Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics

11 de dezembro de 2018

Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics

Uma das grandes novidades da CCXP 2018, o crossover da Turma da Mônica com a DC Comics, anunciada na Bienal do Livro, foi finalmente lançada dentro do evento. Os visitantes da CCXP puderam conferir, em primeira mão, a edição especial, que conta com os gibis tradicionais, além de HQs especiais, com capas desenvolvidas pelos artistas da DC.

A edição especial vem com todas as edições de dezembro da Turma da Mônica, cujas primeiras histórias são parte do crossover, e contam com a participação de Batman, Mulher Maravilha, Superman, e outros heróis da Liga da Justiça. Também acompanha a coleção os gibis Mónica Y Su Amigos, em espanhol, além de Monica and Friends, para o público que lê em inglês.

A caixa ainda conta com as edições 25 e 26 da Turma da Mônica Jovem. E também as sete edições especiais, com as capas desenhadas na DC, com o formato de HQ americano. Tem até o #1, cosmético no caso, para dar o ar de HQ de super-heróis para a turminha.

Para falar desta parceria, conversamos com Levi Trindade, Editor Líder da Panini Brasil. Levi nos compartilhou muita coisa interessante, sobre a presença da editora em meio a esta parceria, e sobre como o Mauricio de Sousa, está feliz com seus personagens e projetos, com a merecida liberdade para “brincar” com eles das mais variadas formas.

Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics

Ele nos explicou que há uns quatro ou cinco anos atrás, o editor-chefe e gerente geral da Panini na época queria a todo custo promover um crossover entre a Turma da Mônica Jovem e a Justiça Jovem. A parceria, em três frentes, que envolveram a Panini, a Mauricio de Sousa Produções e a DC Comics se mostrou muito positiva, uma vez que, na base do “trabalho em equipe”, o projeto foi realizado.

Para o público fora do Brasil, que também consome a Turma da Mônica, novidades. A Panini tem planos de levar esta coleção para outros países. Levi nos disse que o contrato com a DC Comics permite que, de alguma forma, esse material possa ser levado para os Estados Unidos.

Quando perguntado sobre outros mercados os quais a MSP tem investido, como o Japão, por exemplo, Levi explicou que, embora exista a intenção de chegar com o material nestes locais, tal demanda está em um processo de desenvolvimento. Se trata de uma estratégia a longo prazo, que envolve fazer o lançamento da forma correta. A MSP está trabalhando em algo ousado neste sentido, mas no momento, ninguém pode falar sobre esta potencial novidade.

Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics

O interessante é que a união da MSP com a Panini tem trazido muitas coisas novas, como os Graphics MSP, que seguem sendo sucesso, e o maior gibi do mundo, reconhecido pelo Guiness, e que foi uma das atrações da Bienal do Livro. Sobre isso, ele contou que Mauricio, e sua esposa Alice, seguem tendo muitos sonhos para a MSP. Não pararam e nunca pararão.

A Panini, segundo Levi, tem a missão de fazer estes sonhos se tornarem realidade. Ele lembrou da Turma da Mônica Jovem, o Chico Bento Moço, entre outros projetos. Eles buscam dar recursos para que eles possam realizar estes projetos. Por se tratar do maior patrimônio cultural brasileiro, esta parceria, de mão dupla, acaba sendo essencial para que estes e mais projetos sejam desenvolvidos.

Levi celebrou o fato de que, desde 2007, quando o primeiro gibi foi publicado pela Panini, Mauricio de Sousa pôde voar mais alto com seus personagens. A editora vivia um momento complicado, com um certo desinteresse do público pelos gibis. Apenas um ano depois, já era lançado a Turma da Mônica Jovem, e em 2012, a primeira Graphic MSP, Astronauta-Magnetar, chegava as bancas.

Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics

Seguido por Laços, de 2013, que será a história que norteará o filme, de mesmo nome, agendado para estreia em junho de 2019. Em um processo editorial que conta com vários projetos interessantes, como o crossover com a DC, e muitos outros que virão em breve.

E, para 2019, as promessas são boas. A Panini está estudando novas investidas em pontos de vendas, incluindo produtos que podem chegar em lojas de games ou brinquedos, por exemplo. E, em relação com o Mauricio de Sousa, a Panini terá as novas Graphics, anunciadas no painel da CCXP, coleções temáticas em capa dura, e aniversários de personagens. Mostrando assim, que Mauricio de Sousa, segue livre e feliz, para trabalhar e explorar de maneira diferente e positiva com todos os seus personagens.

Os gibis da Turma da Mônica com a Liga da Justiça estão nas bancas, nas edições regulares. Já no site da Panini, você encontra as edições em formato HQ.

Uma resposta para “Conversamos com a Panini sobre a parceria com a Turma da Mônica e DC Comics”

  • 11 de dezembro de 2018 às 15:13 -

    Lokao

  • Infelizmente o Maurício segue livre dominando todo o mercado de gibis do BR graças as sabotagens que já fez com inúmeros artistas nacionais. É a realidade do capitalismo, passar a perna na concorrência pra ficar com o monopólio. Uma lástima…

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *