BGS 2023 – Jogamos S.T.A.L.K.E.R 2, game promissor, mesmo em meio a um cenário adverso

15 de outubro de 2023
BGS 2023 - Jogamos S.T.A.L.K.E.R 2, game promissor, mesmo em meio a um cenário adverso

Um dos games ainda não lançados disponíveis na BGS 2023 foi S.T.A.L.K.E.R 2. O game do estúdio ucraniano GSC Game World passa por inúmeros problemas, especialmente por ter sido diretamente afetado pela guerra travada pela Rússia, desde fevereiro do ano passado. Dentre várias situações, houveram vazamentos de build do jogo, que os desenvolvedores alegam terem sido vazados por hackers russos.

O game, que chegaria no final deste ano mas foi adiado para o primeiro tremeste de 2024, também viu muita gente de sua equipe sair de Kiev em rumo para a vizinha Polônia, para seguirem no jogo, enquanto alguns outros ficaram no país, o que vem trazendo um desenvolvimento com turbulências acima do comum para qualquer game.

Na BGS, tivemos acesso a uma build de cerca de um mês e meio atrás. E, claro, entendendo perfeitamente a situação que se encontra o desenvolvimento do game, a sensação que tive ao jogar foi de ter algo muito bem feito, mas com ar de produto inacabado, ao mesmo tempo. Explico. Ao mesmo tempo que o gameplay está ágil e muito divertido, as texturas não deram a confiança de um visual tão impressionante quanto as screens enviadas meses atrás.

Se por um lado, as animações estão bacanas e o tiroteio está realmente divertido, por outro ás vezes nos foi passada a sensação de estarmos jogando um game de seis anos atrás. Mas, novamente, entendendo perfeitamente as questões que envolvem o desenvolvimento do game, e também acreditando que, de fato, o que quiseram trazer para o público era algo mais focado no gameplay do que no visual, que cada um irá buscar o melhor dentro do seu contexto, seja no PC ou no console.

Na demo de cerca de 20 minutos, também senti vários travamentos ao explorar o mapa. Problemas estes que acredito não estar na versão final, e que também espero que a equipe leve o tempo necessário para lidar com estas questões técnicas. Mesmo com uma sensação de produto inacabado, o saldo foi positivo. Pois o gameplay, que é essencial para um jogo desta natureza, está realmente divertido.

É fácil mirar, atirar, acertar onde quer seus inimigos, assim como se movimentar pelo cenário, sem grandes problemas. A navegação pelo mundo do jogo também está bem simples e interessante, ao passo de que, ao menos na demo, já tive a sensação de que haverá muito conteúdo, pelas várias missões secundárias disponíveis para quem quisesse explorá-las.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chronobyl está programado para chegar no primeiro trimestre de 2024, com versões para PC e Xbox Series X|S. O game também estará disponível no Game Pass.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais