Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusões

2 de novembro de 2009
Autor: Fábio Torres

Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusões

Todos conhecemos os noobs. São aqueles seres irritantes que existem em todo fórum ou MMO. E agora surgiu a Teoria dos Noobs.

Este tópico é dedicado a todos aqueles que aturam/tiveram que aturar esta praga da humanidade que são os noobs, e a todos aqueles que conseguiram, com muito esforço, deixar de ser noobs e se tornarem pessoas decentes.

O QUE É UM NOOB?

É um erro muito comum achar que noob é a mesma coisa que newbie (novato). Apesar de ter se originado da palavra “newbie”, o termo “noob” adquiriu um novo contexto. De fato, um noob quase nunca é novato; ele tem alguma experiência, mas continua fazendo as mesmas besteiras que um iniciante.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NOOB:

Noobs são preguiçosos: eles não gostam de jogar os jogos por conta própria e descobrir as coisas sozinhos. Quando encalham nos jogos, são incapazes de fazer um mínimo de pesquisa antes de sair perguntando o que têm que fazer em tudo quanto é fórum. Alguns noobs mais “evoluídos” apelam para suas Bíblias (os detonados), e passam mais tempo lendo o dito-cujo do que jogando;

Noobs são desatentos: muitos noobs ficam encalhados nos jogos de RPG simplesmente porque não prestam atenção ao que está escrito na porcaria da tela. Eles são capazes de repetir a mesma pergunta em um fórum dezenas de vezes, porque não lêem os posts anteriores pra ver se alguém já respondeu, e quando acabam com a paciência de alguém e recebem uma resposta grosseira, ainda reclamam! (“pow c n kize responde n fla merda”);

– Noobs não aprendem com seus erros: esta é a característica crucial que diferencia um novato comum de um noob. Uma pessoa normal, quando erra, aprende com seus erros, melhora e não torna a repeti-los. Já um noob é incapaz de aprender com seus erros e volta a cometê-los, até porque ele geralmente não percebe (ou, se percebe, não aceita) que está errado;

– Noobs não gostam de seguir regras: por alguma razão, os noobs sempre acham que estão acima das regras, e por isso nem se dão ao trabalho de lê-las ao entrar em uma comunidade (a preguiça e a falta de atenção contribuem para isso). Como conseqüência, acabam se encrencando com os moderadores e os outros membros. Quando não são expulsos e não saem por conta própria, ficam reclamando das regras (“afff moh ditadura issu aki pow”);

– Noobs não aceitam a verdade: poucas coisas irritam mais um noob do que ouvir a verdade, isto é, ser chamado de noob. Isto é natural, já que um noob só descobre que é noob quando alguém esfrega a verdade na cara dele. Quando isso acontece, o noob pode seguir dois caminhos: ficar revoltado e ter um ataque de pelanca, xingando todo e qualquer indivíduo que o chamar de noob, assim como suas mães (e continuar a ser noob); ou aceitar sua condição e tentar mudá-la (este é o primeiro passo para deixar de ser noob).

Obs: se você, leitor, ficar ofendido com o que ler neste tópico, faça um favor a si mesmo e guarde seu rancor para si. Se reclamar, não só vai estar confirmando o que eu disse como também vai estar mostrando para todos o noob que você é.

A ORIGEM DOS NOOBS (pré-história):

Os noobs são hominídeos da espécie Homo n00bis, uma variação do Homo sapiens, que surgiu há cerca de 120.000 anos atrás. Acredita-se que os primeiros noobs tenham surgido no MMORPG da época, que também é o mais antigo MMORPG encontrado no registro fóssil, conhecido como Tibia. Ele existe até hoje, apesar de os noobs terem se espalhado por todos os cantos da Terra, do Orkut e dos outros MMORPGs.Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusões

A ORIGEM DOS NOOBS (Pokémon):

Todo jogador de Pokémon começa como iniciante. Alguns se esforçam, adquirem experiência, passam de nível e evoluem para jogadores experientes. Outros jogadores, mais preguiçosos, decidem evoluir de maneira mais fácil, e usam uma pedra de evolução – a N00b Stone. Com isso, evoluem para noobs.

ESPÉCIES DE NOOBS:

Assim como qualquer ser vivo, os noobs se diversificaram com o passar do tempo, e cada espécie tem características únicas.

– Noob mão-de-vaca: é aquele noob que sempre prefere o emulador ao console, não por falta de dinheiro, mas porque não quer gastá-lo. Esse noob acredita que emulador e console são a mesma coisa, e que pode fazer, no emulador, tudo o que pode fazer no console (o que só é verdade quando o jogo não tem um modo Multiplayer e não interage com outros jogos, o que não é o caso de um jogo como Pokémon), e quando não consegue, sai fazendo perguntas imbecis, como “pq u meu jogu tah travandu?” ou “komu eu fassu p troka pokmon pelu pc?”.
Emuladores não prestam, e qualquer um que opte por eles tem a obrigação de, no mínimo, conhecer suas limitações.

– Noob semi-analfabeto: é o noob que adora inovar o português (ou sua língua nativa, seja ela qual for) com seus erros gramaticais grosseiros. E ainda têm a cara-de-pau de dizer “eu naum toh na eskola entaum falu du geitu q kizer”. Toda hora aparece um “ce” ou “ci” com “ç”, um “fasso”, textos quilométricos sem vírgulas e pontos ou perguntas sem pontos de interrogação no final (alguns noobs ainda não aprenderam que toda pergunta deve terminar com “?”, senão é uma afirmação, e não uma pergunta). Outros noobs até escrevem certo, mas colocam tantas abreviações que seus textos ficam ilegíveis (“ow eu kru emulador d pkmn ond axu p bx”).

– Núbi: é o noob que não sabe ler, escrever e falar inglês e tem preguiça de aprender. E usa como desculpa a seguinte frase: “eu sei inglês, mas é muito demorado pra traduzir”. O principal ato que denuncia este noob é o de pedir emulador/rom em português (ou na língua nativa dele).
Aprendam de uma vez, noobs: hoje em dia, um indivíduo que não tem fluência em inglês é um analfabeto funcional. Saber inglês é importante não só para os jogos, mas também para a vida.

Em Pokémon, este noob é facilmente identificável por escrever, de forma errônea, os nomes de pokes, golpes e até os nomes dos jogos. Alguns erros são até comuns e toleráveis, como chamar o Alakazam de Alakazan, ou o Salamence de Salamance, mas os noobs cometem erros grosseiros: já vi gente escrevendo coisas como Pipilop (Piplup), Raiochu (Raichu), Bodi Islan (Body Slam) e versões Saphira, Esmerald e Diamont. Outros noobs vão ainda mais longe: escrevem o nome dos pokémons exatamente como são pronunciados! Como resultado, vemos abominações como Grovaiul, Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusõesEsquertou e Isnorlex escritas por aí.

– Noob apressado: é aquele noob que acha que Orkut é igual a MSN, e que a pergunta dele deve ser respondida 5 segundos após ser enviada. Resultado: ninguém responde na hora que ele quer, e ele sai floodando o tópico com a mesma pergunta até alguém responder ou dar um esporro nele. E quando leva esporro, não entende por quê.
Às vezes, este noob, em vez de floodar um único tópico com a mesma pergunta, repete a mesma pergunta em vários tópicos.

– Noob teimoso: é o noob que gosta de abrir tópicos para discutir determinado assunto (qualquer assunto), mas não aceita nenhuma opinião contrária à dele, por mais errada que seja (e normalmente é). Na mente deste noob, ele é o detentor da verdade absoluta, e todos que discordam dele são neandertais, retardados, pessoas de mente pequena, etc.

– Noob metido a sabe-tudo: esse é o noob que conseguiu memorizar algumas dicas dos jogos e acha que, com isso, virou jogador profissional. Ele adora se exibir, criando tópicos do tipo “Perguntem pra mim, eu sei tudo!”, pra exibir seu “vasto conhecimento”. Muitas vezes, porém, ele se atrapalha com as perguntas e acaba respondendo tudo, menos o que a pessoa perguntou.

Em alguns casos mais graves, o poder sobe tanto à cabeça do noob que ele tem delírios de grandeza, acha que os outros têm que pagar para partilhar de sua “incrível sabedoria” e começa a cobrar pelas respostas que fornece. Já tive a infelicidade de, em uma outra comunidade de Pokémon, presenciar um tópico com o seguinte texto (aproximadamente, porque infelizmente o tópico foi apagado e eu não tirei Print… -_-‘):

“Perguntem pra mim, sei tudo de pokémon. Mas se a dúvida for muito difícil você será cobrado. Vou querer que você me passe um link de emulador de pokémon pra baixar.”

– Noob carente de atenção: o noob carente de atenção é a criatura mais desprezível que existe; é o noob que quer, a todo custo, que alguém note que ele existe, e fará de tudo para conseguir isso, mesmo que todos acabem odiando-o (ele prefere ser odiado do que não ser notado).

Este tipo de noobice tem diferentes estágios: nos estágios iniciais, o noob começa a criar tópicos inúteis e imbecis de joguinhos, assim como enquetes igualmente inúteis, só pra aparecer. À medida que sua noobice vai piorando, ele começa a fazer propaganda da comunidade que criou há 5 minutos atrás para ver se atrai alguém, geralmente dizendo coisas do tipo “entrem nessa komu eh a melhor q existe”. Alguns chegam até a fazer propaganda nos comentários das enquetes ou fazem da própria enquete uma propaganda!

Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusõesFinalmente, quando o CN (Coeficiente de Noobice) atinge seu ápice, o noob parte para a ignorância e sai floodando tópicos, quebrando regras, xingando todos os membros e suas mães e, mais raramente, desenhando órgãos genitais masculinos em seus posts. Alguns noobs também levam a briga para os scrapbooks dos outros membros.

Quando atinge este estágio, o noob está além de qualquer possibilidade de salvação: inevitavelmente acaba expulso das comunidades, temporária ou permanentemente, e fica satisfeito com isso, porque finalmente conseguiu a atenção que tanto queria e acredita que, com isso, deixou sua marca na comunidade. Só mais tarde é que ele percebe que, poucos dias depois do ocorrido, as pessoas nem se lembram mais de quem ele era, e que ele teve todo aquele trabalho pra nada. Aí ele faz outro perfil fake e volta pra comunidade. Normalmente ele acaba fazendo tudo de novo, finge que é outra pessoa ou, ainda, tenta se justificar pelo que fez, implorando para ser perdoado.

Enviado à nossa redação por Guilherme Dexter

19 Respostas para “Você conhece um Noob? Leia e tire suas conclusões”

  • 3 de novembro de 2009 às 14:04 -

    Gustavo Rodrigues

  • Nossa parabéns pela matéria cara. Uma das melhores explicações sobre noob que já li, rsrsrs O.O.

  • 3 de novembro de 2009 às 17:04 -

    Paulo Daemot

  • O Guilherme fez uma ótima coletânea de informações e exemplos!

    Com certeza esses tipos de noobs são muito chatos, mas eu tento ter sempre paciência quando algum cruza meu caminho, pois sempre tenho a esperança que seja realmente de ajuda e algum se converta em algo melhor ou evolua.

  • 4 de novembro de 2009 às 12:46 -

    Guilherme

  • Estou famoso :D!!!!!!!!! Hehe…
    Eu acho que até mesmo o meu irmão é noob… Mas eu estou treinando ele…

    Se alguém quiser jogar PS3 comigo me add: GuilhermeFoda

  • 6 de novembro de 2009 às 09:02 -

    Silva

  • 6 de novembro de 2009 às 22:26 -

    Diego

  • Muito boa a matéria cara, tá de parabéns!

    Até um noob vai entender porque ele é noob agora, ou não. (porque a preguiça de ler é tão grande que ele vai sair da página antes ou teria feito um daqueles comentários: “first” –‘

    Agora um outro comentário sobre os noobs, se fosse só nos jogos que existissem noobs estavam bom, mas não, é em TODO lugar!!! rsrs é na faculdade, padaria, centro da cidade, etc…

    Bom, é isso ae, abraço ;D

  • 10 de dezembro de 2009 às 00:49 -

    Willy trancoso

  • “Aprendam de uma vez, noobs: hoje em dia, um indivíduo que não tem fluência em inglês é um analfabeto funcional. Saber inglês é importante não só para os jogos, mas também para a vida.Aprendam de uma vez, noobs: hoje em dia, um indivíduo que não tem fluência em inglês é um analfabeto funcional.”

    so não concordo com essa parte mas o resto e verdade ;D

    • 16 de outubro de 2010 às 01:54 -

      Bone

    • Noob é aquele cara que acha que todos tem a mesma condição financeira que ele, não tem a visão socioeconômica para saber que a situação do ser humano é desigual e nem todos tem condições de aprender inglês,noob é aquele cara que tem preguiça de ler um livro pra adquirir conhecimento sobre o assunto e não falar "NOOBAGEM", por aí!

  • 15 de dezembro de 2009 às 17:33 -

    Ele

  • o texto ficou muito bom, mas você esqueceu outros tipos de noobs: o noob que acha que apenas que jogou o jogo por 10 minutos a 1 hora acha que sabe de tudo (os personagens, os golpes os destraváveis os finais que eles fazem questão de contar, etc.); o noob crianção: o noob que faz birra só porque perdeu no futebol ou no SF e que acha que o jogo está errado, não o noob. E outros tipos.
    E eu só uso detonado como último recurso (sério!)

  • 3 de fevereiro de 2010 às 10:47 -

    daniel

  • Já li isso no orkut antes, mas não deixa de tirar os méritos do criador, muito bom!!

  • 3 de fevereiro de 2010 às 12:59 -

    Hynx

  • Já dizia um grande amigo meu, nas épocas de LanHouse “Noob é tua mãe na cama”. Amém.

  • 15 de maio de 2010 às 15:24 -

    up

  • essa parti do post sobre o pokemon e nao gostei,algums pokemon so evoluem com stones e nao sao todos os pokemos que podem usar stones para evoluir

  • 24 de julho de 2010 às 01:17 -

    Cleyton

  • O Artigo ficou muito bom, porém o grande erro da matéria, foi dizer que os pokémon evoluem mais rapidamente com pedras, isso não e verdade. Existem 3 tipos de pokémon:

    1. Os que evoluem por EXP (Level ou esperiência).

    2. Os que não evoluem, pois não possuem evolução (exemplo Absol)

    3. E os que evoluem com pedras que são uma porrada( o mais conhecido é o Evee e suas 7 evoluções que só são possiveis pelas evolution stones)

  • 17 de setembro de 2010 às 13:08 -

    Neo Rock X

  • Noob ? Só conheço o Saibot de Mortal Kombat…Achei esclarecedora e engraçada esta matéria…foram descobertas outras espécies (raras e que se muito achavam extintas)de noobs fora do universo gamer, uma delas tem a característica de escrever tudo maiúsculo e depois quando atacada usa como defesa o bordão "È meu jeitinho"; a segunda espécie derivada da mesma confunde inglês por português e diz que foi alfabetizada no exterior,etc. Onde posso encontrá-las? No Twitter…

  • 28 de janeiro de 2011 às 09:55 -

    Diego

  • RI LITROS PQP!!! HUAEhAUEhAEUhAEUhAEUhea DEMAIS!

  • 28 de janeiro de 2011 às 13:11 -

    mv2011

  • Faço parte de um fórum e já identifiquei pelo menos 3 que fazem parte da “arte” de ser noob lá.

  • 28 de janeiro de 2011 às 21:44 -

    Aruoliveira

  • “Noob é aquele cara que acha que todos tem a mesma condição financeira que ele, não tem a visão socioeconômica para saber que a situação do ser humano é desigual e nem todos tem condições de aprender inglês”

    Olha, eu aprendi inglês decorando, lendo dicionário, traduzindo antes mesmo de ter internet e etc. Nunca fiz curso. Não saber inglês é preguiça. Se não quer aprender, tudo bem, mas aí passa vergonha.

  • 28 de agosto de 2011 às 21:07 -

    Italo

  • Copiou da Pokémon Brasil hein champz?

  • 22 de dezembro de 2011 às 13:42 -

    KING OF KINGS

  • pensei que eu era um noob mas nao só sou um iniciante mesmo kkkk

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *