Hollywood Swinging, a música que fez CJ dançar nas praias de Los Santos

27 de fevereiro de 2023
Hollywood Swinging, a música que fez CJ dançar nas praias de Los Santos

A música sempre fez parte do mundo dos games. Desde que melodias foram incorporadas aos mais variados jogos, tivemos composições específicas para os jogos, que consagraram grandes nomes da música, até o bom uso de músicas licenciadas, que somam de forma positiva em vários jogos. Um ótimo meio de usar tais músicas, por exemplo, está em GTA.

Desde o terceiro game, que começou a usar músicas licenciadas em suas rádios, muitas canções acabaram entrando no imaginário gamer. GTA III, por exemplo, conta com a Flashback FM e toda a sua homenagem ao Scarface. Já GTA Vice City traz toda a energia dos anos 80 em forma musical, enquanto GTA San Andreas tem, entre suas músicas, a clássica Louisiana Woman, Mississippi Man, clássico dos anos 70, que marcou todos aqueles que andavam pelo interior de San Andreas numa Sanchez.

Mas GTA San Andreas teve como grande ideia trazer as mais variadas culturas musicais em suas rádios, ampliando ainda mais a iniciativa incorporada em seus antecessores. Vale lembrar que as rádios, mais do que playbacks em loop como nos jogos passados, interagia com o jogador, trazendo pequenos elementos narrativos, previsão do tempo e oferecendo avisos importantes.

Uma destas rádios era a Bounce FM, a rádio focada em Soul Music e com o melhor da disco dos anos 70. E, entre elas, uma música em especial marcou mais ainda, não por estar disponível na rádio, mas por ser parte importante de uma missão. Estamos falando do “Balanço de Hollywood”, ou melhor, de Hollywood Swinging, do Kool & the Gang.

Hollywood Swinging é um lançamento de 1974, e está presente no álbum Wild and Peaceful (lançado em 1973) do grupo de funk/R&B. Tem um time de compositores: Robert “Kool” BellRonald Bell, George M. Brown, Robert “Spike” MickensClaydes Charles Smith, Dennis R. Thomas e Rick A. Westfield. A música foi um dos sucessos do primeiro disco de grande sucesso da banda, que já estava na estrada por 10 anos.

Entre várias mudanças, tanto de ritmo quanto de músicos, o grupo lançou Kool and the Gang, em 1969, trazendo todas as suas influências: jazz, R&B, soul, funk, disco, rock e música pop. Além do hit dançado por CJ, Jungle Boogie também faz parte do disco de sucesso. A banda ficaria conhecida mas depois passaria por dias em baixa no cenário musical, até se iniciar uma parceria com o músico e produtor brasileiro Eumir Deodato, além da chegada do cantor James “J.T”. Taylor.

No final dos anos 70 e durante a década de 80, explodiram de novo, com Ladies’ Night (1979), Celebrate! (1980) e Emergency (1984), garantindo novos hits, como Ladies’ Night, a mundialmente conhecida Celebration, Get Down on It, Joanna, Misled e Cherish. A banda continua na ativa até hoje, fazendo shows, e atuando em momentos curiosos, como quando quando foram banda de abertura do Van Halen em 2012:

Já em GTA San Andreas, a “Gangue de Kool” aparece na missão Life’s a Beach. Hey hey hey:

A missão é mais uma das que envolvem Carl e OG Loc. Após ajudar o amigo recém-saído da prisão (que vale lembrar, Loc foi preso porque quis, cometendo delitos de propósito para incentivar o seu “personagem” gangsta), o “potencial” cantor de rap está trabalhando na limpeza do Burger Shot, como parte da liberdade condicional que conquistou.

De qualquer forma, o sonho na indústria do rap ainda continua, e ele quer porque quer fazer uma festa em casa para ser reconhecido no meio. Porém ele não possui um sistema de som, sobrando para o CJ a nobre tarefa de ir até a praia, onde está rolando uma festa, e “pegar emprestado” o sistema de som presente em uma van.

Chegando na festa, CJ conversa com o DJ para tentar obter o sistema de som. Na conversa, ele é desafiado para uma batalha de dança, que tem um gameplay semelhante a games como Bust a Groove ou Dance Dance Revolution, onde comandos aparecem na tela e jogador precisa apertar na hora certa, somando pontos. Concluindo os 2500 pontos mínimos necessários para vencer, o DJ convida Carl para a sua van, dando a oportunidade perfeita para o “grande ladrão de carros” levar embora a van, concluindo a missão.

E depois de CJ ajudar seu amigo, ele faz a sua festa, com um resultado um tanto “interessante”:

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *