A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

18 de agosto de 2011

A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

Lanterna Verde é um daqueles heróis que são apelidados pelos fãs de “super-herói cósmico”, com uma história que se passa no espaço, em viagens entre o nosso planeta e Oa, o mundo dos Lanternas Verdes. Se você gosta de um filme com bons efeitos especiais e um humor mais ou menos, Lanterna Verde é uma boa pedida. Já se você busca um bom filme de super-heróis com uma boa história… com certeza existem melhores opções no mercado.

A trama do filme começa nos confins do espaço, resumindo quem são os Lanternas Verdes e porque eles existem. Aprendemos que a energia que alimenta os Lanternas é o poder da vontade, que sabe-se lá porque é verde. O inimigo, por sua vez, uma entidade maligna chamada Parallax, se vale do poder do medo (que é amarela), um força igualmente poderosa, mas bem mais difícil de controlar. Já de cara vemos o tal Parallax fugindo de sua prisão e indo se vingar de seu captor, o experiente Lanterna Abin Sur.

Mortalmente ferido, Abin Sur vai parar na Terra, e seu anel escolhe Hal Jordan, um piloto de testes de aviões para ser seu novo portador. Jordan é o tipo de cara irresponsável com pinta de cool que a gente já viu em dezenas de histórias. E já na primeira cena em que ele aparece temos que vê-lo de cueca, o que não é necessariamente um bom começo.

A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

Parafraseando um personagem de outra editora, Jordan terá que aprender na marra que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, e será (brevemente) treinado para aceitar seu fardo de Lanterna Verde. Neste meio tempo, o bizarro Parallax consegue um “aliado” na Terra enquanto se fortalece para um ataque ao planeta dos Lanternas. Obviamente, ele vai dar uma passadinha na Terra antes.

O roteiro é extremamente simples e não consegue surpreender em nenhum momento. Temos muitas coisas manjadas, como o cara invejoso que se torna vilão, o amor mal resolvido do passado, o sermão que faz o personagem reavaliar sua situação, a superação pessoal para se tornar o herói que todos esperam que ele seja… os clichês estão por toda parte.

A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

Isto não pareceria tão problemático se a narrativa fosse dinâmica e bem amarrada, mas ela não é: as cenas que envolvem o “amor mal resolvido do passado” são muito longas, as cenas de ação são muito curtas, e o drama familiar do pseudo-vilão Hector Hammond não acrescenta em nada ao roteiro. Quando a coisa enfim começa a ficar interessante, tudo acontece rápido demais, pois muito tempo de filme já foi perdido nestes dramas secundários nada inspirados.

O elenco também não ajuda muito, e entrega personagens profundos feito uma colher de chá: Ryan Reynolds, o Hal Jordan/Lanterna Verde não consegue carregar o filme por não ser nada carismático. Mesmo nos momentos (que deveriam ser) intensos ou emotivos, Reynolds atua como se estivesse comprando pão na esquina, sem emoção nenhuma. Sua química com a “mocinha” Carol Ferris (interpretada pela bela Blake Lively) também não é lá das melhores e o fato de o grande vilão ser uma entidade – não uma pessoa – o deixa bem distante do público.

A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

Admito que não conheço muito da mitologia do herói nas histórias em quadrinhos, mas espero que  nas HQs o personagem seja bem mais denso e interessante que o do filme. E mais criativo também: Tomar-Re, um dos Lanternas, diz em certo ponto que o limite das capacidades do anel é a imaginação do usuário. Mesmo assim, nosso Hal Jordan cria apenas coisas simples como espadas e metralhadoras. Na parte onde ele extrapola a criatividade para impedir a queda de um helicóptero, cria algo tão bizarro que o próprio filme tira sarro disso. A “batalha final” também é resolvida de maneira bem sem criatividade.

A mudança de Hal de irresponsável e covarde a herói glorioso também é meio apressada. O cara que havia literalmente “pedido para sair” da Tropa por não se achar digno dela, volta logo depois dando sermão até no conselho dos anciãos, que foram os criadores dos Lanternas!

A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha

Embora eu tenha falado muito mal do filme, é justo dizer que ele consegue divertir: em um estilo que lembra o filme do Quarteto Fantástico, temos muito humor, e algumas cenas (como a do juramento, que homenageia até o He-Man!) conseguem ser engraçadas. Os efeitos especiais também são bacanas, com destaque para o planeta Oa, que  é espetacular, e para o visual dos Lanternas não-humanos (como Kilowog e Tomar-Re, da imagem acima) é muito bom. O 3D é praticamente inexistente, então se for ao cinema, pague mais barato e vá em uma sala 2D, mesmo.

Lanterna Verde não é de todo ruim, mas é fato que podia ser muito melhor.  Com exceção dos efeitos, tudo no filme é básico demais, desde o roteiro até as interpretações. Considerando que a estreia foi adiada em 2 meses no Brasil (nos EUA, o filme estreou em 17 de junho) e os críticos gringos massacraram o filme, já era de se esperar que havia algo errado.

Lanterna Verde estreia nesta sexta, dia 19 de agosto, com cópias em 2D e 3D.

Nota: 4,5

27 Respostas para “A Arkade já assistiu o filme do Lanterna Verde. Confira nossa resenha”

  • 18 de agosto de 2011 às 09:57 -

    zecarlos

  • e como eu disse….se vc vai assistir um filme,e comeca reparar em coisas que normalmente nao e pra ser percebidas(tipo muito do que foi dito na resenha)e sinal que alguma coisa esta realmente errada,e o filme esta fadado ao fracasso… e convenhamos,desde o inicio lanterna verde tava com cara de framboeza de ouro…mas em contrario a isso achei toda a parte tecnica bem feita,efeitos e design esta bem legais,porem isso pra um filme ser bom precisa do conjunto tecnico bem feito,nao e o caso aqui

  • 18 de agosto de 2011 às 10:07 -

    Renan

  • Os efeitos especiais estão muito bons!!! Pena quase não ter em 3D, pois um filme desses seria melhor aproveitado com um monte de luzes verdes quase batendo na cara!!! Pena que, pelo o que foi falado, tem um enredo meio fraco… Mas deve divertir bastante pra quem assistir!!!

  • 18 de agosto de 2011 às 10:24 -

    @AllanCost

  • Nenhum lugar esta dando boas criticas para esse filme, não vou gastar a minha grana com ele, vou assistir Apollo 18 =D

  • 18 de agosto de 2011 às 11:48 -

    Zuliaman

  • Nossa.. bom saber eu ia ver amanha… vou ver Capitão América que eu ganho mais.

  • 18 de agosto de 2011 às 11:53 -

    Danz3ra

  • Ja era de se esperar.
    Muita tecnologia e pouca atuação. Nem sempre um filme da certo seguindo essa linha, com excessão do Avatar.
    Nem vou desperdiçar tempo/dinheiro com ele muito menos com o jogo, porque depois dessa…

  • 18 de agosto de 2011 às 13:19 -

    HIGH SUMMONER

  • minha sorte foi que eu piratiei esse,eu nem terminei o filme pois achei fraco d+.

  • 18 de agosto de 2011 às 13:58 -

    João

  • Desculpem-me os fãs dele, mas não gosto mesmo do ryan reynolds.. E qndo vc nao gosta do ator, ja fica meio pé atras com o filme, neh? Depois de tudo q vcs falaram, apesar de gostar mto do lanterna verde e achar q ele eh um heroi q sempre foi jogado pra escanteio em hollywood, vou passar sem ver esse filme.. Esse ryan reynolds realmente soh fez um filme q preste q foi aqueke enterrado vivo.. Acho q foi bom pq como o filme era bem escuro, ficou dificil ver a cara antipatica dele..

  • 18 de agosto de 2011 às 14:31 -

    mixirica

  • o jeito é esperar o Batman agora!!

  • 18 de agosto de 2011 às 14:40 -

    jackson

  • vcs já viram a lagoa azul?

    • 18 de agosto de 2011 às 20:45 -

      lyud

    • só algumas poucas vezes, acho q só 186161351894897635165 de vezes…

  • 18 de agosto de 2011 às 16:44 -

    Ricardo

  • É babaquice atras de babaquice. Thor foi outra decepção, piadas infames e tudo resolvido rapidinho no final. Parece que fazem filme por fazer.

    • 18 de agosto de 2011 às 18:23 -

      zecarlos

    • nao fale bestera e nao generalize…esses filmes de herois,especialmente apos homem de ferro 1,acabaram fazendo parte do genero blockburster,portanto ao reclamar de um blockburster vc devera reclamar de todos pois ate mesmo avatar se enquadra nesse quesito,pois todos seguem o meso ritmo e soa feitos praticamente da mesma forma,so muda o nome do filme e o diretor

      pois a mesma formula usada pra se fazer filmes blocbuster,existe pra se fazer,livros,novela,historias em quadrinhos ,e jogos de video games…isso e parte tecnica do mercado que produz entreterimento,e assim que funciona a anos

      outra coisa acho injusto crucificar o filme sem ver,pois sempre havera alguem pra gostar,pessoal tenham opiniao propria pelo menos ne

      • 19 de agosto de 2011 às 13:38 -

        Ricardo

      • Nao me falta “opiniao propria”. Voce citou Avatar como se Avatar fosse um diferencial. Foi, claro, mas o roteiro é Pocahontas com os nomes alterados. Não é difícil perceber isso, no entanto.

        Filme bom, de herói, tem o Batman, oras. O próprio Homem Aranha ficou bem elaborado, apesar de eu achar que o 3 tratou d muito assunto em muito pouco tempo. Agora, Quarteto Fantastico (o 2) é brochante nos clichês, assim como Hulk, Thor , Tomb Raider (1 e 2), Motoqueiro Fantasma, Hell Boy, enfim, tudo é lixo. Eu SEI que filmes sao pra espairecer mas é irritante quando a história é fraca de mais, com diálogos superficiais e um protagonista mal amado.

      • 19 de agosto de 2011 às 22:31 -

        zecarlos

      • sobre opiniao propria me referia a todos que deixaram de ver o filme por ver comentarios negativos,nao e diretamente a vc
        so comentei porque ,nenhum filme e feito a toa,como vc disse so isso…e avatar,eu usei de exemplo apenas,nao o enalteci como vc mal interpretou

      • 19 de agosto de 2011 às 22:36 -

        zecarlos

      • agora falando mais serio,e justamente isso que vc mencionou nas ultimas 3 linhas,num filme bom,com historia,narrativa e ganchos bem encaixados,vc mal percebe,os cliches e formula aplicada…quando vc for ver um filme e comecar a reparar em dialogos,historia,atuacao,musica…e sinal que tudo esta errado e o filme na certa sera fracasso,pois faz parte da tecnica de cinema prender a atencao do espectador,tudo e pensado,seus movimentos e sensacoes e reacoes tmbm,entao nada na tela de cinema e feito por fazer

  • 18 de agosto de 2011 às 20:29 -

    rangel

  • vendo capitão américa aprendi que nice boots = botas supimpas euaihduiaeh
    se eu for ver esse lanterna verde vou só enriquecer mais meu inglês… ainda mais que esse filme deve estar cheio de piadinhas toscas

  • 19 de agosto de 2011 às 02:15 -

    samuka

  • eu ja ate imaginava q seria uma bosta,e eu sou fa do lanterna verde

    • 19 de agosto de 2011 às 22:37 -

      zecarlos

    • tmbm depois de tantos cancelamentos,e adiamentos era previsto isso

  • 19 de agosto de 2011 às 11:59 -

    KING OF KINGS

  • esse cara que faz o lanterna é horrivel demais cara, erraram feio quando pois ele pra fazer esse filme

    • 19 de agosto de 2011 às 22:40 -

      zecarlos

    • na minah opiniao ficou datado,tirando a qualidade do ator de lado(pois isso pode ter influencia da direcao do filme,ate porque ele tem um chefe que da ordens)

      eles poderiam usar o lanterna verde negao,pois e o que tem mais carisma a alguns anos

      • 21 de agosto de 2011 às 08:18 -

        lcfk4d4j

      • realmente esse ator e ridiculo lol, vai fazer filme de comedia cruzes lanterna verde e demais pra ele.

        isso ai e filme de locadora ou de download.

  • 24 de agosto de 2011 às 10:57 -

    diogohc

  • veei, eu tenho medo desse filme desde o primeiro treiler…

  • 26 de agosto de 2011 às 07:44 -

    leandro(leon belmont) alves

  • eu vou ver esse filme, qual é pessoal. esse é um dos poucos filmes da DC COMICS que vale a pena ver.(Batman é show de bola,Superman…neeeehh :p) eu não sei quando a vocês, mas tenho fé nesse filme.

    Da-lhe Lanterna!

  • 20 de março de 2012 às 15:42 -

    Douglas Mesquita

  • cade a resenha ? –'

  • 23 de agosto de 2013 às 19:55 -

    JULIANA

  • Gosto do Ryan Reynolds, acho ele um colírio, maior corpão, ainda mais nesse filme… Homens invejosos, o filme é meio chatinho mesmo, mas vi várias vezes, só pra ver o colírio Reynolds… Ele é bom ator sim, tem atendido bem as expectativas em filmes de outros gêneros: A proposta, Três vezes amos, Apenas amigos, dentre outros… Adoooooro!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *