Emulador roda games 32 bits do iOS, que não funcionam em iPhones atuais

14 de março de 2023

Em 2017, o iOS contou com uma grande mudança, que foi o fim do suporte aos aplicativos de 32 bits. Desde o iOS 7, a Apple já havia oferecido suporte aos apps de 64 bits, e quando chegou o iOS 11, a empresa acabou encerrando o suporte aos apps em 32 bits, o que inutilizou mais de 187 mil aplicativos, incluindo diversos games.

Alguns games antigos, como o remaster de Mega Man X (que chegou 12 anos depois ao Android), ou Crazy Taxi (que foi “atualizado” no programa Sega Forever), seguem disponíveis. Mas outros, como Super Mokey Ball, além de versões móveis de Driver e Tony Hawk Pro Skater 2, não funcionam mais em iPhones e iPads atuais.

Pensando neste aspecto, e buscando a preservação de aplicativos que não verão nunca mais a luz do dia, ao menos pelas mãos da Apple, uma desenvolvedora que atende no Twitter por @hikari_no_yume resolveu fazer ela resolver o problema. Fã de Super Monkey Ball de iOS, obviamente ela não tem acesso ao game nos aparelhos atuais.

Assim, ao ficar desempregada, Hikari usou o seu tempo livre para desenvolver o seu próprio emulador. O touchHLE foi o resultado de seu trabalho, e é um emulador que permite que jogos feitos para o iPhone OS (nome antigo do iOS, nos primeiros dias do smartphone), possam rodar na tela de um computador, seja ele Mac ou Windows.

Para simular a tela de toque, o emulador aceita mouses e trackpads, além de controles analógicos, que cumprem tal papel e permitem que tais games sejam jogados. Por hora, o acelerômetro só pode ser emulado através do analógico de um controle, mas ela promete que o sensor terá suporte real em breve.

Hikari, obviamente, testou tanto o Super Monkey Ball de que tanto gosta, além de outros dois jogos que também estão indisponíveis atualmente: Crash Bandicoot Nitro Kart 3D e Touch & Go. Todos eles foram desenvolvidos para o iPhone OS 2.0 e suas versões secundárias. Ela já prometeu também aumentar o suporte aos jogos com o tempo.

Ela também explicou que é provável que trabalhe também no suporte a aplicativos para outras versões de 32 bits do sistema operacional, como sistemas mais novos, (iPhone OS 3.x e iOS 4.x), ou mesmo o primeiro iPhone OS 1.x, ou ainda jogos desenvolvidos para rodar em um iPad.

Ele foi desenvolvido para rodar na arquitetura x64, e roda em Macs mais recentes, com Apple Silicon, graças ao Rosetta 2. Ela ainda afirmou que, apesar de ainda não ter levado o emulador ao Android, é possível levar seu projeto ao sistema do Google, não sendo “algo muito trabalhoso para se fazer”.

Se você tem o interesse de conhecer o emulador, poderá baixá-lo aqui. Assim como é possível baixar o código fonte completo do emulador.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *