Após uma longa batalha jurídica, a Frogwares finalmente recuperou os direitos de The Sinking City

4 de janeiro de 2024
Após uma longa batalha jurídica, a Frogwares finalmente recuperou os direitos de The Sinking City

Em 2020 nós noticiamos o caso da Frogwares, desenvolvedora do game The Sinking City, que acusava a distribuidora do game, a Nacon, de não pagar os royalties pelas vendas do game. E finalmente, mais de 3 anos depois, a disputa legal pelos direitos do game finalmente acabou, e a favor da Frogwares!

Se você não acompanhou o caso, aqui vai um resumo bem breve: Em agosto de 2020, a Frogwares anunciou que removeria The Sinking City de todas as lojas digitais pelo fato da Nacon não ter pago os royalties pelas vendas do game. Além disso, a Forgwares acusou a Nacon de tentar apossar-se da IP, ao remover o nome da Frogwares de materiais promocionais, além anunciar produtos que utilizavam o nome da IP sem o consentimento de sua desenvolvedora.

O game então foi retirado das lojas, e a Frogwares entrou na justiça contra a Nacon, alegando quebra dos termos do contrato por parte da distribuidora. O estúdio entrou com um processo na justiça francesa (país de origem da Nacon), porém a justiça francesa decidiu em favor da Nacon e ordenou que o game fosse recolocado à venda, o que de fato aconteceu.

Porém, a versão recolocada a venda era uma build defeituosa do game, que segundo a Frogwares foi pirateada pela Nacon e revendida. Essa versão estava recheada de bugs e teve o nome da Frogwares removido de muitas de suas telas.

E assim, a briga pelos direitos de The Sinking City seguiu-se, com poucas novidades ao longo dos anos. Mas finalmente o caso acabou, e a Frogwares tornou-se a detentora total dos direitos do game e de sua propriedade intelectual.

Com isso, a Frogwares anunciou que lançará uma versão atualizada do game, e já anunciou que produzirá uma DLC nova para ele no futuro. Mas, há um ponto bem negativo nesse anúncio: A nova versão será incompatível com os saves da versão atualmente a venda. Ou seja, assim que a nova versão de The Sinking City for ao ar, o progresso dos jogadores será resetado.

A produtora prometeu que ainda manterá a versão antiga no ar, mas por pouco tempo, dando aos jogadores o prazo até o dia 28 de fevereiro de 2024 para que os jogadores terminem o game antes de sua nova versão tornar-se padrão e mandatória.

Mas, a produtora anunciou que esse reset não afetará a nova DLC, pois arquivos de saves pré-prontos serão inclusos na mesma, para que os jogadores possam jogar a DLC nova sem precisar rejogarem todo o game desde o começo.

E com isso, uma intensa e polêmica disputa judicial chega ao fim! Na época do auge de toda essa polêmica, lá em 2021, nós publicamos um editorial para conversarmos sobre esse e outros casos hostis entre desenvolvedoras e publishers, aproveite e dê uma conferida lá, se quiser mais algumas perspectivas sobre como funciona (numa visão externa) essa relação na produção e venda de games.

(Via: Rock Paper Shotgun)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *