Cartucho promete rodar games do Sega CD direto no Mega Drive

19 de junho de 2019
Autor: Junior Candido

Cartucho promete rodar games do Sega CD direto no Mega Drive

Com o passar dos anos, muitas iniciativas buscam trazer novos, e atualizadas maneiras de aproveitarmos nossos jogos preferidos. Temos, por exemplo, a “evolução” do Game Boy. Que, com iniciativas de terceiros, oferece portáteis clonados com tela iluminada, entrada para cartões SD, e conexão na TV.

O mesmo acontece com outros videogames, como, por exemplo Sega CD. O add-on do Mega Drive ganhou um item bem interessante, e que será bem observado pelos fãs do console. A Terraonion anunciou, nesta semana, o MegaSD. um típico cartucho que permite que jogos sejam adicionados nele, e rodem no Mega Drive.

A diferença é que este cartucho, baseado em FGPA, reproduz os games de Master System e Mega Drive, com total suporte ao áudio FM, algo que os fãs mais puristas destes consoles desejam muito. E, também, tem a capacidade de rodar games de Sega CD, direto no console, sem a necessidade do add-on de CD.

Rodando ISO direto no cartucho

A Terraonion já é velha conhecida dos retrogamers, por causa de seus cartuchos NeoSD que rodam games nos sistemas Neo Geo, e o Super SD System 3, que, assim como o MegaSD, leva os games de CD do PC Engine/TurboGrafx-16 para os consoles. O cartucho tem recursos próprios, que substituem o complemento óptico dos consoles originais pelo cartão SD. Que assim, lê a imagem em ISO e reproduz no hardware origina.

O hardware do Sega CD é emulado em FPGA para trabalhar no Mega Drive. Ele funciona nos consoles originais, em modelos como o Mega Sg, da Analogue, e até no portátil Nomad. Para o portátil, basta algumas pequenas modificações para conectar o áudio analógico no cartucho, e ele também poderá rodar os games.

Mas o único porém da novidade é o preço. O cartucho está à venda no site da Terraonion por 232 euros. Ou cerca de mil reais, em caso de conversão. O Everdrive, cartucho tradicional que roda ROMs em cartão SD, custa entre 200 a 400 reais. Em sites diversos pela Internet. O Sega CD, por sua vez, é encontrado em sites de vendas de artigos usados em preços variados. É possível achar um entre 800 e 3.000 reais, dependendo das condições.

Uma resposta para “Cartucho promete rodar games do Sega CD direto no Mega Drive”

  • 19 de junho de 2019 às 22:19 -

    Helinux

  • Bons tempos do poderoso Mega Drive e do Sega Mega CD!!!!
    Tinha e ainda tem bons clássicos de antigamente!!!! Bons tempos!!!! valeu

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *