funções básicas sem muitos problemas, e quem quer um aparelho para usos “do dia a dia”, como redes sociais e e-mail, tem aqui uma boa opção.

E no quesito jogos, o aparelho também manda bem, rodando praticamente toda a biblioteca do Google Play. Podemos reparar aqui que a Sony tirou “da casca” do acabamento vários elementos, mas manteve uma configuração decente no aparelho. E como já virou costume em nossas análises de smartphones, seguem três jogos para ilustrar melhor nossas impressões.

Lembrando que também é possível gravar o gameplay dos seus jogos por ele e publicar na Internet mais tarde, contando até com filmagem da sua cara comentando o gameplay, digno de um Youtuber.

Angry Birds 2

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

O mais novo sucesso da Rovio, além de obviamente rodar bem no C4, também ganha muito na tela maior do aparelho, pois podemos observar melhor o campo de ação do jogo, que inclusive já veio preparado com uma aproximação para casos assim, oferecendo melhor gameplay, dignos de um tablet até.

Call of Duty: Heroes

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

Pelas mesmas questões de Angry Birds, o game de estratégia da Actvision fica muito melhor com tela maior. E neste caso, os ganhos são ainda melhores, afinal a ação acontece em uma área muito alta, atrapalhando a visão geral caso o aparelho seja de tela menor. Todas as atividades rodaram numa boa e ainda pudemos observar com mais atenção o ataque dos inimigos durante as invasões.

Need for Speed: No Limits

O NFS exclusivo para smartphones demonstrou desempenho da mais alta qualidade no C4, além do melhor: sem fritar suas mãos no processo. O game rodou liso, macio e sem esquentar muito o aparelho, já que seus gráficos levam a GPU dos aparelhos a níveis bem elevados de funcionamento.

Considerações finais

Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas

No fim, o Xperia C4 tem cara de básico mas jeito de intermediário. Seu acabamento inicialmente pode até fazer com que muitos torçam o nariz ao aparelho, mas que ao usar o smartphone, vão sair satisfeitos. Não estamos falando de um top de linha, claro, porém sua tela e configurações fazem a diferença na hora do uso no dia a dia.

Um porém está no seu preço: o de R$1.400. Entendemos que pelas configurações do aparelho e sua proposta, um preço mais acessível (e modificações, caso necessárias) poderia transforma-lo no dispotivo de entrada perfeito para a linha Xperia. Seria uma forma de apresentar a experiência dos smartphones, colocando mais vontade de conhecer dispositivos mais completos no futuro.

O Xperia C4 foi cedido para testes pela Sony

 

Uma resposta para “Experimentamos o Xperia C4, jogando em sua tela de 5.5 polegadas”

  • 10 de dezembro de 2015 às 11:18 -

    Ricardo

  • Olá, Junior! Durante os testes com jogos, você reparou se, com a bateria abaixo de 16% e mesmo com todos os modos de economia (tanto o STAMINA quanto o próprio do Lollipop) desativados, o C4 apresentou uma perda considerável de desempenho? Isso acontece com o meu desde sempre, e é frustrante. Abraço!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *