Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

7 de novembro de 2019
Autor: Renan do Prado
Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Falta apenas um dia para o lançamento de Death Stranding! Nós já jogamos o game inteiro e vimos tudo o que ele oferece. E para prepará-los para entrar no game com o pé direito, aqui vai um guia de gameplay para sanar possíveis dúvidas e fornecer algumas dicas de como jogar.

Seguindo as instruções de embargo do game, esse guia cobrirá mecânicas apresentadas até o final do capítulo 3 do game. E superficialmente mencionará alguns pontos apresentados após tal capítulo. Em resumo, esse será um “guia para iniciantes” de Death Stranding.

Sendo assim, vamos iniciar o guia! Mas antes de mais nada, se você ainda não leu nossa análise de Death Stranding, então corre lá dar uma conferida! E é claro, se você pretende entrar no game às cegas e descobrir tudo por conta própria, mantenha-se nesse plano! E apenas para confirmar, esse é um guia sem spoilers. Então vamos lá!

Gerenciando seus pedidos

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Death Stranding é um game sobre entregas. Elas são realizadas no seguinte processo: 1- Interagir com um terminal em um centro de distribuição ou abrigo. 2- Escolher os pedidos que deseja atender. 3- Fabricar itens necessários para a viagem. 4- Organizar sua carga. 5- Sair para entrega.

O game permite que o jogador faça quantas entregas quiser ao mesmo tempo, a única restrição é a capacidade de Sam para carregar itens (que falaremos mais adiante). Existem diferentes tipos de pedidos com condições de entrega diferentes, que são: Quantidade de Carga, Estado da Carga, Tempo de Entrega, Miscelâneas.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Pedidos de quantidade obviamente estão diretamente ligados ao quanto você entregar. Quanto mais itens, ou quanto maior o peso total entregue, melhor avaliação. Estado da carga se refere a dano sofrido, quanto menos dano, melhor. Essa categoria envolvem itens frágeis, que se danificam muito facilmente com quedas ou batidas, ou itens perecíveis, que se deterioram automaticamente dependendo das condições climáticas. Tempo de Entrega não tem segredo, quanto mais rápido, melhor. E as miscelâneas são entregas fora do comum, geralmente combinadas com uma ou mais categorias, e envolvem normalmente itens únicos, como brinquedos, e outros objetos.

Existem dois tipos de pedidos: Pedidos para Sam e Pedidos Padrão. Os Pedidos para Sam são os pedidos principais, aqueles que precisam ser entregues para dar seguimento na história, esses pedidos são recomendados que sejam feitos isoladamente para não comprometê-los. Já os Pedidos Padrão podem ser realizados a qualquer momento, inclusive sem a necessidade de serem completados.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Essa é a tela de resultados de pedidos. Quanto melhor seu desempenho, melhor sua avaliação

Com exceção dos Pedidos para Sam, itens de Pedidos Padrão podem ser guardados para serem entregues em outra hora, além de poderem ser perdidos ou cancelados (Nesses casos, o jogador precisa esperar algumas horas para tentar entregar os pedidos novamente). Há ainda a opção de Repassar Carga. Se você por exemplo aceitar um pedido padrão mas achar que não consegue entregar no momento, pode ir a um terminal qualquer e repassar a carga. Assim, outro jogador pode assumir a entrega e assim ambos dividirão as curtidas recebidas ao concluir o pedido.

Gerenciando sua carga

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Pedidos aceitos, vem a parte mais importante, o gerenciamento da carga de Sam. Inicialmente o jogador precisará fazer todas as suas entregas a pé, mas conforme avança na história, poderá usar veículos para facilitar sua vida.

Mas no começo, você precisará levar as cargas em suas costas, e terá que organizá-la direito para não sofrer dificuldades. Felizmente, o game oferece uma opção de organização automática, que organiza os itens em suas costas dos mais pesados por baixo e os mais leves por cima, o que mantém o equilíbrio de Sam.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Existem quatro tamanhos de cargas: Pequeno, Médio, Grande e Extra Grande, obviamente com seus pesos aumentando conforme o tamanho. Sam pode equipar as cargas da seguinte forma: Cargas de tamanhos diversos nas costas, 1 carga pequena ou média em seu porta-ferramentas na mochila. E 1 carga pequena em cada um dos suportes, um em cada ombro e um em cada coxa. Além de poder levar um item em cada mão.

Sam possui um limite para carregar peso e quantidade de itens, limites que podem ser melhorados pelos desempenhos nas entregas, que geram XP em forma de curtidas. Se Sam ultrapassar o limite de peso, não conseguirá andar. E se atingir o limite de altura de carga, não poderá carregar mais nada. E quanto mais peso carregar e mais itens empilhados levar, mais difícil é manter o equilíbrio, com Sam pendendo para os lados e tropeçando com muito mais frequência.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Empilhar muitos itens nas costas deixa as coisas bem complicadas

Quando o jogador enfim puder usar veículos, também deve tomar precauções. Os Triciclos Inversos (as motos do game), podem levar poucas cargas em suportes laterais. E as caminhonetes podem levar uma grande quantidade de itens em suas caçambas. Porém, ambos os veículos possuem uma capacidade máxima (Peso total de Sam + Carga do veículo), que se se atingida, não permitirão que Sam carregue peso extra em suas costas. Por isso, pense bem em como organizar a carga ou seus pedidos, do contrário, você literalmente terá muito mais carga do que pode transportar.

E para viagens a pé, mas com muitas cargas, o jogador pode usar tratores flutuantes, presos por cordões a Sam, que podem carregar um grande volume de cargas.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Tratores Flutuantes são muito úteis para entregas grandes

O jogador pode guardar itens em armários privados em abrigos e centros de distribuição conectados à UCA, esses itens ficarão guardados até que o jogador os retire, porém itens largados no chão desaparecerão e serão enviados para o mundo de outro jogador se você se afastar demais deles. Não consegui determinar a distância exata, mas se você se afastar por volta de mais de 500 metros de um item, ele desaparecerá para sempre se seu mundo. Aí, você terá que torcer para que algum jogador o recupere e devolva a você.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Além dos itens a serem entregues, o jogador precisa carregar itens para serem usados nas viagens, como armas, botas extras, bolsas de sangue (que recuperam HP), granadas e sprays que restauram as caixas das cargas. Esses itens podem ser fabricados em qualquer local conectado a Rede Quiral, porém, é necessário recursos para criá-los. Recursos independentes para cada local do game. Ou seja, haverá abrigos com poucos recursos e outros com recursos de sobra, você precisa pensar bem quando e onde criar seus itens.

Enfrentando a Chuva Temporal

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

A Chuva Temporal é sem duvidas o maior perigo do game, pois além de abrigar as EPs, ela acelera o tempo de tudo o que toca, inclusive dos itens que o jogador carregar.

Enquanto você estiver na chuva, todos os seus itens se deteriorarão. Isso será visível por pequenas partículas avermelhadas saindo dos itens, bem como a mudança constante em seus visuais, ficando cada vez mais e mais enferrujados.

É possível evitar a deterioração se abrigando em cavernas ou abrigos contra chuva construídos por jogadores, esperando a chuva passar (porém em certos locais a chuva é incessante). Ou você pode usar um spray especial que restaura os recipientes de carga. Esse spray regenera as caixas de seus itens, porém somente as caixas, se os itens sofrerem danos, estes não podem ser consertados.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Nessa imagem é possível ver a forte corrosão das caixas empilhadas nas costas de Sam

O jogador precisa estar preparado para consertar seus recipientes de carga para conseguir as melhores avaliações de entrega. Porém, existem itens que não possuem recipientes. Esses itens são botas, armas, CQPs (Compact Quiral Printer, o item usado para construir estruturas) e exoesqueletos equipados (Exoesqueletos possuem diferentes tipos, que aumentam o peso que você pode carregar, aumentam sua velocidade, ou auxiliam em escaladas). Todos esses itens eventualmente ficarão inutilizados, assim, o jogador deve sempre se planejar, tendo em mente quando precisará trocar seus itens equipados.

A Chuva Temporal ainda pode ocorrer na forma de nevascas em regiões montanhosas, a neve é muito pior do que a chuva comum, pois ela deteriora seus itens muito mais rapidamente, além de tornar os terreno muito difíceis de atravessar e deixam Sam com frio, fazendo-o se cansar muito mais rapidamente.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Se seu Odradek se ativer durante a chuva, é sinal de EPs próximas

E por fim, há a ameça das EPs. Sempre que seu Odradek, o braço mecânico preso ao ombo de Sam se ativar e começar a pulsar, é porque há EPs próximas. Nessas situações, a paciência é a sua salvação. Você deve atravessar a área das EPs devagar para não ser detectado e atacado, precisando ainda prender a respiração quando muito próximo de uma, para que elas não percebam sua presença. Felizmente, há como enfrentá-las, o que abordaremos adiante.

Se você for agarrado por uma EP, algumas de suas cargas podem se desprender de suas costas, e você será carregado até uma EP gigante que precisará enfrentar. Ao derrotá-la, ou fugir, encontrará outro problema, toda a carga que você perder será jogada para longe, algumas até indo parar a mais de 100 metros de distância.

Combate contra humanos e EPs

O primeiro encontro com as EPs do game

Death Stranding possui combate, porém em menor quantidade do que comparado a Metal Gear Solid. Sendo um game de entregas, a melhor estratégia é evitar o conflito a qualquer custo, mas as vezes isso não é possível.

Entre os inimigos humanos estão os MULAs e os terroristas Homo Demens. Os MULAs são pessoas literalmente viciadas em entregas, antigos entregadores que, num mundo completamente fragilizado, perderam a sanidade quando drones e entregas automáticas substituíram seus trabalhos. Assim, no game eles roubam qualquer carga que encontrarem apenas pela adrenalina da entrega.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Os MULAs, persistentes ladrões de cargas

Os MULAs não vão te matar, eles vão tentar te atordoar e roubar toda a sua carga. Eles podem escanear terrenos em busca de encomendas, que ficam marcadas quando encontradas. Os Homo Demens não se importam com cargas, eles querem é sangue e matarão qualquer um que encontrarem com seus scanners que marcam a localização de pessoas.

Stealth é a melhor forma de passar pelos dois grupos, mas o stealth de Death Stranding é muito mais complicado, pois os inimigos enxergam longe e ouvem bem. O jogador pode se esconder atrás de pedras altas ou outros obstáculos, ou se esconder em grama alta, contanto que sua carga não seja muito alta, o que revelará sua posição.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Derrote os MULAs de uma área e Portadores voltarão a fazer entregas

Para enfrentá-los, o jogador pode lutar com os punhos ou até usando a própria carga para bater (isso as danificará, lembre-se disso), pode usar uma corda para rebater golpes e amarrar inimigos furtivamente, e pode usar diferentes armas, letais e não letais.

Entre as não letais estão a boleadeira, uma arma que dispara uma corda com duas bolas pesadas, que se enrolam nos inimigos, imobilizando-os; granadas atordoantes, pistolas, rifles e espingardas com tiros de borracha e outras armas. As armas, fora a boleadeira, podem usar diferentes tipos de munição, letal, não-letal e hemácias. Matar nunca é a melhor opção, pois inimigos mortos, se não tiverem seus corpos descartados irão se tornar EPs, aumentando muito o risco de obliterações.

Um trecho de uma batalha contra os MULAs usando apenas armas não-letais. Os MULAs conseguem até mesmo inutilizar temporariamente veículos

E se você derrotar todos os inimigos humanos de um acampamento, eles não reaparecerão por algum tempo, facilitando a travessia por esses locais e permitindo que portadores controlados por IA sejam encontrados ao redor do mapa.

Para enfrentar as EPs, o jogador precisará de armas com munição hemácia, ou seja, que usem o próprio sangue de Sam. Com essas armas é possível enfrentar as EPs, em especial as EPs gigantes, que aparecem quando o jogador é arrastado pelo chão ou em momentos chave do game. Essas batalhas não são muito difíceis, porém os cenários estão em constante transformação, com prédios e construções antigas reaparecendo e literalmente brotando do chão, adicionando alguns pontos altos que dão vantagem ao jogador.

Construções e o Social Strand System

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

E agora, chegamos ao último e mais importante ponto do gameplay de Death Stranding: seus recursos sociais! A maior característica do game é a ideia de conexão entre jogadores em um game single player, que acontece ao encontrar pegadas, placas, construções e cargas de outros jogadores espalhados pelo mundo.

A rede quiral é dividida em várias áreas diferentes no mapa, para ativar cada área, o jogador deve conectar cada terminal em um centro de distribuição o abrigo na rede. Para isso, em certos casos é preciso convencer os moradores de um abrigo cumprindo algumas missões, mas quando conectado, a nova área é mapeada com as interações de outros jogadores.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Quando você conecta um novo local na rede quiral, construções de outros jogadores são exibidas

Placas, construções, pegadas, monumentos onde jogadores descansaram, tudo fica visível para o jogador, que pode interagir com tudo. E é claro, deixar suas contribuições! Você pode deixar placas em qualquer local, com avisos de perigos iminentes ou dicas de itens ou caminhos próximos. E o principal, pode construir diversas estruturas diferentes!

Entre as diferentes estruturas que você poderá construir (listando apenas aquelas que aparecem até o fim do episódio 3) estão caixas postais, em que é possível guardar ou compartilhar itens. Torres de vigia, que escaneiam a área e revelam itens a localização de inimigos. Geradores, que recarregam as baterias de Sam e de veículos. Abrigos, para jogadores dormirem e que servem como fast travel (O fast travel só é habilitado posteriormente). Abrigos contra a chuva, que permitem que você se proteja da Chuva Temporal e pontes, que facilitam a travessia de rios e penhascos.

E ainda há itens comuns que acabam servindo de grande ajuda: Escadas e Âncoras de escalada. Uma vez colocadas nos cenários, elas ficam disponíveis para outros jogadores, ajudando a atravessar terenos difíceis.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Pontes são extremamente úteis para todos!

Você ainda pode compartilhar seus próprios itens e cargas com outras pessoas. Se você doar itens nos Armários Compartilhados nos terminais espalhados pelo game, você pode ajudar outros jogadores, que podem pegar esses itens ao acessarem o mesmo terminal ou caixa postal. Além disso, itens perdidos ou abandonados aparecerão para outros jogadores. Quem os encontrar pode então recuperar esses itens e usá-los ou devolvê-los. E, se forem cargas para entrega perdidas, terminar essas entregas.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

E para demonstrar seu agradecimento a outros jogadores por suas construções, placas ou até mesmo por sinais que indicam que passaram por ali, você pode dar curtidas. Essas curtidas são convertidas em XP que melhoram diferentes atributos de Sam. Assim, quanto mais você criar coisas para ajudar e quanto mais você der curtidas para outros, melhor para todos!

Cuide bem de Sam e do BB

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

Encerrando esse guia, vai uma dica importante que pode acabar sendo negligenciada: Cuide bem de Sam e do BB! Sam não é um Snake, ele é um humano comum, que se cansa e se machuca. Por isso, é importante que você mantenha sua energia cheia. Você pode fazer isso ao beber de seu cantil ou descansando no cenário.

Além disso, nos Centros e Distribuição e Abrigos o jogador pode acessar seu quarto privado, onde Sam poderá dormir, recuperando sua vida, energia e recarregando suas baterias e munição. Nos quartos ele ainda pode beber, comer, tomar banho e usar a privada para fazer o número 1 e número 2. (Banho, nº 1 e nº 2 são convertidos em granadas repelentes de EPs, por isso, sempre é bom deixar Sam se aliviar)

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Dormir recupera a sua energia quando você estiver muito cansado

O BB também precisa de cuidados, afinal ele não só é a chave para sua sobrevivência, por permitir que você enxergue EPs, como ele também é apenas um pequeno e muito carismático bebê. Os cuidados principais que você deve ter são com seus níveis de estresse. Se você cair, entrar em áreas de EPs, for atacado e etc, os níveis de estresse do BB diminuirão sua barra de status. Se ela ficar muito baixa, o BB sofrerá de autotoxemia, não conseguindo mais detectar EPs e ficando mal de saúde.

Para evitar isso, sempre que o BB sofrer algum estresse, você deve confortá-lo. Você pode fazer isso removendo-o de seu suporte e acalmando-o balançando sua cápsula. Para fazer isso, basta gentilmente balançar o seu Dualshock 4, fazendo Sam balançar o BB até que sua barrinha de status volte a ficar cheia. Outra forma de acalmá-lo é, ao sentar para descansar, pressionar o touchpad do controle, fazendo Sam cantar para o BB, ou se você tiver uma gaita equipada, tocar uma música para ele.

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding
Quando você canta para o BB, ele dança em sua cápsula

Fazendo isso, sua conexão com o BB aumenta, ele gostará mais de você e o premiará constantemente com curtidas. Mas, se o BB acabar sofrendo de autotoxemia, a única forma de curá-lo é levá-lo a um quarto privado e conectá-lo na rede quiral, restaurando-o a seu nível normal. E enquanto ele está conectado, você pode interagir com ele no quarto, com o BB reagindo de diversas maneiras diferentes e divertidas.

E agora é com você!

Dicas de gameplay para jogar Death Stranding

No fim, esse guia acabou ficando bem extenso, mas cobre praticamente tudo o que você precisa saber pra não sofrer muito em Death Stranding, além de entender de forma mais fácil os diferentes sistemas existentes no game, o de pedidos, gerenciamento de carga, combate e como a Timefall funciona.

E agora, estamos a meras horas do lançamento de Death Stranding! O game chegará amanhã, dia 8 de novembro ao Playstation 4. E chegará em 2020 aos PCs! E relembrando, se você ainda não leu nossa análise completa do game, então dê uma conferida aí!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *