Final Fight está ganhando um port para Mega Drive 33 anos após seu lançamento

6 de junho de 2022
Final Fight está ganhando um port para Mega Drive 33 anos após seu lançamento

Em 1989, chegava ao mundo um game que seria uma sequência do primeiro Street Fighter, mas acabou ganhando vida própria e se tornou uma nova série, apesar de compartilhar o mesmo mundo dos World Warriors. Final Fight chegaria aos fliperamas e se consagraria como um dos maiores beat ‘em ups de todos os tempos.

Como rezava a cartilha da época, games de sucesso nos arcades acabavam recebendo ports para consoles posteriormente, mesmo que tais versões fossem tecnicamente inferiores. E Final Fight recebeu um port para o Super Nintendo, que, mesmo com limitações, agradou e fez com que o console da Nintendo recebesse mais dois jogos do que viria a ser uma série.

Já o Mega Drive nunca recebeu um port, tendo que se contentar com a igual excelente série Streets of Rage. Na verdade, o console até recebeu um port, mas para Sega CD, que permitia, graças ao add-on, melhores trilhas sonoras e a possibilidade de se jogar com os três personagens, ao invés das limitações do concorrente. Mas o console de 16-bits da SEGA em si, jamais recebeu uma versão do game. Até 2022.

Recebemos um game homebrew bem interessante, enviado pelo Master Linkuei, aquele mesmo que trouxe um port que melhorou em tudo o primeiro Mortal Kombat de Mega Drive, além de ser também o responsável por fazer o port de Street Chaves para o console da SEGA. Trata-se do port de Final Fight para o 16-bits da SEGA, que tem o nome de Final Fight Ultimate.

Master Linkuei está no projeto, trabalhando com suporte técnico, que também conta com Edmo Caldas, que está atuando na parte sonora do game, além de Mauro Xavier, que está desenvolvendo o game e adaptando o visual do game para o Mega Drive. Um primeiro vídeo apresentando um pouco do projeto já está disponível:

No vídeo, podemos ver a introdução do jogo, ou seja, a cutscene que mostra Haggar sendo avisado que sua filha Jessica havia sido sequestrada, e resolve ir pessoalmente ao seu resgate, com ajuda de Cody e Guy. Também é possível ver a tela de opções, e a animação que acontece logo no início do game. Um detalhe importante é que a animação mostra Guy e Cody juntos com barras de energia próprias, o que indica que o game terá suporte a dois jogadores simultâneos, coisa que não acontece no Super NES.

É avisado que o game no vídeo está rodando em um emulador, que não consegue fazer o VSYNC perfeito, porém é garantido que o game está excepcional no console.

Nada além deste vídeo foi divulgado, então nada se sabe se há a intenção de finalizar e lançar o projeto para a comunidade. Mas, como todo projeto deste gênero, o port não-oficial de Final Fight pode seguir em produção até ser disponibilizado, em ROMs que podem ser reproduzidas em emuladores, consoles retrô ou mesmo no Mega Drive original, com cartuchos Everdrive, ou ainda solicitando a criação de um cartucho reprô.

2 Respostas para “Final Fight está ganhando um port para Mega Drive 33 anos após seu lançamento”

  • 6 de junho de 2022 às 18:42 -

    Louco

  • Tá muito superior em comparação da versão do Super

  • 6 de junho de 2022 às 22:28 -

    Helinux

  • Lembro quando vi Final Fight do Sega CD…fiquei impressionado com as cutscenes e as músicas do jogo, o único detalhe mesmo foi a velocidade do soco do Cody, era muito lento em comparado a versão SNES!!!! Sem contar que tanto Mega Drive e Sega CD tem poucas cores para ser superior a versão SNES…Final fight era um jogo que exigia muita velocidade nos socos e na ¨manha¨ da paralização nos chefes, coisa que eu não sei se seria confortável fazer no controle do Mega Drive!!!! Sobre o vídeo…a questão do Vsync as vezes varia de tipo e frequência do Monitor…Utilizei o Kega Fusion 3.63 por ter uma estabilidade melhor no Vsync, já que outros emuladores não caíam bem em minha máquina…principalmente a versão atual do Kega fusion 3.64, cujo…onde o criador do Emulador não recomenda usar por ter problemas de Bugs!!!! Fico na expectativa sobre essa versão do Final Fight, ainda se tiver todas as fases que na versão Snes não tinha, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *