Desenvolvedor de Super Nintendo gastou R$ 12 mil para dar seu jogo de graça, mas ele explica o motivo

9 de fevereiro de 2024
Desenvolvedor de Super Nintendo gastou R$ 12 mil para dar seu jogo de graça, mas ele explica o motivo

Recentemente, você deve ter ouvido falar de um game chamado Dottie Flowers, desenvolvido por Goldlocke para o Super Nintendo. Em uma abordagem única, o desenvolvedor decidiu criar 100 cópias físicas e em caixa do jogo e distribuí-las por meio de um concurso, em vez de disponibilizá-lo para download digital ou venda física.

O game não tem ROM disponibilizada online, como muitos desenvolvedores como ele fazem, e nem terá cartuchos disponibilizados para venda, como outros devs retrôs costumam fazer. Ele apenas deu estas cópias físicas e ficará nisso.

Goldlocke investiu aproximadamente 600 horas de seu tempo livre ao longo de um ano para desenvolver o jogo, gastando cerca de US$ 2.370 (quase R$ 12 mil) para produzir manualmente as 100 cópias físicas. Embora pareça um esforço significativo para um público limitado, o desenvolvedor acredita que o resultado final justificou cada centavo.

O motivo por trás dessa abordagem peculiar é multifacetado. Primeiramente, segundo o próprio desenvolvedor, o jogo contém referências a propriedades intelectuais protegidas por direitos autorais (especialmente Turrican), e Goldlocke prefere evitar possíveis notificações de cessar e desistir ao optar por não monetizar o projeto. Além disso, ele escolheu não disponibilizar a ROM online devido à preocupação com a produção não autorizada de cartuchos bootleg, uma situação que já ocorreu com projetos anteriores.

Ele explica em um post que outros projetos seus renderam cartuchos feitos na China e no Brasil sem o seu consentimento. O que poderia render problemas para ele, mesmo de forma indireta, caso algum detentor de algumas das obras referenciadas resolvesse reivindicar seus direitos. Portanto, optou por não lançar a ROM do jogo completo online, adotando a abordagem de produzir um pequeno lote de cópias físicas para distribuição gratuita.

A distribuição das cópias foi realizada por meio de um concurso de correspondência, onde os participantes enviavam cartões postais como parte do processo de inscrição. Goldlocke destacou a resposta positiva à demonstração do jogo e expressou sua gratidão pelos participantes, mencionando a diversidade de cartões recebidos de todo o mundo.

A iniciativa de Goldlocke, assim, proporcionou uma experiência única aos participantes, mesmo que o alcance seja limitado devido às restrições impostas pela natureza específica do projeto e suas referências protegidas por direitos autorais.

Você também pode curtir os clássicos com este RG35XX, que está com preço especial e agora conta com uma versão mais potente, a Plus.

2 Respostas para “Desenvolvedor de Super Nintendo gastou R$ 12 mil para dar seu jogo de graça, mas ele explica o motivo”

  • 9 de fevereiro de 2024 às 17:49 -

    Adriano

  • Mas o que impede que as pessoas que receberam o cartucho de extrair a ROM e disponibilizar?

  • 9 de fevereiro de 2024 às 22:33 -

    Helinux

  • Acredito que o interessante de se criar um jogo, algo ou até mesmo compor uma música…não é só lucro, dependendo do sucesso ou compartilhamento…com certeza vc ficaria ¨eternizado¨ na memória da galera que curte os clássicos de antigamente!!!! Em termos de Remake, vi muitos jogos prometidos e outros que não valeriam a pena continuar por causa dos direitos autorais…principalmente em cima dos jogos da Capcom e Nintendo, empresas que a todo o momento ficam de olho nos Mod e Remake que fãs tentam fazer em cima de Dino Crisis e Resident Evil!!!! Sendo que a paixão por determinado sistema ou série é o que focaliza determinado hacker ou usuário, valeu!!!!

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