Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade

7 de fevereiro de 2023
Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade

Mortal Kombat, como todo fã sabe, foi um game que surgiu baseado em muitas influências. Ed Boon e John Tobias, fãs de filmes B, aqueles filmes de ação com personagens que batem primeiro e perguntam depois, e que eram presença constante na Sessão da Tarde, Temperatura Máxima, Cine Band Kickboxer e tantos outros do gênero, usaram muito destes filmes para criar seus personagens.

Os Aventureiros do Bairro Proibido, por exemplo, garantiram muito da estética do game, além da construção de Raiden e Shang Tsung. Já o Exterminador do Futuro “emprestou” o seu olho exposto para a máscara de Kano, enquanto Van Damme, acabou sendo homenageado em forma de Johnny Cage, uma vez que o ator acabou não aparecendo no game, como era o desejo de seus criadores.

Mas o cinema de pancadaria também tem uma rainha. E seu nome é Cynthia Rothrock, atriz que apareceu em diversos filmes do gênero, e que também fazia parte do repertório da dupla Boon-Tobias. E sua presença nos longas de ação, em que mostrava seus cabelos loiros enquanto sentava a porrada nos mais variados valentões foi o que inspirou a construção da nossa querida Sonya Blade.

Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade
Atores no game e nos comerciais. O legítimo “dois pelo preço de um”.

Sonya, a princípio, não estaria presente no game, que teria inicialmente apenas seis personagens, os originais que conhecemos. Mas como Mortal Kombat ganhou um mês e meio de tempo a mais para refinação, acabou surgindo a possibilidade de se adicionar mais um “kombatente”. Este personagem seria Jax (que se chamava Stryker na época), mas como ainda não havia nenhuma personagem mulher no game, o personagem foi para a gaveta, onde apareceria no segundo game, e Sonya foi desenvolvida.

O nome Sonya vem de uma das irmãs de Ed Boon, que acabou soando bem interessante dentro do universo do game. Já a atriz, que deveria dar vida a recém-criada personagem foi Elizabeth Malecki, que trabalhava na mesma academia que Daniel Pesina, que interpretou os ninjas e Johnny Cage no jogo. Elizabeth era a única que não lutava artes marciais, mas como era instrutora anaeróbico na academia, usou de seus movimentos para criar a personagem.

Muito na base do improviso, a personagem acabou ganhando personalidade própria, se destacando dos demais. Improviso também foi o “design” do seu traje, que foi feita pela própria atriz. Malecki contou que, sabendo que Sonya seria uma personagem vinculada às Forças Especiais do Exército, escolheu um conjunto de academia no tom verde oliva que faz referência ao exército. E como a personagem também dominava a aeróbica, ela resolveu adicionar o biquíni preto por cima, já que era comum nos trajes de academia daquela época.

Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade
Uma das imagens de Daniel Pesina do desenvolvimento do primeiro Mortal Kombat

Mas a inspiração original da personagem, e toda a sua construção, foi baseada em Cynthia Rothrock. Inclusive, a atriz disse em uma entrevista que a Midway chegou a procurá-la para que ela vivesse a atriz no game. Porém, como ela estava no seu auge no cinema, seu cachê era muito caro. Atualmente, é muito comum ver games com grandes nomes do cinema como personagens, como Keanu Reeves ou Norman Reedus, só para citar dois exemplos. Mas em 1992, a história era bem diferente.

Cynthia, que curiosamente também tem o “y” no nome, também disse que “usaram seu rosto e os movimentos pelos quais ela era mais reconhecida e simplesmente mudaram o nome da personagem”. Ela diz que sempre é questionada em convenções sobre ter participado do game de alguma forma, mas ela sempre responde que não teve nada a ver com isso. E que ainda poderia ter processado a Midway por acreditar que “a empresa não fazia as coisas legalmente”, mas que nunca abriu processo por “não ser esse tipo de pessoa”.

Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade
A nossa rainha da pancadaria, Cynthia Rothrock

Curiosamente, quem acabou processando a Midway foi a Elizabeth, a atriz que deu vida a personagem. Ela e outros atores acabaram entrando com um processo em 1997, alegando royalties não pagos das versões domésticas do jogo e o uso não autorizado de sua semelhança em MKII. Eles perderam a causa, e seus personagens foram interpretados por outros atores. No caso da Sonya, quem viveu a personagem em Mortal Kombat III foi Kerri Hoskins.

Mas vamos voltar à Cynthia. A atriz não foi inspiração à toa. Ela foi cinco vezes campeã mundial de Karatê, entre 1981 e 1985. Como ela disputava categorias sem combates, ela disputou com homens este torneio, vencendo as cinco competições. Ela também possui seis faixas pretas em várias disciplinas das artes marciais: Tang Soo Do, Tae Kwon Do, Garra de Águia, Wu Shu, Shaolin do Norte e Pai Lum Tao Kung Fu.

Por causa disso, Rothrock acabou parando na indústria do cinema. A lendária produtora de Hong Kong Golden Harvest, que tem em sua história filmes com Bruce Lee e Jackie Chan, estava procurando por Los Angeles novos talentos. Viram Cynthia, gostaram ela e firmaram um contrato, em 1983. Ela apareceria, pela primeira vez, em Justiça em Dose Dupla, filme de 1985. Fez sete filmes em Hong Kong até 1988, tornando-se uma das poucas artistas ocidentais a se tornarem estrelas no cinema de Hong Kong.

Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade
Um dos muitos clássicos da Cynthia, na locadora mais próxima de você.

Inclusive, ela fez sucesso primeiro na Ásia, para depois estrelar filmes de sucesso nos EUA. Leis Marciais foi o seu primeiro filme produzido nos EUA, onde a partir dali, ela faria inúmeros filmes de sucesso do cinema B de ação, com clássicos como Garras de Tigre, Leis Marciais 2, Honra e Glória, O Desafio Final e tantos outros, numa lista de 30 filmes.

Cynthia é uma lenda viva do cinema de ação, atuando até hoje nos mais variados projetos. E, mesmo sem querer, acabou ajudando na construção de uma das personagens mais queridas do mundo dos games. Que nem estava prevista para aparecer, mas entre inspirações e improvisos, se tornou na Sonya Blade que adoramos tanto hoje em dia.

3 Respostas para “Cynthia Rothrock, a rainha dos filmes de pancadaria que inspirou Sonya Blade”

  • 7 de fevereiro de 2023 às 21:51 -

    Soy loko

  • Lembra os clássicos da Sessão da Tarde.

  • 7 de fevereiro de 2023 às 22:39 -

    Helinux

  • E pensar que antigamente era normal ver Os Aventureiros do Bairro Proibido na Sessão da Tarde, assimo como Comando Delta de Chuck Norris…saudades daquela época!!!! Lembro quando existia o Sessão de Sábado na Glob…acredito que foi o último filme de Cynthia a ser passado no canal, lembro que era o filme: Fast Getaway é um filme de comédia lançado em 1991, estrelado por Corey Haim e Cynthia Rothrock!!!! Sessão da tarde, acredito que nunca passou um filme sobre ela ou dela…talvez no corujão da vida!!!! Com certeza Leis marciais e Garras de Tigre foram de grande destaque, recentemente assisti as Mercenárias, uma quase versão dos Mercenários de Stalonne!!!! Cynthia Rothrock, Moona Lee e cynthia khan são as minhas preferidas…filmes dessas beldades passavam muito no Força Total da Band, lembro!!!! Bons tempos de MK no Buteco do Seu Zé, valeu!!!!

  • 23 de maio de 2023 às 00:43 -

    Jairo P Mattos

  • “o personagem foi para a gaveta, onde apareceria no segundo game…”

    Esse ONDE aí doeu… o personagem apareceu em uma gaveta no segundo game? Agora temos essa no português, as pessoas acham que falam ou escrevem bem se enfiarem um ONDE onde não cabe onde, que segue tendo sentido de localidade e nessa frase não tem função. A frase poderia ser: de onde ressurgiria no segundo game… ok, foi enfiado lá e saiu.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *