Como a VPN pode ser utilizada para jogos multiplayer

8 de agosto de 2019
Autor: Arkade
Como a VPN pode ser utilizada para jogos multiplayer

As Redes Privadas Virtuais(VPNs) mantêm a sua privacidade na Internet mascarando e ocultando o seu IP e os dados enviados ou recebidos. Embora normalmente sejam usadas ​​para fins como streaming ou conexões seguras em um ambiente corporativo, muitas empresas de VPN estão tentando conquistar o mercado de games, tendo os jogadores como um novo público. Geralmente, elas fazem declarações ousadas sobre a VPN para jogos que desenvolveram, melhorando a latência ou permitindo que você jogue fora de sua região.

Como jogador, sempre me perguntei sobre o uso das VPNs e procurei explorar um pouco mais as vantagens. Apesar de existir muito marketing exagerado, a VPN pode realmente ajudar em alguns casos. Vamos verificar algumas das reivindicações e descobrir se elas são verdadeiras ou não.

Usar uma VPN para jogos ajuda a:

  • Melhorar o atraso e reduzir o ping usando uma conexão de servidor mais rápida.
  • Superar o bloqueio geográfico e jogar jogos multijogador não disponíveis ao viajar
  • Fazer o download, comprar e jogar jogos independente do país de residência e obter acesso a jogos que ainda não estão disponíveis.
  • Garantir a proteção dos dados enquanto joga.
  • Criptografar o tráfego de jogos e permanecer anônimo.
  • Proteger de um ataque DDoS, particularmente importante em jogos e torneios online competitivos.

Mito 1 – Uma VPN aumentará sua jogabilidade

O jogo multiplayer existe há mais de duas décadas e agora está alcançando novos patamares com títulos como Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG). Como um jogador online, há uma coisa que conta: uma conexão estável com baixa latência. Algumas empresas de VPN afirmam que conectando você a um dos seus servidores mais próximos do servidor de jogos de origem, eles podem ajudá-lo a reduzir os tempos de ping e o atraso geral ao jogar jogos como PUBG, Dota 2, Counterstrike e outros.

Verdadeiro ou falso?

O resultado vai depender do provedor de VPN. Se o jogador utilizar uma VPN paga e com servidores rápidos, como a ExpressVPN, a velocidade pode aumentar sim e ping ser reduzido. Se a VPN for gratuita, é provável que vá retardar a velocidade e travar o jogo porque os provedores de VPNs gratuitos têm poucos servidores e muitos usuários.

Mito 2 – Colocar jogos multiplayer bloqueados pelo ISP (Provedor de Internet) para funcionar

Alguns provedores de internet bloqueiam conexões ponto-a-ponto (P2P), para evitar download de torrents, e este tipo de conexão inclui jogos multiplayer como o PUBG. Alguns provedores de VPN afirmam que resolvem esses problemas.

Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro! O provedor de Internet pode bloquear algumas conexões P2P em alguns países. No Reino Unido por exemplo, baixar qualquer torrent pode dar prisão ou multa. Uma VPN pode contornar essa situação e ainda proteger o usuário de estar exposto às autoridades britânicas. Nossa pesquisa sobre os jogos e ISPs mais populares do mundo não revelou casos gritantes em que esse era o caso. Há casos raros por aí que relatam uma VPN que fixa problemas de conexão relacionados a ISP.

Mito 3 – Obtenha acesso a jogos bloqueados geograficamente

Um monte de conteúdo lá fora é geo-bloqueado, o que significa que é restrito a determinados países ou regiões. Isso inclui vídeos, sites de notícias – e também jogos. Se um dos seus jogos puder ser jogado online na Europa ou se você tiver um servidor favorito ao qual você se conecta, talvez isso não funcione quando você estiver viajando na Ásia ou nos EUA (e vice-versa). A configuração de uma VPN permite decidir em qual servidor você está se conectando, não importa onde você esteja, ocultando seu endereço IP atrás de um novo na região desejada. 

Verdadeiro ou falso?

É verdade! A maioria dos jogos multiplayer pode ser jogada nos EUA, na Europa e na maior parte da Ásia. No entanto, alguns países passam restrições a empresas que operam em um país, por exemplo, os EUA não permite que a Blizzard e outras empresas de jogos opere no Irã. Outros governos bloqueiam certos jogos. Este não é um problema para os jogos mais populares.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *