Chromebooks focados em games poderão ser realidade em breve

27 de janeiro de 2022
Chromebooks focados em games poderão ser realidade em breve

O Google quer continuar investindo em games. Após o Stadia que, apesar de problemas e críticas continua na ativa, um outro alvo dos investimentos da companhia estão nos Chromebooks, notebooks com Chrome OS que, entre algumas particularidades, fazem uma espécie de ponte entre notebooks tradicionais e smartphones Android.

Referências a novos Chromebooks, agora focados em jogos, foram identificadas em versões de teste do Chrome OS. Tal referências somam ao tímido anúncio, sem nenhuma novidade recente, de que o Google levaria o Steam para seu sistema de notebooks.

O 9to5Google explica que três codinomes para Chromebooks de jogos em potencial foram vistos, todos com teclados RGB. Tanto HP quanto a Lenovo estariam testando os Chromebooks “gamer”, com base em contribuições de funcionários no código do Chrome OS. Ambas as marcas já trabalham com soluções para o mercado gamer. Há, ainda, um dispositivo desconhecido, chamado Ripple, que, ao que indica os relatórios, seja um tablet equipado com Chrome OS, mas com teclado destacável.

Outro indício de investimento do Google para um Chrome OS “gamer” é o suporte a teclados RGB, comuns em notebooks para o segmento da Razer, Acer e tantos outros. E, como nada disso funcionaria sem games, é mais um indício de que o Steam para Chromebooks (embora já possa ser instalado através de alguns meios compartilhados pela comunidade) possa ser oficializado em breve.

O que permite uma investida maior do Google para a Steam no Chrome OS são os esforços do Steam Deck. O dispositivo da Valve tem tudo para ampliar as capacidades do Proton, tecnologia proprietária que permite que o Steam execute games de Windows no Linux, com uma biblioteca a cada dia mais compatível. Uma crescente do Proton permitirá ao Google, de um jeito, ou de outro, aplicar a tecnologia em seu sistema operacional.

O Proton, inclusive, aceita sistemas anti-cheat populares, como o Easy Anti-Cheat e o BattlEye. Lembrando, também, que o Chrome OS ainda roda games de Android, e possui suporte para o Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, ampliando ainda mais suas capacidades para os games.

Uma resposta para “Chromebooks focados em games poderão ser realidade em breve”

  • 27 de janeiro de 2022 às 21:06 -

    Helinux

  • valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *