Beyond Eyes: ajude uma garotinha cega a enxergar o mundo neste belo game indie

8 de outubro de 2013

Beyond Eyes: ajude uma garotinha cega a enxergar o mundo neste belo game indie

Para nós, gamers e internautas, a visão é um sentido essencial. Você já imaginou como é a vida de uma pessoa que não pode enxergar? Há um game indie que quer te fazer pensar um pouco nisso. Conheça na sequência o belo game artístico Beyond Eyes.

Obra da produtora indie Tiger & Squid – que é um estúdio de uma pessoa só, a game designer Sherida Halatoe -, Beyond Eyes conta a história de Rae, uma garotinha que perdeu a visão ainda muito pequena em um acidente. Por conta disso, ela precisou aprender a “enxergar” a vida de outra maneira: utilizando seus outros sentidos.

A coisa complica um pouco quando a pequena Rae perde sua gatinha de estimação, Nani, em um lugar totalmente desconhecido. Aí é que entra o jogador, que deverá utilizar os sentidos de Rae para explorar o ambiente em busca de seu amigo felino.

Lembrando um pouco o que vimos no psicodélico The Unfinished Swan, aqui a cegueira de Rae é representada por um mundo branco, vazio. Você deve orientá-la a utilizar seu tato, seu olfato e sua audição para desbravar o mundo, que vai ganhando formas e cores conforme Rae progride.

Confira abaixo um belíssimo teaser-trailer do game:

Promissor, hein?

E isso não é tudo: a responsável pelo game promete que o comportamento da protagonista varia conforme as atitudes do jogador. Se você agir de má fé ou enganar Rae, ela não confiará em suas “ordens”. Já se você guiá-la de maneira prudente, ela irá confiar cegamente (com o perdão do trocadilho) em seus comandos ao guiá-la pelo jogo.

Seguindo a onda de tantos outros projetos promissores, Beyond Eyes busca o apoio dos fãs para sair do papel. A responsável pelo game busca apoio pelo site IndieGogo (que é semelhante ao Kickstarter) para bancar os 10 mil euros da produção.

Até o momento que fechamos este post, ela já havia levantado 1/4 deste valor. Se quiser ajudá-la a produzir o belo Beyond Eyes, clique aqui e confira a página do game no IndieGogo. Como de praxe nestas campanhas, quanto mais você doar, mais “brindes” você recebe.

(Via: Destructoid)

17 Respostas para “Beyond Eyes: ajude uma garotinha cega a enxergar o mundo neste belo game indie”

  • 8 de outubro de 2013 às 09:23 -

    leandro leon belmont alves

  • realmente é um game promissor

  • 8 de outubro de 2013 às 09:41 -

    Arthur

  • O jogo parece bem promissor e a história (garotinha cega que perde seu gatinho) é de fazer até o marmanjo mais brutamontes chorar. Mas pelas barbas do big boss, 10 MIL EUROS!! E ainda mais para um estúdio feito por uma pessoa apenas?! Não sei dizer se sou desconfiado, mas isso não me cheira bem.

    • 8 de outubro de 2013 às 16:08 -

      Sherida

    • Eu não entendo Português em tudo, por isso estou usando o Google Translate para escrever isso. Eu sou o criador deste jogo e seu comentário me confunde.Você acha que eu pergunto muito dinheiro? A Holanda é um país caro e se eu trabalhasse aqui para o salário mínimo que eu iria ganhar € 18.000 em um ano.

      Eu não tenho certeza se você pensou que o montante não era confiável, mas esta é a quantidade mínima de dinheiro que precisam para sobreviver.

      Espero que você entenda.

      Have a nice day :D

      • 8 de outubro de 2013 às 16:36 -

        Leonardo Felipe

      • Parabéns pelo trabalho e pelo esclarecimento, é a primeira vez q vejo o proprio desenvolvedor de um jogo comentar no site Arkade, principalmente relatando o que passa para sobreviver criando jogos. Para nos brasileiros essa quantia é muito alta mesmo, mas como você esclareceu, o custo de vida ai na Holanda é alto, então está mais que justificado, principalmente sendo uma artista!

      • 8 de outubro de 2013 às 17:00 -

        Sherida

      • Estou feliz que você gosta! Eu fiz uma pesquisa no google e, de fato, no Brasil, isso seria considerado como uma grande quantidade de dinheiro. Talvez eu devesse considerar a mudança para o Brasil e contratar algumas pessoas extras;)

        Como é a indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil? Eu tenho acompanhado o desenvolvimento do Toren jogo por um tempo, mas agora não ouvi muito sobre outros jogos ..

      • 8 de outubro de 2013 às 19:41 -

        Renan do Prado

      • Olha só!!! A criadora do Beyond Eyes aqui na Arkade!!! Isso é uma grande honra!!!! kkkkkkkkkkkk

        Sherida, eu entendo pouco sobre o desenvolvimento de jogos no Brasil, mas até onde eu sei, os profissionais brasileiros se dão muito bem em desenvolvimento pra games mobile. Os estúdios por outro lado sofrem pra conseguir notoriedade. Muitos tem ideias e conseguem criar coisas incríveis, e graças a sites como o kickstarter e o indieGogo eles estão aos poucos conseguindo seu lugar ao sol. Mas se você perguntar sobre incentivos que o próprio país dá a esses desenvolvedores, aí a situação muda, e fica bem, bem triste.

        Algumas empresas grandes do Brasil e mesmo do exterior tem dado suporte ao Brasil na parte de desenvolvimento, mas não podemos esperar nada do governo, não há incentivo e muito menos ajuda… Além de que nosso “amado” governo cobra juros altíssimos em jogos aqui.

      • 8 de outubro de 2013 às 20:13 -

        Arthur

      • desculpe a demora para responder, fiquei estudando para as minhas provas da faculdade, primeiro gostaria de me desculpar caso tenha a ofendido Sherida, mas aqui no Brasil 10 mil euros é uma quantia bem elevada, alem de em nosso país o desvio de verba e roubo não ser incomum no governo e nem em empresas. por isso do meu comentário, é estranho ver um estúdio ser levado por uma pessoa só e não pensar que possa haver algum tipo de golpe no meio.

        sobre sua pergunta a respeito dos estúdios para desenvolvimento de jogos brasileiros é basicamente o que o Renan disse, ate começamos bem nos anos 90 quando um grupo de desenvolvedores fez o jogo Outlive, mas apos isso eles não conseguiram financiamento para suas outras ideias e o estúdio quebrou, dai em diante o mercado de brasileiro desse gênero passou a se focar apenas em alguns jogos para mobile e aplicativos.

        Não imaginamos que algum dia o governo vá ajudar a área, todas as áreas de comercio brasileiro sofrem com altos impostos e poucos incentivos.

      • 8 de outubro de 2013 às 20:45 -

        Arthur

      • sorry for not put the response in english for you don’t need use the google translator, my bad, i just realized this later.
        anyway, it’s a honor for all of us have here a developer of a game as interesting as yours, u will always be welcome here in the comments of the magazine arkade.

      • 8 de outubro de 2013 às 21:12 -

        Renan do Prado

      • Arthur is right, I could had writed my response in english too, so it would not be difficult for you to understand and it would avoid the use of Google Translator.

        Anyway, if you don’t understand something we said, just let us know and we’ll translate the right way!

      • 16 de outubro de 2013 às 16:13 -

        Sherida

      • Desculpe pela resposta lenta.Tirei alguns dias de folga do trabalho ;)

        @Arthur Não se preocupe, você não me ofender. Eu estava muito curioso sobre suas razões. Faz sentido agora! Eu também acho que é importante para os desenvolvedores, como me a compreender a situação em outros países a respeito de dinheiro. Para mim é fácil o preço de um jogo de 15 € e acho que não é muito caro, enquanto para os outros países é. Eu acho que é algo que muitas pessoas ignoram aqui na Europa e os EUA assim obrigado por explicar isso para mim.

        Espero que o seu governo vai começar a entender o valor que os jogos e desenvolvimento de jogos pode trazer. Se você sabe que todos os projetos bons que precisam de exposição, me avise!

  • 8 de outubro de 2013 às 09:44 -

    Renan do Prado

  • Lembra muito The Unfinished Swan mesmo!!!

    Mas o game está muito bonito, e feito por somente uma pessoa é de impressionar!! Tomara que atinja a meta!!!

  • 8 de outubro de 2013 às 13:26 -

    Fabio da Silva

  • O jogo impressiona em todos os sentidos (desculpem-me).
    É uma bela experiencia!

  • 8 de outubro de 2013 às 19:46 -

    Babiro

  • O jogo parece bem bacana, tomara que de certo e arrecade os 10 mil euros!!

  • 8 de outubro de 2013 às 23:49 -

    Jean Alves de Oliveira

  • Galera, que momento incrível, isso é tudo muito diferente. Muito legal receber a Sherida aqui na Arkade, isso mostra o quanto ela é profissional, ela se preocupa com o que os outros estão falando sobre o jogo em qualquer parte do Mundo, viva a Internet, isso é que é globalização, eu gostei da ideia do jogo e vou torcer para tudo dar certo para ela, eu inclusive vou acompanhar sobre esse jogo com mais carinho.

  • 9 de outubro de 2013 às 00:01 -

    Jean Alves de Oliveira

  • Galera, já que a Sherida citou Toren, um jogo brasileiro indie, fica aqui um vídeo legal.

    Toren – Gameplay e Análise da Versão Alpha http://youtu.be/H8t7BH9tjSg

  • 17 de outubro de 2013 às 01:52 -

    Fellipe Lopes

  • 16 de outubro de 2013 às 23:03 -

    Fellipe

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