Avalanche indie: Sony anuncia 12 novos indie games para PS4 (e alguns para PS3 e Vita)

2 de maio de 2014

Avalanche indie: Sony anuncia 12 novos indie games para PS4 (e alguns para PS3 e Vita)

A Sony anunciou no PlayStation Indie Event nada menos que 12 games independentes que estão a caminho do PS4, e alguns também saem para PS3PS Vita. Conheça todos estes games na sequência!

Alguns desses títulos já contam com versões para PC e terão uma versão mais robusta em sua estréia no PS4, como Jamestown Plus, por exemplo.

Outra boa nova: a Sony afirmou que mais de mil desenvolvedores indies adquiriram licenças para desenvolverem seus jogos para suas plataformas!

Conheça um pouco de cada um destes 12 games abaixo:

Spelunky (PS4): O famoso rogue-plataformer que já conta com versões para PS3/Vita, dessa vez faz sua estreia no PS4, com gráficos atualizados em 1080p, upload de rankings e desafios diários.

Avalanche indie: Sony anuncia 12 novos indie games para PS4 (e alguns para PS3 e Vita)

Drifter (PS4/Vita): Open-world em que você controla uma nave pelo universo, coletando minérios, comercializando materiais e caçando recompensas:

Jamestown Plus (PS4): o shoot-em-up lançado originalmente para PC chega ao PS4 com uma campanha co-op para quatro jogadores e contando com novas fases, naves e outros bônus.

Starwhal: Just the Tip (PS4/PS3): um brawler multiplayer com um visual único e psicodélico, que lembra o powerpop dos anos 80 (e jogos como Hotline Miami e Far Cry 3: Blood Dragon);

Nidhogg (PS4): mais um multiplayer competitivo que coloca jogadores em um torneio, conta com um visual baseado nos games de Atari 2600 e complexidade nos controles.

Skulls of the Shogun: Bone-a-Fide Edition (PS4): lançado em 2013, o game de estratégia inspirado em Advance Wars chega ao PS4 com muitas novidades, incluindo novas fases para a campanha, personagens e novo sistema de multiplayer.

Apotheon (Ps4): action-plataformer em 2D que conta com um estilo de arte baseado em ilustrações gregas, traz também uma boa dose de pancadaria e inimigos gigantes. Saiba mais sobre o game aqui.

Ironclad Tactics (PS4): game de estratégia baseado em cartas que se passa no momento histórico da guerra civil americana.

Escape Goat 2 (Ps4): sequência do jogo lançado apenas para PC, é um puzzle-plataformer leva todo o carisma do seu protagonista bode para os consoles;

Source (PS4): numa perspectiva em terceira pessoa, o game é um open-world com visual futurista que leva o jogador a explorar o seu mundo por inteiro no melhor estilo metroidvania;

Avalanche indie: Sony anuncia 12 novos indie games para PS4 (e alguns para PS3 e Vita)

Axiom Verge (PS4/Vita): mais um metroidvania, o game conta com muita influência da era NES, bebendo diretamente da fonte desses clássicos (Metroid e Castlevania).

Chasm (PS4): RPG-plataformer que conta também com um sistema robusto de exploração metroidvania. O game também chega aos PCs e chama a atenção por sua arte, que lembra outro indie bem famoso, Bastion,olha só:

Todos estes games independentes (e muitos outros) devem chegar digitalmente às plataformas da Sony nos próximos meses. Qual foi o game que mais te chamou a atenção?

(Via: PlayStation Bloggametrailers.com)

17 Respostas para “Avalanche indie: Sony anuncia 12 novos indie games para PS4 (e alguns para PS3 e Vita)”

  • 2 de maio de 2014 às 14:16 -

    Aquila

  • Agora sim deu vontade de ter um PS4, mais do que já tinha…

  • 2 de maio de 2014 às 14:43 -

    Lucas

  • Sei lá, eu ainda acho furada pular pra nova geração. (Tenho um X360 e um 3DS)
    Gastar quase dois mil reais pra jogar jogos indies não me parece muito amistoso ao meu ver.
    Vou pegar um WiiU no finalzinho desse ano e um PS4 talvez ano que vem (Se tiver jogos, além dos indies HUAHUA).

  • 2 de maio de 2014 às 14:51 -

    Arthur.E

  • Esse Chasm ta bonito pra caramba.

  • 2 de maio de 2014 às 15:29 -

    Dactar

  • Indie Games nada mais são que jogos retrô repaginados,mas como é embaraçoso falar que jogos antigos são tão bons quantos os jogos novos(que custam milhões),então aí a gente inventa novas palavras para se referir as mesmas coisas.
    Ou alguém acha que a Sony apoia os Indies por pura filantropia ou amor ao próximo?Parabéns Sony.

    • 2 de maio de 2014 às 15:56 -

      Renan do Prado

    • Não necessariamente, mas virou moda fazer visual pixelado.
      Drifter não tem visual a assim, por exemplo.

      ué, Sony, Steam e MS tão apoiando os indies atualmente, a Sony tá ainda mais que a MS

      • 3 de maio de 2014 às 01:27 -

        Dactar

      • Gosto muito do crescimento e visibilidade dos Indies.O apoio da MS,Sony e Steam a eles é sensacional.Um jogo NOVO pode ser extremamente “antigo” sem ser pixelado.Drifter realmente parece ser um game que foge a moda ou a insistência em pixelar tudo pra ficar falsamente retrô.Tem razão.

    • 2 de maio de 2014 às 15:58 -

      Luan Barbosa

    • Não é bem assim Dactar. A palavra “indie” se refere a palavra “indenpendente”. São artistas e desenvolvedores que não são financiados por grandes marcas ou publicadoras, mas mesmo assim lançam seu material. É assim nos games, na música, no cinema, etc. Alguns games indies não tem nada de “retrô repaginados”, como é o caso de Skulls Of Shogun e Source, que eu falei sobre aqui na matéria. =)

      • 3 de maio de 2014 às 01:13 -

        Dactar

      • Tem razão Luan,o que eu quis dizer é que os indies são em geral(não são todos é claro) feitos no formato,seguindo as regras,ou seguindo a “escola” dos jogos antigos sem terem a preocupação de serem rotulados de retrô,que em geral poderia afugentar uma parcela mais nova de gamers.Não falei
        “repaginados” de forma pejorativa ou no sentido que todo indie é remake.Falei no sentido de escola de criação mesmo.Jogos antigos são tão bons quanto os novos,mas na hora de vender,é mais seguro rotular de Indie do que deixar para o público rotular de retrô,nostálgico, etc,aí sim de forma pejorativa.Eu conheço a definição de Indie,beleza.Mas até mesmo alguns deles,os Indies, perderam um pouco o romantismo do passado.Tem muito Indie por aí que já não é tão independente e/ou pobrezinho assim,sem apoio.Mas isso é outra história.kkkkkkkkkkkkkkkkk
        Uma coisa não exclui a outra,enfim,muito Indie é na verdade um game retrô também!

        Veja,por exemplo, que a empresa que desenvolve SKULLS OF THE SHOGUN se chama 17BIT,uma referência direta ao Mega Drive 16bit.Olha só como eles se definem na sua página oficial:

        “17-BIT is a boutique independent developer with a gift for revitalizing classic genres with a next-gen twist. 17-BIT games are the descendants of classic 2D games…”

        “Founded in 2009 by game industry veteran Jake Kazdal, 17-BIT aims to deliver iconoclastic games that take the very best memories of the 16-bit era, looking as good and playing as well as they do in your head… and harkening back to a time before your mom was playing video games!”

        Não resta dúvida da pegada retrô deste pessoal!
        No caso de SOURCE,ele é desenvolvido pela FENIX FIRE,e lá no site oficial deles,eles descrevem SOURCE assim:

        “SOURCE is a METROIDVANIA action adventure game for next gen consoles and PC”

        Eles usam o termo que funde os estilos das franquias clássicas Metroid e Castlevania não por acaso,já que a essência do game é,segundo eles mesmos:

        “SOURCE combines exploration, adventure, puzzle solving and combat wrapped in a visually told storyline.”

        Quer dizer,exploração,aventura e quebra cabeças!Outra citação lá no site,que foi dito pela PC Gamer é:

        SOURCE
        “Metroidvania with wings”

        O que eu quero dizer com REPAGINADOS é que a essência dos indies é retrogamer.E se as empresas estão apoiando isso,é porque elas sabem que jogos velhos vendem tão bem quanto os novos,mesmo que com outro nome ou rótulo.

  • 2 de maio de 2014 às 15:59 -

    Renan do Prado

  • Curti esses jogos!!!! Entre eles o Axiom Verge me deu mais vontade de jogar pela semelhança com Super Metroid

    • 12 de outubro de 2017 às 02:30 -

      Patric Menezes

    • Também, agora a política adotada pela SONY é ridícula, abusiva e mercenária. Por que não lançam para o PS3 esse game?? Já não bata ter que engolir aquele navegador de internet ridículo, pois não abrem para outros desenvolvedores, não tem a retrocompatibilidade… Acho que tenho o valor de um carro em games e agora ficam lançando para uma plataforma e não para outra…RIDÍCULA A SONY.

  • 3 de maio de 2014 às 13:15 -

    Roney Colella De Souza

  • Dos jogos mostrados na matéria o que me pareceu mais legal foi o Apotheon.

    O que me incomoda é as empresas lançarem esses jogos exclusivamente para consoles novos sendo que vários deles obviamente funcionam em consoles antigos. Dentre os consoles que podem rodar praticamente todos esses jogos:

    *Playstation 3
    *X-Box 360
    *Wii
    *Playstation 2
    *X-box
    *Gamecube
    *Psp Go
    *PSP
    *Nintendo Ds
    *Playstation
    *Dreamcast
    *Nintendo 64
    *N-Gage
    *Game Boy Advance
    *Game Boy Micro
    *Super Nintendo
    *Mega Drive
    *Master System
    *Polystation

    • 3 de maio de 2014 às 14:42 -

      Dactar

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Polistation? N-Gage? esses foram os melhores da lista! :) O mais engraçado ainda(não sei se foi proposital) é que apesar da lista ser tão variada vc deixou de fora o WII U kkkkkkkkkkk putz,ele rodaria indie tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkk CADÊ o WIIU? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 5 de maio de 2014 às 10:19 -

      Edimartin Martins

    • Polystation não roda nenhum desses jogos.
      Alguns deles são baseados no Super Nintendo e não no NES (mesma coisa para Master System).

      • 6 de maio de 2014 às 19:44 -

        Dactar

      • Mas é claro Edimartin.O amigo aí em cima foi totalmente irônico no comentário,entende?Ele fez uma brincadeira.Por isso incluiu alguns consoles na lista que obviamente não rodariam mesmo.

    • 12 de outubro de 2017 às 02:30 -

      Patric Menezes

    • Também, agora a política adotada pela SONY é ridícula, abusiva e mercenária. Por que não lançam para o PS3 esse game?? Já não bata ter que engolir aquele navegador de internet ridículo, pois não abrem para outros desenvolvedores, não tem a retrocompatibilidade… Acho que tenho o valor de um carro em games e agora ficam lançando para uma plataforma e não para outra…RIDÍCULA A SONY.

  • 4 de maio de 2014 às 20:17 -

    Babebiba

  • Hm, vi alguns títulos BEM interessantes aí, hein? Fuçando o gameplay/trailer de cada um dá pra sacar que o investimento da Sony faz SUPER sentido, já que a qualidade e proposta dos games tá incrível e certamente rola um público aberto a isso.
    Dispõe uma opção além do “convencional” pra quem tem um console de última geração.

    Way to go!

  • 5 de maio de 2014 às 10:23 -

    Edimartin Martins

  • Acho muito legal essa evolução de jogos antigos.
    Gostei bastante do Axiom Verge por ele incrementar o design baseado no Super Nintendo adicionando uma animação mais fluida (processando um número maior de quadros por segundo. Não iria rodar no Super Nintendo nem a pau).

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