Discos de vinil batem recorde de vendas nos EUA em 2022

11 de janeiro de 2023
Discos de vinil batem recorde de vendas nos EUA em 2022

Apesar do disco de vinil, falando como produto de massas, já ter sido superado pelo CD, que foi superado pelas mídias digitais, que agora estão firmes e fortes nos serviços de streaming, o famoso “bolachão” nunca deixou de existir, contando com aficcionados fiéis que, entre discos clássicos e discos novos, sempre mantiveram a chama da música analógica acesa.

E, com a crescente do interesse pelos discos de vinil, mais discos novos estão sendo feitos neste formato, e mais vendas estão sendo realizadas. Prova disso vem com a Luminate, companhia que monitora vendas musicais, e afirma que só no Natal de 2022, foram vendidos nos Estados Unidos cerca de 2 milhões de 200 mil unidades de discos de vinil.

Já em todo o ano de 2022, foram quase 42 milhões de discos vendidos, nos Estados Unidos, o que representa um aumento de 3,6% nas vendas. Quem mais vendeu vinil por lá neste ano foi Taylor Swift, que levou 68 mil cópias de seu Midnights em vinil para as vitrolas de seus fãs. Também houve registros de aumento de venda de vinil em outros países, como o Reino Unido.

Inclusive, o novo álbum de Taylor Swift está disponível em vinil na Amazon, com preços entre R$ 321 e R$ 499.

Seja por seu aspecto retrô, ou pela vontade de apreciar a música de forma diferente do formato “acelerado” proposto pela Internet e streamings, o formato analógico continua com pessoas fiéis e que preferem ouvir seus estilos favoritos em discos de vinil, e também fitas cassete. Impulsionadas pelo sucesso de Guardiões da Galáxia e Stranger Things, onde seus personagens usam tais mídias, já havia registros de aumento de vendas das fitas há cinco anos atrás, com o filme da Marvel e a série da Netflix lançando suas trilhas sonoras neste formato.

2 Respostas para “Discos de vinil batem recorde de vendas nos EUA em 2022”

  • 11 de janeiro de 2023 às 16:37 -

    Helinux

  • Ouvir o som do Judas Priest no Vinil é bom demais, vc sente a suavidez da agulha perante o bolachão e ali saindo riffs da época de ouro dos anos 80!!!! Outro dia li algo em um site de músicas sobre a crítica do Behemoth fez sobre o som atual, dizia que o som está moderno demais, parece coisa montada e ainda vocalistas utilizam efeitos para melhorar a voz na gravação do disco ou música!!!! O vinil ainda tem esse poder e dar a impressão de que o som ali está mais natural e menos computadorizado na minha opinião, digo isso mais para os cássicos de antigamente e não um disco de Taylor Swift, fala sério!!!! Ainda mexo com vinil, fita cassete, cartucho de video game e mídia de CD…coisas que eu não largo, adoro!!!! valeu!!!!

  • 12 de janeiro de 2023 às 06:23 -

    Darkcat77

  • A vantagem de se ter discos de vinil é que quando precisar de grana vc pode vender prós saudosistas tontos kkkkkkk
    Em plena época de streaming,álbuns digitais,etc perder tempo e grana com vinil é o fim da picada!!!!!
    A qualidade sonora é inferior,a durabilidade é zero e o espaço tomado com eles e com aparelhagem nem se fala…a mídia inventa essas coisas e o povo bobo segue,daqui a pouco vão reviver o VHS

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *