Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Hearthstone

23 de dezembro de 2013
Autor: Dayan Valente

Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Hearthstone

Hearthstone é um game que, mesmo em fase beta, já trouxe vida nova aos Trading Card Games digitais e conquistou seu espaço na nossa lista de melhores do ano. Veja como a novidade da Blizzard conseguiu essa façanha!

Até então, o mundo das TCG (trading card games, ou jogos de cartas trocáveis numa tradução literal) era dominado por Magic: The Gathering. Alguns jogos vinham tentando competir, mas sem muito sucesso e sempre seguindo a estrutura criada pelo Magic. Mas o que nenhum PC gamer esperava, aconteceu! A Blizzard – criadora de Diablo, Starcraft e World of Warcraft – entrou nesse mundo e lançou seu primeiro TCG digital: Hearthstone.

Não tem história (pelo menos por enquanto) mas isso é superado já que todos os personagens da série Warcraft estão ali, o que faz com que os jogadores mais antigos já tenham um carisma maior por determinados heróis. Aqui você pode escolher entre 9 heróis: Garrosh, Thrall, Valeera, Uther, Rexxar, Malfurion, Gul’dan, Jaina ou Anduin.

Cada um deles possui uma habilidade especial específica de sua classe que pode ajudar durante os combates. Ela utiliza mana, mas não funciona como uma carta visto que você tem essa habilidade desde o começo do jogo e pode utilizar a qualquer momento, quantas vezes quiser.

Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Hearthstone

A mecânica do jogo lembra a de Magic, pois as cartas necessitam de mana para serem baixadas e cada criatura possui um valor de ataque e de defesa. Alguns poucos detalhes fazem toda a diferença neste jogo! Uma delas é que a defesa – que também é a vida – de cada criatura, não volta ao padrão ao final do turno. Ou seja, caso uma criatura tenha 5 de defesa e leve 3 pontos de dano, ela vai se manter com 2 de defesa dali para a frente. Isso faz com que a rotatividade de cartas na mesa seja alta e faça com que as partidas sejam mais dinâmicas quando comparadas às partidas de Magic e outros jogos do mesmo estilo.

Além disso, a Blizzard conseguiu como ninguém colocar pequenos detalhes no restante do jogo para manter os jogadores interessados e aumentar o chamado “fator replay” que é quando o jogador volta para o jogo. Ela inseriu a arena para partidas PvP e missões diárias!

Para quem já estava enjoado de Magic e outros jogos que seguem a mesma mecânica, esta é uma opção perfeita pois se torna um jogo extremamente casual, garantindo a diversão mesmo que você só escolha fazer as missões diárias (como eu faço) e com todo o carisma dos principais personagens de Warcraft! Mesmo em fase beta de testes, é um game que merece estar na nossa lista de melhores jogos que pintaram este ano.

11 Respostas para “Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Hearthstone”

  • 23 de dezembro de 2013 às 14:08 -

    Fabio da Silva

  • Sou fã da Bilzzard, principalmente de Warcraft.
    HearthStone não é um jogo apenas para veteranos, mas também para novatos, pois pode despertar uma curiosidade sobre o mundo Warcraft.

  • 23 de dezembro de 2013 às 15:43 -

    Raiden

  • Eu simplesmente não consigo parar de jogar HearthStone! A Blizzard nunca brincou em serviço mesmo. Sempre fui fã de TCG. Jogava muito “O Senhor dos Anéis TCG”, “Legends of the Five Rings”, e claro “Magic The Gathering”. E ver um card game online no nível de HearthStone é sempre muito bom. Viciante como qualquer jogo da Blizzard. É mecânica do jogo é incrivelmente simples. Qualquer pessoa pode jogar. Mas para os jogadores mais hardcore eu recomendo Might and Magic Duel of Champions. É bem interessante também.

  • 23 de dezembro de 2013 às 16:11 -

    João Maia

  • Como assim cara, quando você escrever uma matéria sobre TCG, você tem que citar Yu-Gi-Oh tambem!

  • 23 de dezembro de 2013 às 17:07 -

    Bruno Gomes Leal

  • Gostei muito de jogar, Blizzard realmente capricha bastante em seus jogos e vem com alta qualidade proporcionando boa jogabilidade e muita diversão claro!!!

  • 23 de dezembro de 2013 às 20:58 -

    leandro leon belmont alves

  • meu irmão o tem, dizem ser viciante

  • 24 de dezembro de 2013 às 01:47 -

    Renan do Prado

  • Fazem anos que não jogo nenhum TGC, mas confesso que Heartstone é bem atrativo!!!!!

  • 24 de dezembro de 2013 às 15:22 -

    gui

  • oi beleza

  • 24 de dezembro de 2013 às 15:23 -

    gui

  • valeu

  • 24 de dezembro de 2013 às 21:03 -

    Gilmar Grando

  • Hearthstone é muito bom, mas assim como já vi pessoas reclamarem em fóruns e concordando com elas: o grind do jogo é muito opressivo. Ganhar 10g a cada três partidas vencidas e o rate de 8:1 por cada carta desencantada é muito cansativo. A pessoa tem que jogar MUITO, pra conseguir realmente fazer UM deck decente. Tudo bem que o jogo é f2p e a blizzard necessita de outras formas para conseguir dinheiro com o jogo, agora jogos com LoL ou DotA 2 conseguiram outras formas de lucrar totalmente eficientes. Afinal, a pior parte é que você precisa das cartas pra poder realmente jogar, principalmente com heros como o druida, que eu acho que é um dos que mais precisa de investimento pra fazer um deck útil.

  • 25 de dezembro de 2013 às 23:21 -

    Raiden

  • Então. Não é bem assim não. Todos os dias são disponibilizadas missões como por exemplo “Vença três jogos e ganhe 60 de gold” ou “Vença 2 jogos com Paladino ou Druida e ganhe 45 de gold”, enfim… Com 100 de gold já dá para ir na Loja e comprar um pack de 5 cartas, sendo que 1 delas no mínimo será rara. Com 150 de gold dá pra comprar um ingresso pra participar da Arena onde quanto mais vitórias você tiver, melhor será o seu prêmio. Enfim… É possível jogar durante muitas e muitas horas sem gastar um único centavo. Eu recomendo que as pessoas joguem antes de julgar. Mas essa é apenas a minha opinião.

  • 3 de janeiro de 2014 às 14:44 -

    Ana

  • Desse tipo, o único jogo que eu jogava era Yu-gi-Oh, de ps1 e na mão, no pátio da escola. Boas lembranças, modéstia a parte eu reinava nesse jogo XD

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *