FIFA 23 será o último da franquia com esse título, que seguirá com o nome EA Sports FC

10 de maio de 2022
FIFA 23 será o último da franquia com esse título, que seguirá com o nome EA Sports FC

Dias intensos para uma das franquias de esportes mais tradicionais do mundo! Como já havia sido especulado ano passado (logo depois do lançamento do mais recente jogo da série, FIFA 22) e reafirmado em recentes rumores, a longa parceria entre a entidade máxima do futebol e a Eletronic Arts está chegando ao fim. FIFA 23, que deve chegar, ainda sem confirmação de para quais plataformas, aos mercados entre setembro e outubro deste ano (período tradicional de lançamento para o jogo por conta do início da temporada européia de futebol) será mesmo o último FIFA, pelo menos no que diz respeito à EA.

A partir do ano que vem, o título será mesmo EA Sports FC, algo que surpreende poucas pessoas, já que todos os vazamentos sobre o tema, inclusive aqueles que davam conta do registro do nome por parte da desenvolvedora, já adiantavam a marca. Tudo isso agora foi confirmado oficialmente pelo blog da própria EA, que dá mais detalhes sobre essa nova fase, enfatizando ainda que eles estão se dedicando a fazer de FIFA 23 o maior e melhor jogo da franquia, incluindo conteúdo exclusivo da Copa do Mundo deste ano, a se realizar no Catar.

FIFA 23 será o último da franquia com esse título, que seguirá com o nome EA Sports FC
FIFA 22, recentemente incluso nas assinaturas PSPlus e EAPlay

O comunicado – que pode ser lido na íntegra, em português, aqui – ainda agradece aos jogadores pelo suporte e apoio ao longo dos últimos trinta anos, evita comentar os motivos do fim (ou da não renovação) do contrato com a FIFA e fala de uma nova “plataforma independente”, de “reinvestir significativamente no esporte” e destaca a manutenção de uma série de licenças já solidificadas, incluindo times, ligas e campeonatos, tais como CONMEBOL Libertadores, Premier League (a liga inglesa), La Liga (a liga espanhola), Bundesliga (liga alemã), Serie A (liga italiana) e MLS (liga norte-americana).

Curiosamente, a maior licença dentre todas as propriedades atuais da marca, a Champions League, não está dentre os exemplos citados. Será um lapso ou ainda não há garantias da renovação com o maior torneio de clubes da Europa? Esperemos. Com o uso de citações de representantes parceiros ao final do comunicado, há uma de Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing da UEFA, que detém os direitos da Champions, então a relação com a entidade parece estar atualmente bastante saudável.

FIFA 23 será o último da franquia com esse título, que seguirá com o nome EA Sports FC
FIFA 22, recentemente incluso nas assinaturas PSPlus e EAPlay

Agora, aguardemos cenas dos próximos capítulos. Fato é que 2023 será o primeiro ano em décadas sem um FIFA e um PES, ao menos como os conhecemos. Nada impede que a entidade teça novas parcerias com outras devs ou publishers e segundo o GloboEsporte.com, o presidente da entidade Gianni Infantino provocou a nova fase da franquia afirmando que o melhor jogo de futebol será sempre aquele que levar o nome FIFA, insinuando que sim, haverá outro jogo com a marca. Seria interessante ver outras gigantes do mundo dos jogos investindo novamente em fazer um novo jogo de futebol. Palpites?

(Fonte: EA.com)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *