CCXP 2019 – Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento

8 de dezembro de 2019
Autor: Junior Candido
CCXP 2019 - Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento

O Jaspion, um dos personagens de produções japonesas mais famosos na história da TV brasileira, está voltando. Não com uma nova produção feita nas inesquecíveis pedreiras do Japão, mas sim com novos projetos, feitos no Brasil. Um mangá e um novo filme estão em desenvolvimento, todos com a supervisão direta da Toei.

Na CCXP, um painel sobre Jaspion – O Filme, trouxe algumas novidades para fazer os fãs, novos e da época da Manchete, elevarem suas expectativas. No filme, o herói deixa Tóquio, e lutará contra seus inimigos em São Paulo. Yusei Nagamatsu, gerente sênior da Toei Company, disse na ocasião que estava muito feliz, de ver o carinho que os fãs brasileiros ainda tem pelo Jaspion, mais de duas décadas após o fenômeno que a série causou no Brasil.

CCXP 2019 - Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento

Não foram apresentados trailers e nem cenas do filme, mas foi esclarecido que o longa será feito com respeito e dedicação que o fã merece. Haverá algumas mudanças, para atualizar o contexto do longa para os nossos dias, em uma realidade um tanto diferente dos cenários os quais conhecemos bem na era de ouro dos tokusatsus, mas a essência do herói seguirá fiel, de acordo com todos os envolvidos com o longa.

Jaspion, o mangá – novas ideias, mas com respeito ao seriado original

CCXP 2019 - Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento

Além do filme, o mangá também está em desenvolvimento, e em estágio bem avançado. Conversei com Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues, responsáveis pelo mangá. Que torcem, claro, pelo sucesso do projeto. Jaspion, curiosamente, não fez muito sucesso no Japão, mas foi um fenômeno no Brasil, ao final dos anos 80. Muito disso se deve à personalidade do herói, que é brincalhão e tem uma espécie de “espírito brasileiro”.

Questionados sobre a manutenção desta personalidade, foi falado que uma das metas no desenvolvimento é manter o Jaspion exatamente como ele é no seriado. Ou seja, o mesmo cara brincalhão e irreverente, mas que “quando coloca a armadura, resolve”. Falei também sobre os cenários, uma vez que o mangá permite uma exploração maior de ambientes, e que podem ir além do visto no seriado.

Foi explicado que cenas da própria série estarão expostas no mangá. O projeto não foi alterado, mas sim adaptado. As possibilidades que o mangá oferecem são muito maiores, então eles garantiram que a essência e a mitologia estão todas intactas. A mitologia do Jaspion, inclusive, pode ser expandida, seguindo o mesmo contexto da série, que são as viagens pelos planetas do herói.

Aceitação entre os mais novos? Sim. Os pais, que cresceram assistindo Jaspion, levou para seus filhos os episódios e o contexto. Os dois se mostraram surpresos, pois focaram no público fã do herói. Entretanto, os pais “fizeram bem o dever de casa”, com crianças interessadas no conteúdo. O mangá servirá, por fim, como um convite para que mais pessoas possam assistir o seriado original, que tem seus episódios disponíveis no Youtube, e no Amazon Prime Video.

Um “Homem de Ferro” Tokusatsu

CCXP 2019 - Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento

A ideia, inclusive, é a de ampliar este universo. A popularidade e o carinho do brasileiro pelo Jaspion pode, de acordo com os produtores, o encaixar como um “Homem de Ferro do Tokusatsu”. Fazendo referência ao personagem de Robert Downey Jr., que iniciou o que conhecemos hoje como o Universo Cinematográfico Marvel.

A Toei, inclusive, apoia essa iniciativa. Eles se mostram abertos para as novas ideias, e se mostram muito objetivos na aprovação. Eles também querem ampliar, e se mostraram felizes com a boa aceitação dos projetos envolvendo o Jaspion, e o carinho do brasileiro com outros personagens. A Toei também tem planos, e a JBC, que publicará o mangá do Jaspion, conta com apoio para apostar em mais ideias.

Para o futuro, novidades envolvendo outros personagens estão em pauta. Mas o foco segue em Jaspion, que segue em desenvolvimento, em uma busca pela excelência. Os dois adiamentos do mangá explicam este cuidado, pois a JBC e os criadores do mangá só irão lançar o mangá se eles encontrarem o produto em perfeitas condições.

3 Respostas para “CCXP 2019 – Jaspion: filme, mangá e armadura original marcam presença no evento”

  • 8 de dezembro de 2019 às 21:36 -

    Helinux

  • Fãs novos???? Difícil…acredito que vai ser um Shenmue 3 da vida, essa é a verdade!!!! Fãs das antigas com certeza estão e estarão empolgados com o novo filme, mangá e afins. Infelizmente muito tempo depois lembram e lembraram do Jaspion…algo poderia ter sido feito ao longo do tempo como fizeram em Cavaleiros do Zodiaco e Dragon ball z que sempre lançavam e lançaram algo em termos de novidade. Como Jaspion e outros seriados japoneses não fizeram tanto sucesso no Japão a Toei não leva muito a série um retorno do guerreiro metálico. Bons tempos da melhor tv de canal aberto: Rede Manchete!!!! Fico na expectativa, saudades da Anri querida!!!! valeu

    • 9 de dezembro de 2019 às 15:11 -

      Junior Candido

    • Cara, por incrível que pareça. No painel ontem, tinha várias crianças. Incluindo duas de nove anos que responderam perguntas. Estas crianças não vão ser fãs sozinhos, mas com os pais “fazendo o dever de casa” como eles falaram, tá impressionante ver crianças interessadas.

      Uma curiosidade: nesse universo de Tokusatsus, um dos poucos seriados a ter uma sequência, se não o único, foi Solbrain, uma sequência direta de Winspector. Séries com atores eles tratam meio como “novela”, com começo, meio e fim. Valeu!!! =D

      • 9 de dezembro de 2019 às 22:49 -

        Helinux

      • “fazendo o dever de casa” !!!! Exatamente…é aquela estória, vc tem que apresentar o Atari para a futura geração ou geração atual e assim valorizar o que foi a fase 8 e 16 bits tem termos de games. Gostava do primeirão Power Rangers daqueles bons tempos da Kimberly, jayson e CIA. Com o tempo os powers rangers foi piorando e caindo…ainda mais que teve um episódio atual imitando a série Ninninger onde jiraya aparece no episódio 34…fiquei indignado com a cópia em power rangers ninjas que eles fizeram atualmente copiando esse episódio, triste isso!!!! Infelizmente tokusatsu nem em tv fechada vc ver mais…apenas cópias das versões originais e transformando-as em power rangers lixo. Teve também um episódio copiando Kamen Rider RX, lembro!!!! Bons tempos de antigamente, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *