Arkade Séries – Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

21 de outubro de 2019
Autor: Junior Candido
Arkade Séries - Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

Watchmen é diferente de tudo o que envolve super-heróis por aí. Com sua excelente série em HQ, lançadas entre 1986 e 1987, temas mais maduros e uma abordagem mais crítica revolucionou, desde então, este universo. Sua adaptação para o cinema, de 2009, agradou, mas não é considerada uma “obra prima”, da mesma forma que os quadrinhos. a prequel também não foi algo digno da obra de arte que é a história revolucionária de Alan Moore.

Desde então, os super-heróis se transformaram em ícones da cultura pop. A Marvel, com seus blockbusters, arrebatou multidões em todos os seus filmes, que regiam a Saga das Jóias do Infinito. A DC, mesmo sem o mesmo sucesso, garantiu boas bilheterias com uma nova Mulher Maravilha, sua Liga da Justiça. Além de trazer uma nova abordagem ao gênero, com o Coringa.

E ainda por cima, apareceram novas alternativas envolvendo pessoas fantasiadas “combatendo o mal”. As séries Marvel na Netflix, The Boys e The Tick na Amazon Prime, entre outras, mostram diversas iniciativas envolvendo este tema. E é neste contexto, que a HBO apresenta a sua adaptação de Watchmen. A mesma HBO, que, mesmo em um ano com última temporada de Game of Thrones, trouxe diversas boas surpresas, como Chernobyl. Ou seja, boas expectativas.

Arkade Séries - Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

De fato, não havia casa melhor para Watchmen. A HBO, com o seu know-how, e sua maneira mais livre de abordagem (entenda: sem problemas em exibir violência ou sexo, itens fundamentais em Watchmen) em suas séries, conseguiu tirar o medo inicial de muita gente. A participação de Damon Lindelof (Lost), nos roteiros, também diminuiu o “será que vão estragar a série?” do público, que já começou a trocar a tensão pela vontade de conferir o que viria.

E, enfim, ontem (20) estreou o primeiro episódio. Que, de cara, traz uma proposta bem interessante. Quem nunca ouviu falar de Watchmen, mas assistiu por alguma curiosidade a série, foi facilmente inserido no contexto do seriado. E, se esta pessoa quiser pesquisar mais a respeito, o episódio funcionou como um bom gatilho.

Arkade Séries - Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

Já os fãs, podem conferir, através da proposta deste primeiro episódio, um tão aguardado “como seria o mundo de Watchmen hoje em dia”. A série original, das HQs, mostra uma realidade diferente da real, com Richard Nixon no poder por mais tempo, devido a seu sucesso no Vietnã. Isso ocasionou um futuro um tanto diferente, com uma Terceira Guerra Mundial ainda mais próxima entre EUA e URSS. Além, claro, dos heróis que colocavam suas fantasias, faziam seus trabalhos de justiceiros, mas tinham que se resolver com questões envolvendo leis, governos, e Justiça.

Entretanto, esqueça a ideia de centralizar o enredo nos personagens. A ideia, pelo menos no primeiro episódio, é contextualizar o espectador em eventos no passado e no presente, usando o plano de fundo da HQ para conectar os fatos, e fazer funcionar a história. Com direito a chuva de lulas, que é um dos elementos que conectam eventos das HQs ao seriado.

Arkade Séries - Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

Outro elemento interessante a prestar atenção é o fato de que, mesmo em 2019, o mundo da série não avançou muito em tecnologia, apesar do que é visto tanto na HQ, quanto na série. Estamos em 2019, mas as pessoas ainda usam pagers (os famosos bips, populares nos anos 90), e sentimos um ar de “atraso”, ao ver dias atuais vividos como se fossem a década de 90, mesmo com os carros elétricos a todo lugar. Será que saberemos mais a respeito disso? Lembrando que, como a série fala de consequências, podemos ver tanto situações da década de 1920, quanto o mundo atual, baseado nos rumos das HQs.

E o primeiro episódio também serviu para apresentar o contexto deste mundo “Watchmen” aos espectadores. Como grupos de supremacia branca que atacam negros e pessoas que discordam de seus ideais. Personagens mascarados, que tem suas vidas e seus ideais, além de questões semelhantes aos vigilantes do passado, envolvendo comportamento, posicionamento político, entre tantos outros.

Arkade Séries - Watchmen na HBO estreia com a mesma excelência das HQs

O primeiro episódio nos faz querer mais. Não necessariamente em relação a ação, embora tenha bom conteúdo neste sentido já no episódio um. Mas sim, em querer conferir melhor os mascarados, todo o contexto envolvendo o mundo da série e, principalmente, saber como o mundo das HQs fez o mundo caminhar rumo ao dia a dia apresentado nos episódios.

Watchmen, assim, acertou. Exatamente por não querer contar mais uma vez a história de Dr. Manhattan, Comediante, ou de Rorschach. Mas sim, por mostrar que o mundo destes personagens, é tão interessante quanto os mascarados vigilantes. A série está em exibição na HBO, com os episódios exibidos aos domingos, ás 23 horas. E com disponibilidade na HBO GO.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *