Esta mesa interativa faz seu tênis de mesa ficar mais divertido

5 de maio de 2016

Esta mesa interativa faz seu tênis de mesa ficar mais divertido

Seja no prédio, na escola, na firma ou em qualquer lugar, uma mesa de tênis de mesa sempre deixa tudo mais divertido. Seja quem domina mais as raquetes ou aqueles que sempre falam “eu nunca joguei”, mas encaram o desafio, uma mesa, duas raquetes e algumas bolinhas (uma não, pois elas sempre somem, é perigoso) são suficientes para divertir por horas.

E, para evoluir um pouco este conceito, temos Thomas Mayer, um carpinteiro e designer que estuda na University Of Design Schwäbisch Gmünd in Germany, criou uma mesa de tênis de mesa (ou ping pong) bem moderna. Utilizando duas Playstation Eye e um projetor de alta definição para controlar a bola e escanear dados, a mesa pode mapear estatísticas de um jogador, apontando seu desempenho, o lado que mais manda a bolinha, entre outras coisas.

Mayer decidiu construiur esta mesa como projeto de tese na universidade, para criar a visualização de dados em tempo real. Um painel para cada jogador é projetado na mesa. O painel mostra o controle de vitórias e derrotas (suficientes para tirar aquele infeliz que fica no meio da mesa com os dedos levantados fazendo o papel de placar — e ainda erra), além de apresentar estatísticas como a velocidade e estabilidade do jogador. Com isso, o jogador pode controlar melhor os movimentos e decidir seu jogo baseado nas projeções.

A mesa, além de servir para diversão, pois permite que dois jogadores tenham seus desempenhos mapeados simultaneamente, também é uma ótima ferramenta de treino, pois informações relevantes para os praticantes são exibidos a todo momento, ajudando a melhorar o desempenho dos jogadores do esporte da pequena mesa, sejam eles amadores ou mesmo profissionais.

“Foi um desafio projetar uma interface funcional que é projetável em uma mesa de ping pong levando em consideração a ergonomia dos jogadores”, explicou Mayer em seu site, que ainda usou para contar suas maiores dificuldades em relação ao projeto: layout da interface, disposição dos botões e a resolução.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *