Facebook anuncia compra do Oculus Rift por 2 Bilhões de dólares

26 de março de 2014
Autor: Daniel Zimmermann

 

Facebook anuncia compra do Oculus Rift por 2 Bilhões de dólares

Com o objetivo inicial de “acelerar o desenvolvimento” do aparelho de realidade virtual e ampliar seu leque de aplicações, o Facebook anunciou a aquisição da Oculus VR.

Cerca de uma semana após a apresentação do Project Morpheus, o aparelho de realidade virtual da Sony, Mark Zuckerberg anunciou a compra do Oculus Rift e da empresa que o criou, a Oculus VR, pelo Facebook.

O Facebook, uma das maiores redes sociais do planeta, pagará o equivalente a US$ 2 bilhões em ações e dinheiro vivo à Oculus. A princípio, o FB vai apoiar o desenvolvimento do Rift como plataforma para games – como era o objetivo inicial do aparelho. Pelo Reddit, o inventor do dispositivo, Palmer Luckey, falou sobre a compra:

“A parceria com Mark e a equipe do Facebook é uma oportunidade única e poderosa. Ela vai acelerar nossa visão, nos permitirá executar algumas de nossas ideias mais criativas e assumir riscos que, de outra forma, seriam impossíveis”

Facebook anuncia compra do Oculus Rift por 2 Bilhões de dólares

Apesar do foco inicial ficar com os jogos eletrônicos, os planos do Facebook para o Oculus não param por aí, como o próprio criador da rede social publicou em sua conta:

“[…] Este é apenas o começo. Depois dos jogos, nós faremos do Oculus uma plataforma para muitas outras experiências. Imagine curtir a primeira fila de uma partida esportiva, estudar em uma sala com estudantes e professores do mundo todo ou consultar-se com um doutor cara a cara – simplesmente equipando um visor em seu lar.”

“Esta é realmente uma nova plataforma de comunicação. Sentindo-se realmente presente, você pode compartilhar espaços sem fronteiras e experiências com pessoas em sua vida. Imagine compartilhar não apenas momentos com seus amigos, mas experiências e aventuras inteiras”

A compra deve ser concluída até o início do segundo semestre deste ano. A versão 2.0 do kit de desenvolvimento do Oculus Rift (imagem acima) havia sido apresentada durante o GDC na semana passada, com uma série de melhorias técnicas em relação ao aparelho anterior. Um modelo comercial deve chegar ao mercado entre o final de 2014 e o início de 2015.

Crítica

Facebook anuncia compra do Oculus Rift por 2 Bilhões de dólares

Logo após o anúncio da compra, o criador de Minecraft, Markus “Notch” Persson, se manifestou no Twitter revelando que a negociação significa o fim de qualquer chance do famoso jogo de blocos da Mojang ganhar uma versão para Oculus Rift (atualmente existe apenas um mod que adapta o jogo a RV). No microblog, Notch explicou:

“Estávamos conversando sobre talvez trazer uma versão de Minecraft para o Oculus. Eu acabo de cancelar o negócio. O Facebook me dá medo”

Mais tarde, em um post em seu blog pessoal, ele se aprofundou nos motivos desta crítica. Ele demonstrou respeito ao pessoal da Oculus VR e entusiasmo pela tecnologia que estão desenvolvendo, mas ao mesmo tempo se negou a participar de algo que, em breve, estará nas mãos do Facebook:

“Eu definitivamente quero fazer parte do RV, mas eu não trabalharei com o Facebook. Suas motivações não são claras, mudam constantemente e, historicamente, eles não têm sido uma plataforma estável. Não há nada sobre sua história que me faça confiar neles, e isto os faz parecerem assustadores para mim”

(Via: Facebook, The Verge)

8 Respostas para “Facebook anuncia compra do Oculus Rift por 2 Bilhões de dólares”

  • 26 de março de 2014 às 09:38 -

    Renan do Prado

  • Aí você visita a página do kickstarter do Oculus Rift e vê 100% dos backers insatisfeitos e pedindo seus investimentos de volta.

    E eu concordo com eles!!!!

  • 26 de março de 2014 às 12:50 -

    Arthur.E

  • Também tenho um pé atras com o facebook, nos últimos tempos ele vem tomando varias medidas na qual parece que eles nem pensam antes de fazer e comprando um monte de outras empresas por preços extraordinariamente duvidosos.

    …e eu provavelmente não aceitaria ser pago em ações do facebook, elas não param de despencar.

  • 26 de março de 2014 às 13:43 -

    Marcelo Silva

  • Hora de monitorar o que vemos tambem

  • 26 de março de 2014 às 15:43 -

    Francisco Ari Josino Junior

  • hora da glr da oculus devolver o dinheiro do kickstarter neh =p

  • 26 de março de 2014 às 20:44 -

    Alexo Mello

  • Parece uma baita trollaram com os apoiadores. Mas se o Face quer “apoiar” (beeem) mais que a maioria, ele tem direito de levar né? rs

    • 26 de março de 2014 às 20:45 -

      Alexo Mello

    • Me complementando, eu só não queria ver o projeto ir pro brejo… que dá um medinho, dá!

  • 27 de março de 2014 às 01:43 -

    Pércio Félix

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *