Este volante customizado com Arduino ganhou tela, botões e funções de um Fórmula 1

16 de julho de 2018

Este volante customizado com Arduino ganhou tela, botões e funções de um Fórmula 1

Existem muitos volantes e periféricos para PC e videogames para jogos de corrida, mas eles são “apenas volantes”, não oferecendo recursos como os vistos na Fórmula 1 ou na IndyCar, com tela e informações importantes. O desenvolvedor Ivan López viu esta necessidade e decidiu fabricar o seu próprio volante de F1.

Com isso, o volante de López ganhou uma tela de toque LCD de 3.2 polegadas, e exibe durante o game as RPMs do carro, a velocidade, a marcha atual, o tempo da sua volta atual, o da última volta, e o melhor tempo. O volante funciona com um Arduino Pro Mini que, devidamente configurado, faz com que funcione como um controle de games quando conectado a um PC.

Na base do “faça você mesmo”, este desenvolvedor preparou um volante de @f1 para games de corrida baseado em @arduino.cc

A post shared by Arkade (@revistaarkade) on

Os botões adicionais também podem ser configurados e atribuídos a funções no jogo, especialmente nos jogos de Fórmula 1 da Codemasters, afinal, é possível colocar funções como solicitação de entrada no pit, mudança de estratégia e outras mais que são um tanto complicadas de se acessar em um controle comum.

Já existe uma versão final do projeto, que López disponibilizou em vídeo, e que funciona de forma idêntica a um produto vendido atualmente, das grandes fabricantes. O volante levou três meses para ser desenvolvido, conta com 27 centímetros de diâmetro, é bastante confortável, e foi desenvolvido para que tenha um bom funcionamento, independente do tamanho da mão ou estilo de direção. Além disso, o desenvolvedor garante que todos os botões complementares e as alavancas de câmbio são fáceis de se usar.

O periférico foi construído usando peças de aço inoxidável cortadas a laser e acabamento de fibra de carbono. Uma placa de fibra foi moldada em uma máquina CNC, e para o molde ideal, López passou três horas por dia em um mês trabalhando no Fusion 360. A impressão de todas as partes levou cerca de 55 horas. Após a impressão, e o trabalho de pintar e lixar as peças, o plástico foi revestido com couro.

Se você é da turma do “faça você mesmo”, pode tentar fazer este volante, pois os arquivos para as peças impressas em 3D estão disponíveis no Thingiverse. Também poderá encontrar no link uma lista com todos os componentes usados para a contrução, com os links para comprá-los no eBay. O volante é desenvolvido com foco em jogos de F1, como a série da Codemasters ou Assetto Corsa, mas pode ser tranquilamente utilizado em outros jogos.

Via (htxt.africa)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *