Assistimos The Inventor, documentário da HBO que conta a polêmica história de Elizabeth Holmes

2 de julho de 2019
Autor: Junior Candido
Assistimos The Inventor, documentário da HBO que conta a polêmica história de Elizabeth Holmes

Desde os tempos mais antigos, os grandes imperadores construíam suas próprias histórias da maneira que fosse mais conveniente. Criavam verdadeiras mitologias, os enquadrando na figura de grandes líderes, ou, em algumas vezes, até como deuses.

Nos dias atuais, este fenômeno não é muito diferente. E uma destas histórias foi retratada por um interessante documentário da HBO. The Inventor conta a história de Elizabeth Holmes, que ficou famosa tanto por prometer revolucionar a indústria da saúde com a sua grande invenção, o Edison, quanto por proporcionar uma das maiores histórias de fraudes no Vale do Silício.

Talvez você já tenha ouvido falar da Theranos. A startup que carregava essa nobre promessa de revolução consistia no Edison, um protótipo que prometia realizar exames de sangue, de várias categorias, em minutos, de maneira automática. Nos EUA, a saúde é polêmica e fruto de discussões quanto aos seus custos há mais de 200 anos. E um produto como este, poderia transformar o mundo da saúde, com exames mais baratos e acessíveis.

Assistimos The Inventor, documentário da HBO que conta a polêmica história de Elizabeth Holmes
A promessa da Theranos era a de promover exames de sangue de várias formas a preços baixos e em qualquer lugar, incluindo zonas de guerra e países carentes na saúde.

A questão é que durante todo este tempo, nada de concreto ia aparecendo, e pessoas e mais pessoas, envolvidas com saúde, ou negócios, que um dia tratavam Holmes como a “próxima Steve Jobs“, começaram a desconfiar se a Theranos era, de fato, o milagre que prometia ser.

Sem apontar dedos, o documentário busca apresentar todos os elementos desta história. De como a Theranos foi de um valor de mercado de nove bilhões de dólares para zero. Sobre como eram os bastidores na empresa, na opinião de ex-funcionários. E sobre a própria Holmes, uma figura enigmática e cheia de mistérios.

Por se tratar de uma história extremamente complexa, as duas horas de material até que tenta, mas não consegue explicar todos os detalhes. E a culpa não é do documentário em si. É que o caso é, de fato, muito curioso e inusitado. Só para efeito de comparação, Bandidos na TV, que estreou recentemente na Netflix, virou uma mini-série, tamanho o conteúdo a respeito do caso Wallace Sousa. Talvez uma mini-série por aqui, conseguiria expor de maneira mais adequada todo o conteúdo.

Mas isso não é nenhum grande problema. É possível encontrar, para complementar seu conhecimento sobre o caso, artigos e opiniões na Internet a respeito de toda esta história, já que é algo recente. E ver como Elizabeth Holmes, em nome de seu ideal, construiu sua própria imagem como uma grande revolucionária da história. A história é muito interessante, intrigante, e tem tudo para agradar quem gosta de conhecer mais sobre tecnologia, negócios, e, claro, sobre as grandes polêmicas dos nossos dias.

The Inventor já estreou na HBO, e consequentemente, está disponível para ser conferido no HBO GO.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *