Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

29 de junho de 2017
Autor: Junior Candido

Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

Um dos casos mais esquisitos da história dos videogames está em Corneria. Star Fox 2, sequência natural de um dos maiores sucessos do Super Nintendo, estava em desenvolvimento, apareceu até em CES (e foi motivo de lenda urbana), mas acabou sendo cancelado. Porém, 22 anos depois, eis que a Nintendo apresenta o seu Super Nintendo Classic Edition e com ele, a grata surpresa do game “desaparecido”, que enfim terá o direito de ver a luz do dia.

Voltando para o ano de 1993, podemos conferir a estreia de uma das armas mais poderosas da Nintendo em sua guerra contra a SEGA na era 16-bit: o chip Super FX que, sem nenhum adaptador, oferecia gráficos poligonais. O co-processador ajudava o console a acelerar o visual, oferecendo então algo que o console sozinho nunca iria dar conta. Além do recurso, a premissa espacial de Star Fox e o carisma de seus personagens, além de contar com um rico gameplay de exploração, mesmo se tratando de um shooter com naves.

Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

O primeiro Star Fox revolucionou o Super Nintendo com seus gráficos poligonais

O sucesso fez com que outros jogos fossem lançados com o chip, como Stunt Race FX e Vortex. A Nintendo ainda chegou a evoluir o dispositivo, lançando o Super FX 2, que equipou Yoshi’s Island e Doom. Outros jogos, incluindo Star Fox 2, iriam usar da tecnologia, mas foram todos cancelados, ou nunca foram terminados. A explicação mais aceita é simples: o Nintendo 64, que oferecia maiores recursos visuais e também no gameplay, tornou o Super FX obsoleto.

E, com a chegada de Saturn e Playstation, era quase que uma necessidade que a Nintendo fosse esperta e oferecesse algo competitivo para encarar seus rivais, fazendo assim com que Shigeru Miyamoto fez a sugestão que se mostrou sábia, pelo menos em caráter de negócios. Assim, a aventura com os simpáticos animais pilotos de naves acabou sendo migrada para o “irmão mais velho”, em um game lançado em 1997 e de longe, um dos melhores momentos da Nintendo em todos os tempos.

Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

No lugar de Star Fox 2, tivemos Star Fox 64, um dos melhores games do Nintendo 64.

Mas vamos voltar a Star Fox 2. O jogo ofereceria elementos semelhantes à primeira aventura, mas com algumas novidades, preparadas pela Argonaut Games, o mesmo time que atuou na primeira vez. O jogo, que foi apresentado na CES de 1995, contou até com uma história um tanto esquisita sobre o roubo de um dos cartuchos expostos, que rendeu a ROM que apareceu na Internet anos depois. Mas a verdade é que houve a tentativa de roubo, mas o autor foi identificado e detido no próprio evento, e o cartucho devolvido.

Mas ali já era possível ver o game em seu estágio avançado. Com 95% de seu desenvolvimento, Star Fox 2 traria de novo Fox McCloud e seus amigos lutando contra Andross, que veio incomodar novamente Corneria e os planetas vizinhos do sistema Lylat. Assim como na outra aventura, o jogador poderia traçar uma rota para que chegassem até a nave-mãe do vilão, para o combate final. Além disso, o jogo também iria permitir que as naves invadissem uma base inimiga por dentro de um labirinto para achar e destruiur o seu núcleo principal, podendo até explorar estas bases com veículos bípedes, oferecendo assim, o gameplay de sucesso da primeira aventura, mas com novidades importantes para a segunda investida.

Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

O jogo, foi matéria em várias revistas da época, aparecendo, por exemplo, na Super Game Power #15, de março de 1995. Star Fox 2 não foi só a capa da revista, como recebeu um review, com nota e tudo: ganhou nota 4.8, de 5 possíveis. Analisado pelo lendário Marcelo Kamikaze, a análise destacava a possibilidade de se jogar em tela dividida, além dos dois novos integrantes do time, uma lince e uma ovelha. Além disso, a expectativa também era de que a Playtronic, como diz na matéria, lançasse o jogo simultaneamente com os EUA, algo que indicava os esforços das empresas que vendiam games no Brasil, e o potencial do jogo.

Star fox 2 acabou sendo cancelado, mas, após algum tempo a ROM inacabada do jogo acabou parando na Internet, e foi finalizada pela comunidade em torno da série. Mas, com a surpresa que a Nintendo preparou, e que pegou de surpresa até gente envolvida com o game, como o Dylan Cuthbert, um dos desenvolvedores do jogo. E também é digno de nota o fato de a Nintendo manter o jogo, mesmo inacabado, em seus domínios mesmo após tanto tempo (que também foi alvo de elogios de Dylan). Por fim, a Nintendo acabou oferecendo uma razão gigantesca para que seu novo Super Nintendo seja comprado.

Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini

O Super Nintendo Classic Edition, que terá 21 games clássicos, incluindo Super Metroid e Donkey Kong Country, além do inédito Star Fox 2, será lançado no dia 29 de setembro, e tem o seu preço estipulado em US$79,90.

Junior Candido é editor do Arkade e você pode seguí-lo no Twitter.

Uma resposta para “Conheça melhor Star Fox 2, o jogo cancelado em 1995 que estará no SNES Mini”

  • 30 de junho de 2017 às 10:04 -

    silva

  • Pena que falta muita coisa em relação aos ótimos jogos da plataforma, como chrono trigger…

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *